Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 02 ago 2020, 13:44

alexmol Escreveu:
02 ago 2020, 13:41
Velhinho posto Mobi.E de 3.7kW, agora operado pela Galp (ALM-00001):

Imagem

Pelas minhas contas vai ficar a cerca de 0,30€/kWh

Na minha opinião está no limite superior do razoável, já a entrar no caro, o que acham?

Será que a GALP vai aplicar a mesma tarifa em todos os 3.7kW ?
rimsilva Escreveu:
30 jul 2020, 09:43
cfvp Escreveu:
26 jul 2020, 15:35
Imagem
Num posto de 3,7 kW (LRS-00025), lote 2, a Galp vai cobrar 0,006€/min (0,007€ com IVA), ou seja em termos comparativos fica bem mais caro o kWh para um VE que apenas carregue a 3,7 kWh do que a 22 kWh (esse posto de coimbra tem um custo de carregamento equivalente ao de Loures sendo um VE monofásico a 32A).

Não sendo um custo insuportável (ainda assim mais económico que o combustivel), será sempre um custo a rondar os 0,30€/kWh para carregar a 3,7 kW.

A vida não estará fácil para os VE's mais antigos e sobretudo os PHEVs....
Nope!

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 02 ago 2020, 13:59

Então tudo indica que os preços vão ser mesmo caso-a-caso, não vai haver uma tabela de preços por OPC :( Isto não facilita nada a vida do UVE.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 02 ago 2020, 14:08

alexmol Escreveu:
02 ago 2020, 13:59
Então tudo indica que os preços vão ser mesmo caso-a-caso, não vai haver uma tabela de preços por OPC :( Isto não facilita nada a vida do UVE.
Nos postos de combustível os preços também são diferentes de zona para zona.

Mas isto até pode ser bom para nós UVEs, caso os OPC verifiquem que os postos com preços mais elevados têm inferiores taxas de utilização.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 02 ago 2020, 16:13

alexmol Escreveu:
02 ago 2020, 13:59
Então tudo indica que os preços vão ser mesmo caso-a-caso, não vai haver uma tabela de preços por OPC
Confirma-se, o ALM-00019, também de 3.7kW está a 0,005€/min

Vai ser lei da oferta/procura ?

Miio vai ser App obrigatória, é diferente pagar 0,005€/min de 0,011€/min :!:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 02 ago 2020, 16:25

Esses perços embora também ache dentro do aceitável, no limite superior, são quase iguais a muitos PCR, o que diz que algo de errado não está certo :?

Como é que acabamos com uma carga num equipamento de 20/30 k€ a custar o mesmo de uma carga num de 5k€? Já para não falar nos custos fixos bem diferentes dos 2!

Infelizmente é voltar ao mesmo assunto, com este modelo não há grande maneira de fazer a coisa "mais barata" do que esses 30 centimos por kWh!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 02 ago 2020, 16:43

frankesousa Escreveu:
02 ago 2020, 16:25
Esses perços embora também ache dentro do aceitável, no limite superior, são quase iguais a muitos PCR, o que diz que algo de errado não está certo :?

Como é que acabamos com uma carga num equipamento de 20/30 k€ a custar o mesmo de uma carga num de 5k€? Já para não falar nos custos fixos bem diferentes dos 2!

Infelizmente é voltar ao mesmo assunto, com este modelo não há grande maneira de fazer a coisa "mais barata" do que esses 30 centimos por kWh!
Pois... o que eu estou a ver a acontecer é os preços (OPC) nos PCR aumentarem, pelo menos naqueles em que não existiu concurso.

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por LAbreu » 02 ago 2020, 19:06

alexmol Escreveu:
02 ago 2020, 13:41
Será que a GALP vai aplicar a mesma tarifa em todos os 3.7kW ?
Ontem tambem reparei que no posto GRD-00005 que é um velhinho de 3,7 também tinha os 0,006/7€/min.

Por acaso também passe ao lado do GRD-00001 que á é um de 7,4 e tinha o preço dos 0,011.

Se não é em todos, numa fase inicial deve ser na maioria dos postos GALP será tabelado por estas 2 bitolas.

Parece-me caro, mas ao menos há alguma proporcionalidade... Agora ver o preço dos outros operadores.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 02 ago 2020, 19:38

Nos postos em Lisboa e Porto e outras cidades usar estes postos durante o dia fica mais barato que estacionar o carro. Ok, em Lisboa não, porque quem tiver o dístico estaciona gratuitamente. Mas é um fator importante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 02 ago 2020, 19:49

Mesmo quando os postos eram grátis, o que não faltava era ver PHEVs agarrados aos postos em Lisboa a fingir que carregavam, para não pagar estacionamento. Com o aumento da utilização dos postos começou-se a ver um pouco menos pois os EVs queriam carregar também e provavelmente começaram a chamar reboque.
Agora com o descer da atratividade de muitos destes postos, e com estacionamento gratuito em Lisboa, cheira-me que posssa haver novo aumento de PHEVs a açambarcar alguns potos novamente devido à falta de utilização por EVs.

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 02 ago 2020, 19:50

O posto que coloquei com os 0,011€/min é de 7,2kW. Portanto os de 3,7kW estarem a 0,006€/min vai dar quase ao mesmo. Dito isto, parece que os postos vão todos ficar por volta do mesmo valor, ou seja, €0,30/kWh.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Carregamento”