Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 23 mai 2020, 15:45

Vamos esperar para ver, já estamos habituados à falta de comunicação da mobi.e, embora, desta vez é que vai ser! Não há como falhar, a mobi.e lançou um concurso internacional para comunicação.... Acho que a mobi.e me ouviu e a muitos ouros que têm falado na falta de comunicação... Haja dinheiro para gastar, vejamos:
Estando a finalizar a instalação dos 643 postos de carregamento normal que constituem a rede piloto importa agora proceder à divulgação da rede Mobi.E em véspera da entrada na fase plena de mercado da Mobilidade Elétrica.
Note-se que o sistema Mobi.E tem vindo a duplicar os consumos de energia nos últimos três anos e contava no final de 2019 com cerca de 1740 tomadas (+12% face a 2018) distribuídas por 103 Municípios (+8,4%) e quase 9.350 utilizados registados (+11,6%).
Os principais objetivos deste Plano de Comunicação consistem em divulgar ao número crescente de interessados como funciona e onde está localizada a rede Mobi.E, o que vai ser a fase plena de mercado e ensinar a usar a rede Mobi.E.
Ao fim de tantos anos, vamos finalmente perceber como funciona a rede mobi.e, espero que tenham guardado uns trocos para aquela parte em que desligam os postos sem avisar ninguém. :lol:

Continuando, os valores serão conhecidos (em ultimo caso) no dia 30 de Junho, quando sair a tabela de preços para Julho, caso contrário os OPC não podem cobrar nada.

Não vou sofrer por antecipação em relação aos preços, embora não sejam de esperar muito, vamos assitir à normal "reclação" do fim da ME e do regresso aos fumarentos, o normal....

Mais tarde, tudo voltará ao normal. Da minha parte, em relação aos postos com preços exagerados acho que a atitude a tomar sera expor a situação ao operador e não utilizar, simples.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 23 mai 2020, 17:10

rimsilva Escreveu:
23 mai 2020, 15:45

Mais tarde, tudo voltará ao normal. Da minha parte, em relação aos postos com preços exagerados acho que a atitude a tomar sera expor a situação ao operador e não utilizar, simples.
Sem dúvida! Lembro-me de ter enviado um mail para a Mobilectric quando estes começaram a cobrar o PCN do Alegro de Alfragide.
Ficava mais caro de utilizar esse PCN do que o PCR junto ao hotel Radisson, também da Mobilectric.

Não me pareceram muito satisfeitos com a minha sugestão tendo até respondido de forma jucosa. Julgo ter esse relato algures por aí publicado.

Para mim o resultado foi este: não voltei a carregar nesse PCN, e o Alegro de Alfragide perdeu um cliente.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2020, 19:20

alexmol Escreveu:
23 mai 2020, 11:31
A rede Mobi.E está preparada, legal e tecnologicamente
A pergunta acaba aqui. A resposta é não. De nada :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 24 mai 2020, 10:39

BrunoFonseca Escreveu:
23 mai 2020, 17:10
rimsilva Escreveu:
23 mai 2020, 15:45

Mais tarde, tudo voltará ao normal. Da minha parte, em relação aos postos com preços exagerados acho que a atitude a tomar sera expor a situação ao operador e não utilizar, simples.
Sem dúvida! Lembro-me de ter enviado um mail para a Mobilectric quando estes começaram a cobrar o PCN do Alegro de Alfragide.
Ficava mais caro de utilizar esse PCN do que o PCR junto ao hotel Radisson, também da Mobilectric.

Não me pareceram muito satisfeitos com a minha sugestão tendo até respondido de forma jucosa. Julgo ter esse relato algures por aí publicado.

Para mim o resultado foi este: não voltei a carregar nesse PCN, e o Alegro de Alfragide perdeu um cliente.
Lamentável essa atitude da Mobiletric.

Tenho pensado várias vezes que poderiamos usar o grpo do facebook dos utiliadores mobi.e para fazer, de forma construtiva, pressão sobre os OPC (embora não possamos esquecer que uma boa fatia desse custo elevado também é responsabilidade do CEME).
Serviria também de aviso aos outros utilizadores para evitarem a utilizações desse posto e sugerindo alternativas (quando possivel).

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 24 mai 2020, 14:36

Mais uma vez toco na mesma tecla. O carro elétrico tem grande vantagem em utilizações num raio curto de distância, em que podemos carregar em casa ou na empresa onde podemos escolher a tarifa eléctrica que mais nos compense! No resto das utilizações, welcome diesel!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 24 mai 2020, 15:58

Não generalizes ;)

Em relação aos postos mais lentos e velhinhos, estou em crer que possam ser gratuitos (OPC). Mas conforme forem morrendo isso naturalmente que vai acabar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1641
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 24 mai 2020, 16:08

OCasal Escreveu:
24 mai 2020, 14:36
Mais uma vez toco na mesma tecla. O carro elétrico tem grande vantagem em utilizações num raio curto de distância, em que podemos carregar em casa ou na empresa onde podemos escolher a tarifa eléctrica que mais nos compense! No resto das utilizações, welcome diesel!
Percebo o teu ponto de vista, mas para mim e outros não vemos da mesma forma. Ainda pode ser vantajoso ir de elétrico. Para começar o preço pode ser inferior e acredito que daqui a uns anos, com maior concorrência, vamos ver preços mais competitivos tanto em PCR como PCN. No entanto mesmo carregando num PCR ao preço do diesel, é preciso contabilizar os carregamentos inicial e final que são feitos em casa. Ou se formos pernoitar num hotel, pode ser que tenhamos carregamentos gratuitos. Tudo isso conta.

Edit: Depois há a questão do tempo, mas acho que num VE atual, com carga rápida de 50kW no minimo e sem as limitações do aquecimento, não vejo grande problema em esperar 20/30min a cada 200km.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mai 2020, 16:19

OCasal Escreveu:
24 mai 2020, 14:36
Mais uma vez toco na mesma tecla. O carro elétrico tem grande vantagem em utilizações num raio curto de distância, em que podemos carregar em casa ou na empresa onde podemos escolher a tarifa eléctrica que mais nos compense! No resto das utilizações, welcome diesel!
É claro que cada um tem as suas prioridades, e longe de mim criticar as dos outros.

Ao contrário da tua opinião, que obviamente respeito, a minha é outra. Gasolina, Diesel ou GPL nunca serão opção para mim havendo a possibilidade de ter um eléctrico.
Sim, os VE são a melhor opção para curtas distâncias, contudo convém definir o que é uma curta distância! 20, 50, 100, 300 km? Com o meu VE consigo fazer 300 km entre cargas, em percurso urbano, e quase 200 Km em AE, o que considero muito bom, pois o corpo necessita de descanso após 2 horas de condução. Raramente faço viagem com mais de 300 km.
Mais do que a questão da poupança que os VE nos apresentam, um dos principais motivos de não querer voltar aos fosseis, é mesmo a questão ambiental, e se o sacrifício que eu tiver que fazer para termos um planeta mais limpo, for demorar mais 1 ou 2 horas numa viagem de 300 km, assim seja, eu farei a minha parte!

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 24 mai 2020, 17:21

BrunoFonseca Escreveu:
24 mai 2020, 16:19
Mais do que a questão da poupança que os VE nos apresentam, um dos principais motivos de não querer voltar aos fosseis, é mesmo a questão ambiental, e se o sacrifício que eu tiver que fazer para termos um planeta mais limpo, for demorar mais 1 ou 2 horas numa viagem de 300 km, assim seja, eu farei a minha parte!
Aí está a razão por a minha mãe ter vendido o último ICE dela (mesmo antes de comprarmos o Ioniq). Mesmo penando no morangwatt para ir até ao Algarve, preferia assim do que ir a a gastar gasolina.
Claro que isto foi antes dos preços atuais para os carregamentos, sobretudo a galp cobrar ao tempo, o que tornava uma viagem destas com um clone bem cara.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 24 mai 2020, 17:24

Eu também me preocupo com o meio ambiente. Faço reciclagem do lixo, ando muito de bicicleta e tenho VE há 9 anos.

Quando me refiro a longas viagens falo daquelas deslocações que implicam a utilização dos postos públicos. Claro que se só forem precisos pontualmente, ninguém se importa de os usar, mesmo que gaste mais qualquer coisa. O problema é os carregamentos serem pagos ao minuto, especialmente nos PCN's!

Quando maior parte do parque VE é monofasico e carrega a cerca de 7kw nos PCN's, não se pode esperar que a rede de carregamento seja um incentivo à electrificação da mobilidade...

Responder

Voltar para “Carregamento”