Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Fil » 04 jul 2020, 20:08

rnlcarlov Escreveu:
04 jul 2020, 17:34
Fil Escreveu:
04 jul 2020, 16:32
BrunoFonseca Escreveu:
04 jul 2020, 16:03
Concordo. Mas a solução ideal será aquela que está a ser implementada nas lojas Auchan, com PCN e PCR a coexistir no mesmo espaço.
Sem dúvida Bruno! Não podia estar mais de acordo, especialmente em zonas onde se tem de tudo :dance:
Ali para a zona centro, com o Alegro de Castelo Branco, estou mesmo a ver o pessoal a fazer ignorar os postos da CEPSA e carregar no Auchan. 0,12€/kWh não tem nada a ver com os 0,15€/min +0,50€ da Cepsa. Vão roubar para a (auto)estrada!
Nem mais! Felizmente temos alguns OPC a mexerem com o mercado, e a trabalharem bem melhor que o geral.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 04 jul 2020, 20:53

Isto sim é o futuro:
https://www.youtube.com/watch?v=yXjjl-RYbVg
Tens fóssil, :doh: , tens Supercharger V3, tens PCR até 150 kW... só não há cobertura!

Um dia, quando a Galp quiser acabar com a brincadeira dos OPC, faz coisas assim e esmaga-os como a uma barata. :twisted:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 04 jul 2020, 21:05

BrunoFonseca Escreveu:
04 jul 2020, 20:53
Um dia, quando a Galp quiser acabar com a brincadeira dos OPC, faz coisas assim
Não pode. Porque dizem algumas pessoas que a grande vantagem desde modelo é o Zé Maria Pincel poder fazer parte da ME sem ser um "tubarão" ou ser absorvido por um.

Ora para um posto de carregamento dessa natureza precisas de uma potência instalada/ramal de média significativa, um PT significativo, uma grande instalação eléctrica, carregadores muito caros, etc.
Portanto na nossa realidade o OPC teria de investir, sei lá, meio milhão? e a seguir cobrar não mais de 10cts/min para que o preço do carregamento não seja demasiado elevado. Vá, 30cts/min porque é um HPC. É fazer as contas a quanto tempo levaria isso a pagar-se.

Aliás nem faço ideia como é que a Circle K sobrevive sem CEMEs e uma MobiE. Como é que alguém consegue carregar ali sem haver esta maravilha da evolução que é o nosso modelo da rede pública? Coitados, até tenho pena
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 04 jul 2020, 21:10

BrunoAlves Escreveu:
04 jul 2020, 21:05
BrunoFonseca Escreveu:
04 jul 2020, 20:53
Um dia, quando a Galp quiser acabar com a brincadeira dos OPC, faz coisas assim
Não pode. Porque dizem algumas pessoas que a grande vantagem desde modelo é o Zé Maria Pincel poder fazer parte da ME sem ser um "tubarão" ou ser absorvido por um.

Ora para um posto de carregamento dessa natureza precisas de uma potência instalada/ramal de média significativa, um PT significativo, uma grande instalação eléctrica, carregadores muito caros, etc.
Portanto na nossa realidade o OPC teria de investir, sei lá, meio milhão? e a seguir cobrar não mais de 10cts/min para que o preço do carregamento não seja demasiado elevado. Vá, 30cts/min porque é um HPC. É fazer as contas a quanto tempo levaria isso a pagar-se.
Para a Galp e afins isso são "peeners". Os mais pequenos jamais o poderão fazer, a não ser que aproveitem alguma borla dos financiamentos da UE.
E os tubarões não necessitam de absorver os mais pequenos, eles acabam simplesmente por desaparecer por não serem competitivos.

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por ljbmartins » 04 jul 2020, 23:26

BrunoAlves Escreveu:
04 jul 2020, 21:05
Não pode. Porque dizem algumas pessoas que a grande vantagem desde modelo é o Zé Maria Pincel poder fazer parte da ME sem ser um "tubarão" ou ser absorvido por um.
E a tia Merkel a querer obrigar as Galps lá do sítio a fazer postos de abastecimento multi energia, incluíndo os eletrões. Coitada está ché ché :lol:
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por VETL » 05 jul 2020, 01:23

BrunoAlves Escreveu:
04 jul 2020, 19:41
...
E finalmente tens alguns postos (como os efimob) que fazem partilha de potência: só têm 3x 32A para as 2 tomadas, se:
- lá estiverem 2 carros monofásicos cada um recebe 32A
...
Tens certeza?
Eu acho que isso era o que devia fazer se as duas L1 fossem fases diferentes.
Achas que eles têm esse cuidado e isso implementado?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 05 jul 2020, 03:42

Sim, é mesmo assim, já assisti a isso em Anadia várias vezes e em Óbidos pelo menos 1x.
É fácil até, basta que dentro do posto as fases L1 e L2 por exemplo estejam trocadas. Chega L1, L2 e L3 ao posto, na primeira tomada tens L1, L2, L3 e na segunda tens L2, L1, L3. Depois é medidores e software :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por VETL » 05 jul 2020, 10:52

BrunoAlves Escreveu:
05 jul 2020, 03:42
Sim, é mesmo assim, já assisti a isso em Anadia várias vezes e em Óbidos pelo menos 1x.
É fácil até, basta que dentro do posto as fases L1 e L2 por exemplo estejam trocadas. Chega L1, L2 e L3 ao posto, na primeira tomada tens L1, L2, L3 e na segunda tens L2, L1, L3. Depois é medidores e software :)
Pois olha que o que eu via, faz tempo, era que mesmo com 2 monofásicos, ele dividia a potência. 16A para cada um. Ao ligar o segundo até se via a tensão a baixar no carregamento do primeiro, comprovando que a fase era a mesma.
Foi das coisas mais básicas e aberrantes que critiquei na altura.
Ainda bem que meteram a mão nisso.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 05 jul 2020, 19:07

Se a velocidade de carga varia dessa forma, quer dizer que o preço do carregamento também acaba por variar por inerência!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 05 jul 2020, 20:34

BrunoAlves Escreveu:
04 jul 2020, 21:05
Portanto na nossa realidade o OPC teria de investir, sei lá, meio milhão?
Claro que a Galp o pode fazer, em vários sítios. Basta pensar que fizeram publicidade naqueles 30s que antecedem o telejornal durante algum tempo. Procurando no google encontra-se facilmente o género de preços que se pratica...

E a publicidade também não tem um retorno imediato.
BrunoAlves Escreveu:
04 jul 2020, 21:05
Aliás nem faço ideia como é que a Circle K sobrevive sem CEMEs e uma MobiE. Como é que alguém consegue carregar ali sem haver esta maravilha da evolução que é o nosso modelo da rede pública? Coitados, até tenho pena
Quando a Noruega vir a expansão fantástica da nossa rede, vão querer perceber o porquê. Certamente que vão traduzir toda a legislação e acabar por implementar o mesmo modelo lá.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”