Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 10 jul 2020, 09:58

zeuz Escreveu:
09 jul 2020, 16:32
rimsilva Escreveu:
09 jul 2020, 15:37
- Um PCN de 22 kW a cobrar 0,04€/min (tomando este posto como referência)
- Um PCN com metade da potência a 0,035€/min, está desjusrado...
- Penso que o posto da makro (da primeira imagem) é um postos de 7,4 kW e está a cobrar 0,015€/min, está (menos) desajustado.
A imagem é sobre o PCN MTS-00025/26 ( Makro Matosinhos )
Segundo a App Miio são PCN's de 11kWh, com cobrança OPC a 0,035€/min

A outra imagem é sobre o PCN LRS-00013 ( Loures, Piscinas Municipais )
Segundo a App Miio são PCN's de 7,4kWh, com cobrança OPC a 0,000€/min
Sim, eu já tinha visto essa informação na app miio uns tempos antes, na primeira imagem (que é sobre o posto makro de Matosinhos) também aparece na lista outros postos makro, nos quais há postos a 7,4 kW a 0,015€/min.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 10 jul 2020, 10:17

BrunoAlves Escreveu:
09 jul 2020, 16:35
rimsilva Escreveu:
09 jul 2020, 15:37
Concordo com o Bruno (porque sempre discordei da existências dos CEME), do custo total de um carregamento dos exemplos, o OPC leva a meu ver pouco e o CEME demasiado....
Não é só um levar mais que o outro. É um ter toda a despesa de aquisição, instalação, manutenção, operação, etc, e ainda ser impedido de procurar as melhores condições para a operação do seu posto. O outro factura indiscriminadamente. Isso é o meu ponto fundamental.

Há algo que é impossível de ignorar: um carregamento lento, seja com ou sem CEME, com ou sem MobiE, vai ser sempre, SEMPRE, desinteressante para o operador do posto. Se cobrar por tempo o carregamento vai ser caríssimo, pouca afluência logo pouca facturação. Se cobrar por energia vai vender pouco "serviço", logo pouca facturação. Isto é indesmentível.
O que devia haver era forma de os operadores colocarem postos lentos onde os carros estacionam, tendo a possibilidade de os alimentar de onde a energia fosse barata, algo que é impossível com este modelo!
Por exemplo um parque de estacionamento coberto ou não. Dezenas de postos lentos, baratos, de uma única "baixada". Um shopping, que já tem fornecimento de energia à barda, umas dezenas de postos mal faziam comichões no PT. Tantos exemplos...
Já para não falar de tomadas, muitas tomadas. Mas aí aceito que seja mais complicado.
Se dá para todo o lado? Claro que não. Mas daria para mais locais do que actualmente que é NENHUM.

E claro, acabar com o estacionamento gratuito durante a carga para evitar usurpação destes postos por quem só procura a borla.
Estavamos a falar dos preços particados, daí referir apenas a questão das "fatias" da faturação...

Tudo o resto em relação ao palpel do CEME neste processo concordo e também o tenho referido desde que se soube que teriamos esta figura no modelo.

Quanto ao resto não estou totalmente de acordo, um PCN pode não ser interessante com CEME (por todas esses aspectos referidos), mas sem CEME e com uma boa localização e tarifário adequado, não vejo porque não possa serrentável ao operador, pode não ser logo de imediato, mas a isso chama-se gerir em vez de ganância.

As tarifas da energia são exorbitantes, ponto. Nós até podemos pagar 0,2€/kWh em casa em hórario de ponta, mas aqui estamos a falar de empresas em que o seu negócio depende da energia, não e o Zé ou o Manel...

Se virem o que custa a uma empresa industrial, com potências contratadas para servir PCRs (neste caso nem seria necessário tanto), percebe-se que o custo/kWh que os CEME cobram tem uma margem bem confortável, margem esta que deveria ser do OPC, como é em todo o lado onde existe ME, mesmo em Portugal!

Para mim este é que o principal motivo que torna desinteressante um PCN para um operador de um postos. os outros também têm influência, mas com mais receita, certamente que os OPC estariam dispostos a suportar maiores despesas de instalação.

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 12 jul 2020, 11:09

MRider Escreveu:
12 jul 2020, 08:46
A Madeira não teve PCR da fase piloto?
Não, foram por ação do governo regional. Tanto que não foram concessionados sendo o seu operador a elétrica local.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 12 jul 2020, 16:50

Desculpem voltar à carga, mas tudo isto só vem comprovar que a grande vantagem dos VE é poder carregar fora da rede pública, ao contrário dos CI's... Fora isso, viajar ou carregar na rua um VE vai passar a ser um luxo, só para alguns...

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 12 jul 2020, 17:37

Eu continuo à espera que os OPC publiquem tabelas de preços, será assim tão difícil ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 12 jul 2020, 21:23

alexmol Escreveu:
12 jul 2020, 17:37
Eu continuo à espera que os OPC publiquem tabelas de preços, será assim tão difícil ?
Pelo que percebi apenas estão obrigadoa a comunicar no site Mobie e no posto. De resto deixou se haver a listagem se o fizerem no seu website é por vontade própria. Claro que isto leva a uma opacidades e complicação desnecessária

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 12 jul 2020, 22:48

alexmol Escreveu:
12 jul 2020, 17:37
Eu continuo à espera que os OPC publiquem tabelas de preços, será assim tão difícil ?
Os postos ainda não devem ter sido entregues aos OPC, digo eu. Alguém sabe quando isso irá acontecer? Será que já há algum que tenha sido entregue?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 12 jul 2020, 23:01

Temos sites oficiais com o preço dos combustíveis, ordenado das mais diversas formas, em mapa, em tabela, etc.

Para ver preços de carregamento é preciso registar-se no site da mobi.e e andar a ver posto por posto?

Estão a brincar quando dizem "uma rede virada para o futuro".
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 13 jul 2020, 00:45

O futuro em Portugal é o hidrogénio, palavras do António Costa das finanças! Rede pública de carregamento já é um não assunto para ele...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 13 jul 2020, 10:04

OCasal Escreveu:
13 jul 2020, 00:45
O futuro em Portugal é o hidrogénio, palavras do António Costa das finanças! Rede pública de carregamento já é um não assunto para ele...
Parece-me que é no sentido da exportação.

Responder

Voltar para “Carregamento”