Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 17 ago 2020, 16:41

Não conheço bem o mercado liberalizado espanhol. Assim nunca pesquisa mais rápida encontrei o preço do mercado regulado, que é 0,1527€/kWh

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por fernandinand » 17 ago 2020, 16:56

rnlcarlov Escreveu:
17 ago 2020, 16:41
Não conheço bem o mercado liberalizado espanhol. Assim nunca pesquisa mais rápida encontrei o preço do mercado regulado, que é 0,1527€/kWh
Alguma coisa está mal por cá então... :violin: :violin:

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 17 ago 2020, 19:28

Já apareceram postos concessionados da Powerdot na Miio (Lisboa e Loures), aqui fica a tabela actualizada:

Relembro que a ideia da tabela é resumir e comparar OPC's (olhar para as cores é a melhor forma), os valores concretos podem variar em função do bi-horário e do vosso tarifário CEME.

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 17 ago 2020, 21:34

BrunoFonseca Escreveu:
17 ago 2020, 16:11
Mas se os PCR ficam mais baratos.... é usar o posto que melhor se adequa ao carro.
Ok, mas eu não quero estar a usar sempre PCRs. Preferia ir carregar a um PCN num centro comercial enquanto fazia as minhas compras. Além de que os PCRs, apesar de ficarem mais baratos em algumas situações, não ficam assim tão baratos quanto isso.

Nós usamos os postos públicos de forma diferente. Eu uso regularmente pois não tenho garagem enquanto tu carregas regularmente na garagem e usas esporadicamente os postos públicos.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 17 ago 2020, 21:39

cfvp Escreveu:
17 ago 2020, 21:34
BrunoFonseca Escreveu:
17 ago 2020, 16:11
Mas se os PCR ficam mais baratos.... é usar o posto que melhor se adequa ao carro.
Ok, mas eu não quero estar a usar sempre PCRs. Preferia ir carregar a um PCN num centro comercial enquanto fazia as minhas compras. Além de que os PCRs, apesar de ficarem mais baratos em algumas situações, não ficam assim tão baratos quanto isso.

Nós usamos os postos públicos de forma diferente. Eu uso regularmente pois não tenho garagem enquanto tu carregas regularmente na garagem e usas esporadicamente os postos públicos.
Por acaso em 2 anos e 35.000 km depois, apenas carreguei 400 kWh na minha garagem...

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 18 ago 2020, 01:12

BrunoFonseca Escreveu:
17 ago 2020, 21:39
Por acaso em 2 anos e 35.000 km depois, apenas carreguei 400 kWh na minha garagem...
Estranho... mas tudo bem, até percebo. De qualquer forma, com o Zoe tens sorte pois podes usar os PCNs "mais à vontade", ou seja, por um preço bem mais apelativo, o que para mim seria preferível do que ir a um PCR. Isto porque PCR para mim é para viagens que ultrapassam a autonomia do carro, não é para usar como carregamento regular.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 18 ago 2020, 01:49

rnlcarlov Escreveu:
17 ago 2020, 15:44
Certamente que nuestros hermanos também têm custos de espaço público, seguros e tudo o mais, e mesmo assim há postos de 7 e 22kW a 0,15€/kWh.
Não tenho justificação nenhuma para isso. Que ela existe, tem de ser verdade, mas eu não sei qual é.

No nosso modelo, uma baixada para cada posto, o posto, instalação, tarifa residencial, seguros, margens e um par de botas, não imagino o custo total MUITO mais caro que o carregamento em casa. Pensar que será possível carregar a 10cts/kWh na rede pública é utópico. Mesmo 20cts/kWh sem uma remodelação total da legislação me parece risível. 30cts/kWh já começa a fazer sentido.

Como é que os espanhóis o fazem não sei, mas devem estar enganados, afinal todos os estrangeiros gabam o nosso modelo de pagamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 18 ago 2020, 13:29

Obviamente será porque esses postos em Espanha serão financiados por alguma entidade pública, talvez o ayuntamiento, a província, a região, o que seja.

Isso faz sentido, porque nem todos os benefícios económicos da utilização de VEs são para o utilizador. Alguns, como o equilíbrio da balança comercial, são para o país. E trata-se de um investimento público muito pequeno para o benefício, desde que os preços ainda assim levem os utilizadores a carregarem quase sempre em casa.

Em Portugal, onde neste momento se pretende que o utilizador seja o pagador total da rede de carregamento (a preço de retalho), onde estamos a fazer o país depender das atitudes individuais de cada um, podíamos ainda assim facilitar-lhe a vida com algumas mudanças.

Pegando no que diz o BrunoAlves, era talvez não ter de serem todas as parcelas pagas a preço de retalho, não ter de ser uma baixada para cada posto, não ter de ser paga a energia a preço residencial, nem se aplicarem tão generalizadamente custos de utilização do espaço público, porque esses custos são virtuais, têm um efeito moderador. Aqui significa moderar a velocidade com que equilibramos a balança comercial, não faz sentido.

De resto, é bom termos uma parcela do preço cobrada ao tempo, e os valores, que ainda podem descer nos próximos meses/ anos, ainda assim, só são realmente maus para quem não tem garagem. Falta solução para esses.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 18 ago 2020, 15:30

migle Escreveu:
18 ago 2020, 13:29
não ter de serem todas as parcelas pagas a preço de retalho, não ter de ser uma baixada para cada posto, não ter de ser paga a energia a preço residencial, nem se aplicarem tão generalizadamente custos de utilização do espaço público
Para isso teriam de existir mudanças legislativas. Para que os donos dos postos pudessem efectivamente ser donos dos postos. E se há benefícios estabelecidos (nomeadamente TAR subsidiada para que os OPC não paguem disponibilidade de potência) eles podiam ser facilmente transferidos para um outro modelo mais aberto. Mas não, temos de gramar com a MobiE...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 18 ago 2020, 15:36

Aliás, neste mesmo fórum e sem ter de pesquisar a fundo, rapidamente se encontram justificações para este modelo aberrante, como sendo o OPC não precisar de um backoffice porque isso era caríssimo, bem como o OPC não precisar de um help desk porque isso era caríssimo. A excelsa MobiE assegurava essas funcionalidades.

Pois bem, actualmente as mesmas pessoas incentivam queixas na autoridade de supervisão quando a MobiE faz asneira e o posto não permite carregar. Queixas que podem levar a multas porque a mesma entidade de sempre faz asneira, mas o OPC que pague multas. Já a MobiE prossegue impávida e serena protegida pelo RME e paga por todos nós.

Agora o número do OPC tem de estar no posto. O OPC tem de ter um help desk e dar uma resposta atempada. O OPC tem de ter um backoffice para ter acesso ao estado em tempo real dos seus postos (quando a MobiE acabar de implementar mais uma porcaria que existe à farta em backoffices de mercado, mas cá temos de esperar que se reinvente a roda).
Por isso pergunto (outra vez...): para que porra serve a MobiE?
Última edição por BrunoAlves em 19 ago 2020, 07:40, editado 3 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”