Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 03 jun 2021, 22:36

Para mim é muito simples. Se não gosto do preço/estrutura de preços/etc faço o seguinte: não carrego nesse posto. Limitar a liberdade tarifária dos OPC não faz sentido num mercado livre.

Esta taxa inicial com crédito é basicamente um consumo mínimo. Não vejo nada de mal nisso, nem o caso indicado me parece exagerado. Teria de ser um OPC muito parvo para colocar 1€/min ou 40€/25min... em vez de prejudicar o UVE (que não iria carregar lá) iria prejudicar-se apenas a si, pela péssima imagem que iria colocar no mercado.

A Miio não contempla estas situações. Ótimo, excelente, mais uma ótima razão para escolherem a Miio. Lá está, é o mercado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 03 jun 2021, 22:58

mjr Escreveu:
03 jun 2021, 22:36
Para mim é muito simples. Se não gosto do preço/estrutura de preços/etc faço o seguinte: não carrego nesse posto. Limitar a liberdade tarifária dos OPC não faz sentido num mercado livre.
Claro, até porque temos uma rede enorme para nos darmos a esse luxo. Bem, pelo menos nalguns sítios já podemos escolher, mas não em todos. De qualquer forma, isto só complica, não simplifica. Agora temos que andar à caça dos postos "adequados" ao nosso carro, já não bastava as complicações todas que já existem, com preços por minuto, que temos que contemplar a potência de carregamento do nosso carro, e isto é só no OPC.
mjr Escreveu:
03 jun 2021, 22:36
Esta taxa inicial com crédito é basicamente um consumo mínimo. Não vejo nada de mal nisso, nem o caso indicado me parece exagerado. Teria de ser um OPC muito parvo para colocar 1€/min ou 40€/25min... em vez de prejudicar o UVE (que não iria carregar lá) iria prejudicar-se apenas a si, pela péssima imagem que iria colocar no mercado.
Exato é um consumo mínimo. Incentiva o UVE a ficar 25min, mesmo que não precise. Ou seja, acaba por ser anti-rotatividade do posto, que, ironicamente, é uma crítica que já vi fazerem quando se fala em preços por kWh, mas aqui é espetacular.
mjr Escreveu:
03 jun 2021, 22:36
A Miio não contempla estas situações. Ótimo, excelente, mais uma ótima razão para escolherem a Miio. Lá está, é o mercado.
Não percebeste. Por isto aparentemente ser uma novidade, a miio não faz a simulação corretamente e dá valores exorbitantes. Portanto mais um "prego" que a miio vai ter que pôr nas simulações para cobrir estes casos.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por JLMF » 04 jun 2021, 08:21

mjr Escreveu:
03 jun 2021, 22:36
Para mim é muito simples. Se não gosto do preço/estrutura de preços/etc faço o seguinte: não carrego nesse posto. Limitar a liberdade tarifária dos OPC não faz sentido num mercado livre.

Esta taxa inicial com crédito é basicamente um consumo mínimo. Não vejo nada de mal nisso, nem o caso indicado me parece exagerado. Teria de ser um OPC muito parvo para colocar 1€/min ou 40€/25min... em vez de prejudicar o UVE (que não iria carregar lá) iria prejudicar-se apenas a si, pela péssima imagem que iria colocar no mercado.

A Miio não contempla estas situações. Ótimo, excelente, mais uma ótima razão para escolherem a Miio. Lá está, é o mercado.
Defender o modelo português, colar os OPC a um mercado livre e concluir com o mercado a funcionar?

cfvp Escreveu:
03 jun 2021, 22:58
mjr Escreveu:
03 jun 2021, 22:36
Para mim é muito simples. Se não gosto do preço/estrutura de preços/etc faço o seguinte: não carrego nesse posto. Limitar a liberdade tarifária dos OPC não faz sentido num mercado livre.
Claro, até porque temos uma rede enorme para nos darmos a esse luxo. Bem, pelo menos nalguns sítios já podemos escolher, mas não em todos. De qualquer forma, isto só complica, não simplifica. Agora temos que andar à caça dos postos "adequados" ao nosso carro, já não bastava as complicações todas que já existem, com preços por minuto, que temos que contemplar a potência de carregamento do nosso carro, e isto é só no OPC.
Ah não? Pois não, mas limitar um agente económico, o mesmo OPC, na escolha do fornecedor, na aquisição e gestão de clientes e obrigando-o a vender minutos em vez de energia, faz sentido num mercado livre?

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 04 jun 2021, 10:09

O maior problema que vejo nesse posto é simplesmente o preço por min mais elevado que o normal (0.12€/min). de resto o "consumo mínimo" de 20 ou 25 min não me parece o fim do mundo.

Por acaso tendo "consumo mínimo" estava a espera de um valor inferior no calculo €/min.

Digamos que eles afinam para um "consumo mínimo" de 20min a 0.07€/min por exemplo, abaixo do "normal". Continuavam a achar caro e errado?
Eu acho bem melhor que cobrar uma taxa de activação sem razão.

Digamos que é mesmo como um consumo mínimo, é bem melhor beber 2 cervejas grátis pelo preço da entrada no bar do que pagar um valor pelo bilhete só para entrar e depois pagar as 2 cervejas a parte não? Para quem vai consumir mesmo fica mais barato o consumo mínimo!

(Achei piada usar esta metáfora quando nem bebo cerveja e nunca fui a bares e cenas de consumos mínimos, posso agora faze-lo em postos de carga rápida :lol: :lol: )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 04 jun 2021, 10:17

Ninguém obriga os OPC a cobrarem minutos ou energia, eles escolhem livremente como vender o seu serviço. E sim, há livre concorrência entre OPCs, gostava que alguém me explicasse o que tem a ver o facto de os OPC não poderem vender a energia de isso limitar a sua escolha de ao nível do que podem cobrar. Há livre concorrência entre OPCs tal como há entre CEMEs. Os OPCs e os CEMEs não concorrem entre si, é verdade, mas o serviço que vendem é diferente, uns vendem energia e os outros vendem o uso de um equipamento e ocupação de um espaço.

Se carregar 25min é um uso longo num PCN, eu vou ali e já venho... Acho que está a faltar alguma razoabilidade nos argumentos!

E claro que temos que "andar à caça dos postos adequados", tal como o fazemos no supermercado, alguns ainda fazem nos combustíveis, e até na escolha no barbeiro, enfim... nem sei o que é que tem o modelo a ver com isto, qualquer coisa que não concordam parece que é sempre o modelo, quando são apenas escolhas livres de agentes dos mercado.

EDIT- a minha visão é exatamente a do frankensousa. Um consumo mínimo é mais simples e vantajoso para mim como UVE do que uma taxa de ativação, num uso razoável do posto. Se é para carregar 1 ou 2 kW.h então mais vale nem meter à carga...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por FullElectric » 04 jun 2021, 10:52

mjr Escreveu:
04 jun 2021, 10:17
...gostava que alguém me explicasse o que tem a ver o facto de os OPC não poderem vender a energia de isso limitar a sua escolha de ao nível do que podem cobrar.
Dou-te um exemplo muito simples que já várias vezes aqui foi explanado e que teimas em não querer ver.
O OPC até é dono do espaço onde tem os postos de carregamento e tem uma produção fotovoltaica de autoconsumo no telhado.
Podia e devia poder aproveitar essa vantagem para formatar o seu preço, ser verdadeiramente competitivo (e a ganhar muito dinheiro)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 04 jun 2021, 11:37

frankesousa Escreveu:
04 jun 2021, 10:09
O maior problema que vejo nesse posto é simplesmente o preço por min mais elevado que o normal (0.12€/min). de resto o "consumo mínimo" de 20 ou 25 min não me parece o fim do mundo.

Por acaso tendo "consumo mínimo" estava a espera de um valor inferior no calculo €/min.
Pensava que as pessoas queriam rotatividade nos postos, especialmente em PCRs. Com este tipo de práticas vai-se incentivar o contrário... Além de que não tem nenhuma vantagem para UVE, só desvantagens. Teria vantagem para o UVE se o preço fosse inferior, o que não é o caso.

frankesousa Escreveu:
04 jun 2021, 10:09
Digamos que eles afinam para um "consumo mínimo" de 20min a 0.07€/min por exemplo, abaixo do "normal". Continuavam a achar caro e errado?
Eu acho bem melhor que cobrar uma taxa de activação sem razão.
Nesse caso já fazia mais sentido porque promovia as pessoas a não ficarem mais dos 25min. Por outro lado continuaria a incentivar ficar os 25min, mesmo que não precisem, ou seja, desincentiva a rotatividade dos postos. O ideal, na minha opinião, é como faz a prio em alguns sítios, com um valor mais baixo até 30min e depois cobra mais caro. Assim não se incentiva a pessoa a ficar os 30min e desincentiva a ficar mais também.
frankesousa Escreveu:
04 jun 2021, 10:09
Digamos que é mesmo como um consumo mínimo, é bem melhor beber 2 cervejas grátis pelo preço da entrada no bar do que pagar um valor pelo bilhete só para entrar e depois pagar as 2 cervejas a parte não? Para quem vai consumir mesmo fica mais barato o consumo mínimo!

(Achei piada usar esta metáfora quando nem bebo cerveja e nunca fui a bares e cenas de consumos mínimos, posso agora faze-lo em postos de carga rápida :lol: :lol: )
Nesse caso dos bares não tens já um sistema complexo por trás, com OPC, CEME, Mobi.e, pagamento por minuto ou kWh tanto no OPC como CEME, com tarifa em vazio e fora de vazio, mais taxas e impostos. Por isso é que precisamos da miio para simular, acho que não existe nenhuma "miio" para bares :lol:. De qualquer forma é diferente, neste caso dos postos promove o acampamento no posto sem necessidade e pode prejudicar o UVE.

mjr Escreveu:
04 jun 2021, 10:17
Ninguém obriga os OPC a cobrarem minutos ou energia, eles escolhem livremente como vender o seu serviço. E sim, há livre concorrência entre OPCs, gostava que alguém me explicasse o que tem a ver o facto de os OPC não poderem vender a energia de isso limitar a sua escolha de ao nível do que podem cobrar. Há livre concorrência entre OPCs tal como há entre CEMEs. Os OPCs e os CEMEs não concorrem entre si, é verdade, mas o serviço que vendem é diferente, uns vendem energia e os outros vendem o uso de um equipamento e ocupação de um espaço.
Essa diferenciação de um vende o uso do equipamento e outro energia só existe porque quiseram separar as entidades. Se fosse a mesma entidade não sei se teriamos tantos OPCs a fornecer carregamentos ao minuto, especialmente em PCNs.
É engraçado quererem falar da liberdade dos OPCs quando os forçam a usar um modelo em particular. É mesmo engraçado.
mjr Escreveu:
04 jun 2021, 10:17
Se carregar 25min é um uso longo num PCN, eu vou ali e já venho... Acho que está a faltar alguma razoabilidade nos argumentos!
Mas isto nem é num PCN, é um PCR! E sim é normal alguém só precisar de usar o PCR por 10 ou 20 minutos e não os 25. De qualquer maneira, num PCN de 22kW ainda são 5.5kWh só 15min, a pessoa é obrigada a usar os 25min se não quer/precisa?
mjr Escreveu:
04 jun 2021, 10:17
E claro que temos que "andar à caça dos postos adequados", tal como o fazemos no supermercado, alguns ainda fazem nos combustíveis, e até na escolha no barbeiro, enfim... nem sei o que é que tem o modelo a ver com isto, qualquer coisa que não concordam parece que é sempre o modelo, quando são apenas escolhas livres de agentes dos mercado.
A diferença dos combustíveis é que os preços não variam assim tanto e há muito mais oferta. Com os supermercados é a mesma coisa. Neste momento se quiser carregar um Leaf em PCN estou lixado, provavelmente vou pagar um balúrdio. A alternativa é usar "forçosamente" PCRs e, com sorte, não ter rapidgate. No fim da viagem há-de ficar uma conta bonita. :lol: Tudo em prol dos OPCs, porque sim, eles é que mandam.
mjr Escreveu:
04 jun 2021, 10:17
EDIT- a minha visão é exatamente a do frankensousa. Um consumo mínimo é mais simples e vantajoso para mim como UVE do que uma taxa de ativação, num uso razoável do posto. Se é para carregar 1 ou 2 kW.h então mais vale nem meter à carga...
O ideal é nem ter consumo mínimo, nem sei para que é isso. Já não basta ser por minuto ou kWh, ainda tem que complicar mais. Também há consumo mínimo nas bombas de gasolina?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 04 jun 2021, 12:30

Estou a ver mal a coisa ou isto é um supermercado?
Se é, então é mais que óbvio (para mim pelo menos) que quem investiu no posto tem muita vontade que o cliente passe lá 30 min ou mais de cada vez que vai.
E se é para ligar 5 min se calhar nem querem lá ninguém.

Não me parece que seja um posto que queiram rotatividade de 5 min porque isso quer dizer que não se fez grandes compras!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 04 jun 2021, 12:53

Não acho a ideia totalmente descabida. Eu com um carro de 28kWh a média de tempo que faço num PCR anda a volta dos 15 minutos, talvez para mim não faça sentido, já para uma pessoa com um carro com uma bateria maior talvez faça.

Acho que estão a baralhar as coisas. Uma coisa é a prestação de um serviço com consumo mínimo, que neste caso é de 25 minutos (tempo que o OPC decidiu por algum motivo), o UVE se quiser usa, se não quiser, não usa os 25 minutos, sabendo que vai desperdiçar dinheiro. Outra coisa é o preço. Este OPC decidiu que o preço seria o mesmo, não dando qualquer beneficio, mas poderia fazê-lo.

Também compreendo quando dizem que os 25 minutos prejudica a rotatividade, mas o OPC chegou aos 25 minutos nestes postos em específicos se calhar porque não tem a rotatividade pretendida. Se tiver uma média de tempo de 10 / 15 minutos por carregamento em 3 ou 4 carregamentos por dia, nunca mais tem retorno do investimento, assim é uma maneira de fazer com que o cliente esteja mais tempo a carregar. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 04 jun 2021, 13:07

Para mim a questão é que noutros PCR no Auchan a tarifa OPC fica entre 9 e 12 cêntimos por kWh.

Neste caso se fizerem a conversão para os primeiros 25 minutos a tarifa OPC fica a 16 cêntimos por kWh para quem carregar a 45kW.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”