alexmol Escreveu: ↑07 jul 2020, 13:14
rimsilva Escreveu: ↑07 jul 2020, 11:03
não compreendo como é que dizem que carregar em PCR é mais barato do que em PCN.
Para um Nissan Leaf com carregador de 6.6kW durante o dia:
PCR Vilamoura LLE-00015 fica a 0.36€/kWh
PCN Vilamoura LLE-00012 fica a 0.67€/kWh
Porquê, porque o PCN cobra 4 cêntimos por minuto e o PCR 9,5 cêntimos por minuto mas carrega 8x mais rápido.
Mesmo para um carro com carregador de 11kW ou 16kW fica mais barato o PCR.
Só um carro com carregador de 22kW consegue o mesmo preço.
Não foi isso que eu disse (a frase está incompleta), ou pelo menos não foi isso que eu quis dizer.
Sendo as tarifas nesses postos:
PCR - 0,095€/min
PCN de 22 kW - 0,04€/min
Um VE sem CR fica sempre mais caro carregar no PCR, mesmo o Zoe fica mais do dobro no PCR e neste caso nem se levanta a questão do factor tempo.
Já o Leaf é uma situação diferente, tendo CR deve previligiar os PCR, se o factor tempo não for um entrave, deve usar PCN's mais próximos da sua capacidade de carregamento (6,6 kW), o de 22 kW não será o mais indicado (ou no minimo com esta tarifa).
As raras excepções a que me referia, eram os PCRs cobrados ao kWh e aqueles que foram financiados pelo Estado/UE e por isso tem uma tarifa "subsidiada".
O grande problema, como disse, são os restantes postos que apresentam tarifas desajustadas ao que oferecem, muito próximas dos postos de 22 kW e que vão tornar a vida dificil aos PHEV e VE mais antigos.
Espero ter sido mais claro na minha mensagem e na prespectiva daquilo que prevejo no futuro próximo.