Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por FullElectric » 06 mai 2021, 18:32

Nem mais
Este já ficou alertado, quando chegar a dolorosa cai na realidade mas já estava mentalizado.
Agora imagina os que continuam iludidos com os valores enganadores lá afixados e continuam a carregar dias a fio até receberem a primeira fatura...
Já pensaram porque razão a Galpelectic demora 3 a 4 meses a enviar as faturas?????? :violin:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 03 jun 2021, 11:54

Agora no facebook fiquei a conhecer uma nova modalidade de pagamento: taxa de ativação brutal, com X minutos grátis. No fim do tempo grátis tem uma taxa variável por minuto. Os postos que vi foram o VFX-00007 e VFX-00008, que têm um custo de 3,08€ de ativação, para 25 minutos grátis e depois fica a 0,12€/min. Ora, fazendo as contas, 3,08€ a dividir por 25min dá 0,12€/min. :lol: :lol:
Bizarro, alguém me explica qual a utilidade disto? É só para complicar ainda mais?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 03 jun 2021, 13:27

Eu prefiro assim, a taxa de ativação permite carregar durante um determinado tempo. Para carregamentos longos é como se não existisse taxa de ativação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 03 jun 2021, 13:51

Qual é a utilidade para um UVE? Não consigo entender, são sempre 0,12€/min. A única utilidade que vejo é para o OPC, que quer uma pessoa carregue os 25min ou não, já tem o dinheiro dos mesmos no bolso. Enfim, mais complicação, mais uma artimanha para lixar o UVE, já que se não carregar os 25min ou se nesses 25min tiver alguma limitação de potência, temos pena...

Este tipo de táticas só vão afugentar as pessoas da mobilidade elétrica e vão dar cada vez mais razão às pessoas que abominam a rede pública.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por ljbmartins » 03 jun 2021, 15:33

cfvp Escreveu:
03 jun 2021, 11:54
Agora no facebook fiquei a conhecer uma nova modalidade de pagamento: taxa de ativação brutal, com X minutos grátis. No fim do tempo grátis tem uma taxa variável por minuto. Os postos que vi foram o VFX-00007 e VFX-00008, que têm um custo de 3,08€ de ativação, para 25 minutos grátis e depois fica a 0,12€/min. Ora, fazendo as contas, 3,08€ a dividir por 25min dá 0,12€/min. :lol: :lol:
Bizarro, alguém me explica qual a utilidade disto? É só para complicar ainda mais?
Isso é no Auchan Alverca. 0,64€/Kwh no PCR. Nunca mais lá carrego obviamente.
PQP. Aqui podemos falar literalmente em "Roubo na berma da estrada N10". Mais um riscado do mapa.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 03 jun 2021, 18:04

Se após o período inicial o preço por kWh ficasse em conta ainda se percebia.

Face à qualidade e fiabilidade da nossa entidade que gere a rede terei muitas reticências em usar um posto assim. Se a carga for interrompida por defeito no posto quão fácil será pedir o dinheiro de volta?

Não são poucos os comentários sobre postos que carregam uns minutos e depois dão erro.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por zeuz » 03 jun 2021, 18:13

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 03 jun 2021, 19:50

Claro que é útil para o OPC, afinal ele instala os postos para ganhar dinheiro... havendo taxa de ativação eu prefiro que o valor conte para um período inicia de carga. Também preferia que não houvesse taxa de ativação. Se fosse gratuito então...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por ruramos » 03 jun 2021, 20:37

Mas neste caso além da taxa de activação para os 20min, ainda se paga o ceme (energia e impostos..)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 03 jun 2021, 22:17

mjr Escreveu:
03 jun 2021, 19:50
Claro que é útil para o OPC, afinal ele instala os postos para ganhar dinheiro... havendo taxa de ativação eu prefiro que o valor conte para um período inicia de carga. Também preferia que não houvesse taxa de ativação. Se fosse gratuito então...
Ok, então se só o OPC é que conta, ele que meta uma taxa de ativação de 40€ para 25min ou que o preço seja €1/min. Porque não? Ele é que colocou o posto, então tudo bem, viva a mobilidade elétrica. Enfim, parece que não há interesse em defender o UVE, mas apenas as entidades na rede pública e o modelo. Se calhar por isso é que as pessoas que não gostam do modelo, ainda ficam a gostar menos. Claro que havendo uma taxa é preferível que sirva para alguma coisa, mas neste caso não sei se não será mais prejudicial do que ter apenas uma taxa de 0,20€ no inicio e depois um custo variável.

Acho que ninguém está a pedir para os carregamentos serem gratuitos, mas sim, simples e justos. Isto não é simplificar, mas antes complicar algo que já não era simples. Aliás a miio neste momento parece não contemplar este caso bizarro, dá um custo muito elevado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Carregamento”