Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 16 jul 2020, 10:24

A ideia deve ser mesmo a de ter pouco uso o equipamento, para durar mais tempo e ter pouca manutenção!

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 16 jul 2020, 10:31

alexmol Escreveu:
16 jul 2020, 08:39
Parece continuar a não haver coerência nos novos postos que não são da rede piloto.
Posto Rua da Boavista em Aveiro, da KLC, de 7.4kW está a 6 cêntimos por minuto (AVR-00020).
Fica mais caro que qualquer PCR!
Espero que seja um gaffe :o
Gaffe, são 0,06€ / kWh que inclui cobertura e injeção solar de 7kW, a funcionar desde ontem, confirmado pelo VETL.

Imagem

Imagem
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 16 jul 2020, 14:08

É o resultado do magnífico sistema que temos, apelidado do melhor do mundo, em que nem os preços a entidade gestora é obrigada a publicar :clap: :roll:

Temos de confiar na única fonte que ainda nos vai dando os preços e basta eles enganarem-se para dar nisto. Ainda por cima, pelos exemplos que temos visto, já nem se põe em causa que seja engano 👿👿

O melhor modelo do mundo em pleno funcionamento 👿

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 16 jul 2020, 14:29

Antes isso. Antes ser um engano do que alguém pensar em cobrar 6cts/min. Não me responderam (ainda pelo menos) mas é de esperar que façam alguma coisa em relação ao engano.
edit: responderam entretanto a confirmar os 6cts/kWh. Tenho alguma curiosidade em perceber qual será o valor efectivamente cobrado nesta situação se alguém lá carregar, 6cts/min ou 6cts/kWh? :roll:

Reparem que de repente passamos de um valor absurdo para um valor muito bom.
Mas outra curiosidade é esta
t3lmo Escreveu:
16 jul 2020, 10:31
(...) que inclui cobertura e injeção solar de 7kW, a funcionar desde ontem
Ora o utilizador vai pagar ao seu CEME energia + TAR de produção solar local. Se isto não é surreal, não sei o que é :roll:
Para o OPC é um investimento que pode valer a pena seguramente, dependendo da utilização do posto em horas de produção solar (que naquele local, infelizmente não sei se vai ser elevada...). Como o OPC paga a utilização de energia do posto (contador do posto menos a energia debitada aos VE), no limite poderá ter um diferencial negativo.
Mas o utilizador, esse paga energia ao preço de mercado e TAR. E sendo os postos nas instalações da MC, a probabilidade de já lá haver um PT e MT parece-me elevada.

Será assim?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rafaelferreirapt » 17 jul 2020, 09:38

Considero importante esclarecer este problema do posto AVR-00020. Todos os dias às 00h~1h são publicadas as alterações dos tarifários dos OPCs, sendo que estes têm de enviar um ficheiro com as alterações que pretendem que sejam realizadas (neste momento ainda não há plataforma para o mesmo). Pode haver um erro no lado da Mobi.e ao inserir os valores na sua plataforma. Nós (miio), actualizamos os preços diariamente segundo o que foi publicado pela entidade gestora. Avisámos a KLC logo de manhã para o que estava acontecer, respondendo até a e-mails em CC com o operador.
No final do dia tivemos a confirmação, por parte da KLC, que foi um erro da parte da Mobi.e, pelo que como quem vai emitir a fatura ao CEME é o OPC, alterámos no nosso lado o preçário pois não haverá problema ao carregar com cartão miio. No entanto, com os outros CEMEs, nada posso garantir.
Enquanto a Mobi.e não alterar os preços, os CEMEs vão receber 0,06€/min, se depois vai haver acertos, não sei.
BrunoAlves Escreveu:
16 jul 2020, 14:29
Mas o utilizador, esse paga energia ao preço de mercado e TAR. E sendo os postos nas instalações da MC, a probabilidade de já lá haver um PT e MT parece-me elevada.
Não há PT na MC, aquela localização é um pouco limitada (pelo menos foi o que me disseram no início do ano)... Mas caso houvesse, só teria de escolher um comercializador que não incluísse a TAR no preço final, para que tivesse logo a TAR ajustada a MT. Por exemplo, a miio, opta por apresentar preços sem TAR para que o utilizador ao carregar num posto em MT consiga pagar menos 0,027€/kWh.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 17 jul 2020, 10:11

Como chorar não adianta só posso rir :D

Andamos aqui noutros tópicos a discutir servidores MQQT caseiros e a actualização de preços dos OPC para a Mobi. E é feita com folhas de Excel que alguém vai copiar à mão ?

:D :D :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 17 jul 2020, 10:12

BrunoAlves Escreveu:
16 jul 2020, 14:29
Ora o utilizador vai pagar ao seu CEME energia + TAR de produção solar local. Se isto não é surreal, não sei o que é :roll:
Para o OPC é um investimento que pode valer a pena seguramente, dependendo da utilização do posto em horas de produção solar (que naquele local, infelizmente não sei se vai ser elevada...). Como o OPC paga a utilização de energia do posto (contador do posto menos a energia debitada aos VE), no limite poderá ter um diferencial negativo.
Mas o utilizador, esse paga energia ao preço de mercado e TAR. E sendo os postos nas instalações da MC, a probabilidade de já lá haver um PT e MT parece-me elevada.

Será assim?
È o que venho dizendo há muito tempo, além da margem que estão a "roubar" aos OPC é inviabilizada a procura de uma solução deste tipo (OPC produzir energia) com energia mais limpa que poderia baixar o preço final ou pelo menos dar a ganhar mais a quem realemente investe na rede.
Operadores como a Helexia de certeza que teriam grande interesse nesse campo.

Quanto à utilização dos postos em horas de produção solar, até acho o inverso, uma vez que aquela zona é um local com várias empresas que pode tornar aqueles postos muito uteis para trabalhadoes que tenham VE.

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rafaelferreirapt » 17 jul 2020, 13:21

alexmol Escreveu:
17 jul 2020, 10:11
Como chorar não adianta só posso rir :D

Andamos aqui noutros tópicos a discutir servidores MQQT caseiros e a actualização de preços dos OPC para a Mobi. E é feita com folhas de Excel que alguém vai copiar à mão ?

:D :D :D
Verdade. Mas é temporário enquanto a plataforma de gestão operacional está em desenvolvimento, penso que isso irá resolver este problema de erro humano no intermediário.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 17 jul 2020, 15:09

rafaelferreirapt Escreveu:
17 jul 2020, 13:21
alexmol Escreveu:
17 jul 2020, 10:11
Como chorar não adianta só posso rir :D

Andamos aqui noutros tópicos a discutir servidores MQQT caseiros e a actualização de preços dos OPC para a Mobi. E é feita com folhas de Excel que alguém vai copiar à mão ?

:D :D :D
Verdade. Mas é temporário enquanto a plataforma de gestão operacional está em desenvolvimento, penso que isso irá resolver este problema de erro humano no intermediário.
Só podem estar a brincar tiveram n anos para desenvolver a plataforma e só depois desta fase se lembram disso....só em Portugal. Sem uma boa fundação tudo o que se constrói dura muito pouco tempo

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 17 jul 2020, 22:34

Duvido que o façam em excell. Devem fazer no word.
Digo isto pois nos pdf dos preçários mensais haviam erros, como pontos e vírgulas, entre outras coisas... até me dava comichão só de ver.

Responder

Voltar para “Carregamento”