Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 09 ago 2020, 12:50

beme83 Escreveu:
09 ago 2020, 11:16
Considero o seu pensamento errado pois o OPC tal como o CEME tem de adequar o valor ao seu cliente e se aproximadamente 80% de toda a frota elétrica não consegue aproveitar o equipamento a potência máxima tem de cobrar na média do carregamento ou fica sem negócio. Não é a procura que se tem de adaptar á oferta é exatamente o oposto. Eu não devo penalizar a maioria para proveito da minoria a menos que falemos em termos de coesão social que não é o caso. Se os OPCs não gostam do modelo(que parece que gostam)que o mudem com lobby. Não faz sentido não usar um equipamento só porque carrega a menor velocidade e isso faz ficar mais caro. Um exemplo são os camiões, abastecem em bombas de alto débito e pagam o mesmo por litro que as bombas de débito normal. Ou acha que é melhor ter postos ás moscas? Do que ganhar algum já que o investimento está feito.
beme83 Escreveu:
09 ago 2020, 11:16
Considero o seu pensamento errado
Não há problema, estamos numa sociedade livre e cada um tem direito à sua opinião

beme83 Escreveu:
09 ago 2020, 11:16
OPC tal como o CEME tem
Não, o OPC e o CEME não "têm" nada. No limite, "devem"
beme83 Escreveu:
09 ago 2020, 11:16
Não é a procura que se tem de adaptar á oferta é exatamente o oposto
Se assim fosse, os PCN a instalar seriam apenas os de 7,4 e não os de 22
beme83 Escreveu:
09 ago 2020, 11:16
Ou acha que é melhor ter postos ás moscas? Do que ganhar algum já que o investimento está feito.
O que me parece é quem quem necessita carregar, carrega na mesma. Vou dar o exemplo dos postos do Forum Sintra, que antes de passarem a ser pagos tinham sempre fila de espera. Neste momento, sem taxa OPC, é muito fácil encontrar postos livres. Isto mostra que quando olhamos agora ao mapa da disponibilidade dos postos na app miio, não é devido às taxas OPC que estes estão livres, mas sim por já não serem de borla.
Volto a bater na mesma tecla: Quem carrega em PCR não quer estes postos cobrados ao kWh, mas sim ao minuto, para não ver lá PHEV acampados. Eu também não quero ver um Leaf acampado num posto de 22kW a carregar a 3,6.
No mínimo tenham um discurso coerente:
CEME: Vende energia, cobra ao kWh
OPC: Vende um serviço, cobra em função do tempo
Para todo e qualquer tipo de posto PCN, PCR, PCUR, etc...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 09 ago 2020, 13:01

cfvp Escreveu:
09 ago 2020, 12:38
Fácil falar, quando a maioria dos PCNs são de 22kW e tem-se um carro que carrega a 22kW...
Sim, e que em PCR pago um balúrdio, mas não me veêm a queixar-me. O meu carro tem essa limitação. Assumam que os vossos também a têm e usem os postos certos para os vossos carros.
cfvp Escreveu:
09 ago 2020, 12:38
Por que é que não podia haver um posto de 3,7kW ou 7,2kW ou 11kW?
Concordo. Deviam existir, tal como deviam existir PCN de 22kW também nas AE junto aos PCR. Eu também posso querer ficar a almoçar descontraidamente por uma hora e meia na AS da AE.
cfvp Escreveu:
09 ago 2020, 12:38
v
Além disso nem toda a gente demora 1h no centro comercial, podem demorar bem mais e podem não querer carregar os 22kWh numa 1h.
Certo. Eu por vezes demoro mais. E até acabo por deixar a minha companheira a terminar as comprar enquanto vou tirar o carro que já a carga quase completa.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por RJSC » 09 ago 2020, 14:24

BrunoFonseca Escreveu:
09 ago 2020, 12:50
beme83 Escreveu:
09 ago 2020, 11:16
Não é a procura que se tem de adaptar á oferta é exatamente o oposto
Se assim fosse, os PCN a instalar seriam apenas os de 7,4 e não os de 22
A diferença de um PCN de 7.4kW para um de 22kW são mais 2 pedaços de fio para as 2 fases que faltam e um contactor com 4 polos em vez de 2.

Dá menos de 50€ de diferença em material num equipamento de 5000€.
Por isso é que não vale a pena gastando o dinheiro limitar o posto a 7.4kW.
O custo acrescido só existiria se o OPC tivesse que pagar mensalmente a potência contratada (não tenho a certeza se têm ou não que pagar, já que os utilizadores têm que pagar a tarifa de acesso à rede elétrica)

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 09 ago 2020, 15:03

alexmol Escreveu:
09 ago 2020, 11:57
Aqui fica a minha tentativa, se souberem os que faltam apitem!
Bom resumo Alexandre!
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 09 ago 2020, 15:41

RJSC Escreveu:
09 ago 2020, 14:24
BrunoFonseca Escreveu:
09 ago 2020, 12:50
beme83 Escreveu:
09 ago 2020, 11:16
Não é a procura que se tem de adaptar á oferta é exatamente o oposto
Se assim fosse, os PCN a instalar seriam apenas os de 7,4 e não os de 22
A diferença de um PCN de 7.4kW para um de 22kW são mais 2 pedaços de fio para as 2 fases que faltam e um contactor com 4 polos em vez de 2.

Dá menos de 50€ de diferença em material num equipamento de 5000€.
Por isso é que não vale a pena gastando o dinheiro limitar o posto a 7.4kW.
O custo acrescido só existiria se o OPC tivesse que pagar mensalmente a potência contratada (não tenho a certeza se têm ou não que pagar, já que os utilizadores têm que pagar a tarifa de acesso à rede elétrica)
Em termos de running cost acho que tens razão, mas acho (sem certezas) que toda a cablagem até ao posto e a obra da Distribuição tem custos maiores para potências maiores. Acho que vi isso algures no simulador da EDP Distribuição.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 09 ago 2020, 15:48

BrunoFonseca Escreveu:
09 ago 2020, 10:44
Resumindo, devemos utilizar os postos de acordo com as características dos nossos VE, e não devemos esperar que os OPC definam os preços de acordo com o VE que temos e não de acordo com o equipamento que instalam.
O problema é que já há bastante tempo que só instalam postos de 22kW. E não o fazem naturalmente a pensar apenas no Zoe. É porque é o que faz sentido: trifásico porque há carros trifásicos mas 32A senão os monofásicos carregariam a 3,6kW.

A intenção é ser um equilíbrio para servir todos e o custo do equipamento é sensivelmente o mesmo como já se falou mas no preço ainda não se conseguiu esse equilíbrio.
E se não melhoram esse equilíbrio não vai ser só com os Zoes que conseguem amortizar os postos.
alexmol Escreveu:
07 ago 2020, 20:59
Mas acho que usar PCN para mim vai ser mesmo só em caso de emergência, enquanto houverem PCR que ficam a menos de 0,40€ / kWh não me faz sentido pagar 0,35€ / kWh em PCN.
Mesmo aí faz sentido, para mim. Parto do princípio que se preciso do posto é porque não estou em casa.
O posto lento permite-me carregar sem perder o meu tempo. Faço um desvio, vou a outro sítio, mas posso estar a almoçar enquanto carrego, posso estar a fazer compras.

Um PCR não me permite esse tipo de utilização, a menos que eu tenha uma bateria muito grande ou muito rapidgate.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 09 ago 2020, 15:50

BrunoFonseca Escreveu:
09 ago 2020, 13:01
Sim, e que em PCR pago um balúrdio, mas não me veêm a queixar-me. O meu carro tem essa limitação. Assumam que os vossos também a têm e usem os postos certos para os vossos carros.
Ok, mas quando compraste o carro já sabias que não tinha carga rápida, portanto os PCRs já deviam estar fora de questão. Agora eu quando comprei o Leaf estava a contar com os PCNs, porque a potência mínima é de 3.7kW, que qualquer Leaf suporta, ao contrário de um PCR que é no minimo 50kW. Portanto na altura era difícil advinhar que iriam por postos de 22kW em quase todo o lado e cobrar por tempo como se qualquer carro suportasse 22kW, quando a maioria nem sequer suporta, por isso é que de certa forma nem faz sentido cobrar como tal.
BrunoFonseca Escreveu:
09 ago 2020, 13:01
Concordo. Deviam existir, tal como deviam existir PCN de 22kW também nas AE junto aos PCR. Eu também posso querer ficar a almoçar descontraidamente por uma hora e meia na AS da AE.
Certo, nada contra. No entanto numa AE, a meu ver, faz mais sentido focarem-se nos PCRs e não nos PCNs, porque em princípio uma paragem numa AS em AE é para ser rápida.
BrunoFonseca Escreveu:
09 ago 2020, 13:01
Certo. Eu por vezes demoro mais. E até acabo por deixar a minha companheira a terminar as comprar enquanto vou tirar o carro que já a carga quase completa.
Pois lá está, só postos de 22kW não servem todas as necessidades.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 09 ago 2020, 15:53

cfvp Escreveu:
09 ago 2020, 15:50
Certo, nada contra. No entanto numa AE, a meu ver, faz mais sentido focarem-se nos PCRs e não nos PCNs, porque em princípio uma paragem numa AS em AE é para ser rápida.
Não, mas esses PCNs nas autoestradas são fundamentais para viagens em que é preciso esticar e carregar a 100%. Permitem que o utilizador continue a carregar mesmo após a potência já estar bastante baixa mas libertando o PCR.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 09 ago 2020, 16:09

Olhando melhor para as tabelas do alexmol, acho que também não está assim tão mal.
Era bom que descesse uns centimozinhos, talvez 5¢ em todo o lado nos lentos.

Talvez comece a concordar com o BrunoFonseca que quando compramos um carro que não carrega tão rápido em AC talvez devamos prever a consequência que vai ser um pouco mais caro carregá-lo em postos cobrados ao tempo.

No geral se eu utilizo um PCN de dois em dois meses (e não estou a falar só de mim) pouca diferença me faz se pago 0,40 ou 0,35 vão ser uns 0,50€ de dois em dois meses.

O que faz falta agora são preços com subscrição para pessoas sem garagem, preços diferenciados em zonas dormitório, etc. Nesses casos é que faz sentido defender que o preço se deve aproximar ao de casa.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 09 ago 2020, 17:42

cfvp Escreveu:
09 ago 2020, 15:50
Ok, mas quando compraste o carro já sabias que não tinha carga rápida, portanto os PCRs já deviam estar fora de questão. Agora eu quando comprei o Leaf estava a contar com os PCNs, porque a potência mínima é de 3.7kW, que qualquer Leaf suporta, ao contrário de um PCR que é no minimo 50kW. Portanto na altura era difícil advinhar que iriam por postos de 22kW em quase todo o lado e cobrar por tempo como se qualquer carro suportasse 22kW, quando a maioria nem sequer suporta, por isso é que de certa forma nem faz sentido cobrar como tal.
E os que compraram Zoe com carga rápida AC? Esses também não estavam à espera que o mercado passasse apenas a instalar CSS e Chademo DC.
E os que têm Chademo e que possivelmente irão ver desaparecer essas fichas na Europa?
O mercado evoluiu. Tanto nós consumidores como quem presta um serviço tem que se adaptar às evoluções tecnológicas. Nós, os "first movers" ou "pioneiros" ou são os que sofrem mais as dores da evolução, pois fizeram grandes investimentos e correram maiores riscos. Por outro lado também tivemos "algumas borlas", mas também levamos com apagões e afins.... é a vida.

Repara que mesmo nós consumidores, não estamos de acordo em termos das estratégias que os OPC devem seguir.
Sinceramente acho que se deve à falta e diferenciação de oferta. Devia haver sempre um PCN e um PCR, mesmo em AE. Se tal acontecesse, talvez esta discussão não tivesse lugar.

Responder

Voltar para “Carregamento”