Início do pagamento total da rede de carregamento

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 24 mai 2020, 23:40

caz Escreveu:
24 mai 2020, 22:05
Se for à noite, podes conseguir mais barato.
Tem toda a razão! :doh:

Se for à noite o mínimo que consigo são 0.14€/kWh, para OPC grátis.

Vamos ter postos mais ocupados à noite do que durante o dia?
E quando acaba carga vão lá desligar às 3 da manhã? :D
E muitos modelos de carro vão carregar até 100% e ficar horas a 100% até de manhã ?

Tantas perguntas! :D
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 25 mai 2020, 00:02

Relativamente à questão do preço OPC ao minuto nos PCNs, just for fun, algumas simulações aproximadas:

Carregar 20kWh, num VE com carregador interno de 7kW e carga DC de 45kW
durante a semana às 19:00
(Parece-me um cenário realista)

Opção 1 - PCN
CSC-00021 Cascais
OPC 0.01€/minuto + CEME
Tempo: 3h10m
Custo: 5,70€

Opção 2 - PCN
LSB-00223 Parque Marquês Pombal
OPC 0.02€/minuto + CEME
Tempo: 3h10m
Custo: 8,00€

Opção 3 - PCR
PLM-00002 A2 Palmela
OPC 0.105€/minuto + CEME
Tempo: 0h27m
Custo: 6,40€

Opção 4 - PCR
EVR-00011 Repsol Évora
OPC 0.10€/kWh + CEME
Tempo: 0h27m
Custo: 5,30€
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 25 mai 2020, 00:20

For the fun faz lá o mesmo exercicio mas para um VE com carregador interno de 22
:D

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 25 mai 2020, 09:24

A simulação anterior continua válida mas saiu com preços nocturnos (depois das 22h), aproveito para corrigir para preços diurnos e adicionar alguns casos que considero típicos

VE1: Carregar 20kWh, num VE com carregador interno de 7kW e carga DC de 45kW (Leaf40+alguns Leaf30, Kia Soul, Ioniq, Ipace, Kauai, E-niro)
vs
VE2: Carregar 20kWh, num VE com carregador interno de 22kW e carga DC de 45kW (Zoe50, Model S/X antigo c/ Chademo, E-tron)
vs
VE3: Carregar 20kWh, num VE com carregador interno de 11kW e carga DC de 45kW (Model 3, i3)

durante a semana às 19:00 - preços diurnos de CEME

Nota: Se a carga rápida DC no vosso carro é a 36-40kW (E-up, clones) estas contas não são válidas.

Opção 1 - PCN
CSC-00021 Cascais
OPC 0.01€/minuto + CEME
VE1: Tempo: 3h10m Custo: 6,50€
VE2: Tempo: 1h00m Custo: 5,20€
VE3: Tempo: 2h00m Custo: 5,90€

Opção 2 - PCN
LSB-00223 Parque Marquês Pombal
OPC 0.02€/minuto + CEME
VE1: Tempo: 3h10m Custo: 8,80€
VE2: Tempo: 1h00m Custo: 5,90€
VE3: Tempo: 2h00m Custo: 7,40€

Opção 3 - PCR
PLM-00002 A2 Palmela
OPC 0.105€/minuto + CEME
VE1: Tempo: 0h27m Custo: 7,70€
VE2: Tempo: 0h27m Custo: 7,70€
VE3: Tempo: 0h27m Custo: 7,70€

Opção 4 - PCR
EVR-00011 Repsol Évora
OPC 0.10€/kWh + CEME
VE1: Tempo: 0h27m Custo: 6,60€
VE2: Tempo: 0h27m Custo: 6,60€
VE3: Tempo: 0h27m Custo: 6,60€

Minha conclusão:
  • Se o vosso carro só tem carga AC a 3.7kW esqueçam os PCN que cobram ao minuto! Vão ao PCR
  • Para OPC's que cobrem 1c/minuto ou menos os PCN são a melhor opção para quem tenha carregador de pelo menos 7kW
  • PCNs com custo OPC entre 1c e 2c por minuto só para carros com 11kW ou mais
  • Custo OPC igual ou superior a 3c por minuto mais vale procurar um PCR, seja qual for o vosso carro
  • PCN cujo custo por minuto seja superior a 4c por minuto !!!Vão roubar para a estrada!!! (ah, espera, já o estão a fazer)
Alexandre Moleiro

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 25 mai 2020, 09:49

alexmol Escreveu:
25 mai 2020, 09:24

Minha conclusão:
  • Se o vosso carro só tem carga AC a 3.7kW esqueçam os PCN que cobram ao minuto! Vão ao PCR
  • Para OPC's que cobrem 1c/minuto ou menos os PCN são a melhor opção para quem tenha carregador de pelo menos 7kW
  • PCNs com custo OPC entre 1c e 2c por minuto só para carros com 11kW ou mais
  • Custo OPC igual ou superior a 3c por minuto mais vale procurar um PCR, seja qual for o vosso carro
  • PCN cujo custo por minuto seja superior a 4c por minuto !!!Vão roubar para a estrada!!! (ah, espera, já o estão a fazer)
Volto a escrever o que já escrevi acima e que vai de encontro à conclusão do alexmol:
Sinceramente, acho que tudo o que passe dos 0,30€/kWh (CEME+OPC+IVA) é caro, logo o OPC não deveria cobrar mais do que 0,082€/kWh, ou dito de outra forma 0,005€ num posto de 3,7kW, 0,010€ num posto de 7,4kW, 0,015€ num posto de 11kW, 0,030€ num posto de 22kW ou 0,068€ num PCR de 50kW.

Reparei também que nos PCN que já são pagos, há um com 2 tomadas em que uma é de 22 e a outra é de 3,6. Credo...

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Brunus » 25 mai 2020, 10:09

OCasal Escreveu:
24 mai 2020, 19:33
Eu não círculo com as promessas que estão no papel e não carrego com redes que hão-de chegar a Portugal...

Sei o que temos e mesmo assim posso ter uma opinião errada, mas não consigo ver justiça na cobrança por minuto em nenhum PCN. É que em alguns também se paga o estacionamento, ao minuto!
Não é uma questão de justiça, é uma questão de fazer sentido para o OPC.

Senão vejamos, posso por o meu Model 3 a carregar 0-100% a 5A num posto de 22Kw pago ao Kwh ao OPC. São cerca de 75Kwh a 1,2Kw de potência o que dará cerca de 62 a 63 horas de ocupação do posto, para no fim pagar exactamente o mesmo que pagaria se deixasse o carro carregar aos 11Kw máximos que permite!

Para o OPC, ganhava exactamente o mesmo valor, mas no primeiro caso ficava com o posto ocupado por horas a fio sem puder rentabilizar mais esse tempo!

No meio desta macacada toda que é este modelo OPC + CEME + Taxas e taxinhas, só quero perceber como vai ser com os postos de 22kw limitados.
Tenho um aqui na minha zona limitado a 10Kw trifásico. Vai deixar de estar limitado? Se não, vai ser ao mesmo preço dos que não estão limitados, ou vai ter um preço de utilização diferente?

Já agora, irão aparecer mais postos de rua agora que é a pagantes? Ou será que tudo dependerá das câmaras e juntas de freguesia? Se assim for, já temos aqui mais um entrave à expansão da rede!

//edit
Ainda mais uma coisa, será que vamos deixar de ter estas anomalias?
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Erbium » 25 mai 2020, 10:33

BrunoFonseca Escreveu:
24 mai 2020, 23:28
Eu gostava de ver aqui um inquerito com 2 peguntas: 1) cobrança do opc feita ao kWh ou tempo
2) qual o VE que possui.

Vou ser spoiler e dizer ja que haverá uma correlação estatisticamente relevante entre os Leaf e a cobrança ao kWh; e entre os zoe e cobrança ao tempo.
Conforme se acrescentares uma 3ª pergunta do género: "Concorda com a remoção do cabo AC dos PCR's?", encontrarias ai outra correlação...
Brunus Escreveu:
25 mai 2020, 10:09
OCasal Escreveu:
24 mai 2020, 19:33
Eu não círculo com as promessas que estão no papel e não carrego com redes que hão-de chegar a Portugal...

Sei o que temos e mesmo assim posso ter uma opinião errada, mas não consigo ver justiça na cobrança por minuto em nenhum PCN. É que em alguns também se paga o estacionamento, ao minuto!
Não é uma questão de justiça, é uma questão de fazer sentido para o OPC.

Senão vejamos, posso por o meu Model 3 a carregar 0-100% a 5A num posto de 22Kw pago ao Kwh ao OPC. São cerca de 75Kwh a 1,2Kw de potência o que dará cerca de 62 a 63 horas de ocupação do posto, para no fim pagar exactamente o mesmo que pagaria se deixasse o carro carregar aos 11Kw máximos que permite!

Para o OPC, ganhava exactamente o mesmo valor, mas no primeiro caso ficava com o posto ocupado por horas a fio sem puder rentabilizar mais esse tempo!
Se os postos de combustíveis chegassem à conclusão que o futuro era mangueiras de alto débito para atestar em apenas 30s (os carros que conseguissem)... começavam a cobrar ao minuto para evitar que veículos que ainda não tenham o bocal largo lá fiquei mais tempo a "ocupar" a bomba!
O combustível duplicava ou triplicava de preço para milhões de veículos e para "contornar" isso terias de investir em carro novo e de inicio só alguns modelos, parece-te bem?

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 25 mai 2020, 11:00

caz Escreveu:
24 mai 2020, 21:58
Dado que o nosso modelo separa os OPC dos CEME, só faz sentido aos OPC faturar por minuto.

A lógica é simples. É a mesma que quando alugas uma casa. Se a casa for de 5 assoalhadas e só precisares de uma o senhorio não te vai cobrar menos por isso.

Da mesma forma se o carregador for de 22 KW e tiveres um hibrido que carrega a 3,7 vais ter de pagar o mesmo que um Zoe que consegue aproveitar a totalidade da potencia.

Também é bom para a mobilidade elétrica, pois os novos VE são quase todos a 11 KW e os hibridos a 3,7. Assim, se comprares um ICE tens um preço, se tiveres um hibrido tens um preço um pouco menor, se tiveres um VE tens um preço mais baixo.
Não necessariamente, o que tem de acontecer é a escolha de uma base para o calculo do valor a pagar e isso pode ser o tempo ou o kWh consumido, é apenas um critério, que a meu ver é secundário, o importante é que o preço final não seja totalmente desajustado.

A prespectiva entre o tempo e o kWh, depende da visão de cada um, uns acham que estamos a "abastecer" kWh e por isso a base do preço tem de ser essa e outros acham que é a ocupação do posto que interessa... Eu pessoalmente estou no "meio" :D Tempo para PCR e kWh para PCNs, porque os PCNs são para carregamentos longos, não são uma questão de "minutos".... Mas isso não impede que eu ache que os preços kWh a cobrar num posto de 3.7, 7.4 ou 22 não sejam diferentes, têm de ser, porque têm custos diferentes de instalação e de fornecimento de potência.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 25 mai 2020, 11:17

Erbium Escreveu:
25 mai 2020, 10:33
BrunoFonseca Escreveu:
24 mai 2020, 23:28
Eu gostava de ver aqui um inquerito com 2 peguntas: 1) cobrança do opc feita ao kWh ou tempo
2) qual o VE que possui.

Vou ser spoiler e dizer ja que haverá uma correlação estatisticamente relevante entre os Leaf e a cobrança ao kWh; e entre os zoe e cobrança ao tempo.
Conforme se acrescentares uma 3ª pergunta do género: "Concorda com a remoção do cabo AC dos PCR's?", encontrarias ai outra correlação...
Brunus Escreveu:
25 mai 2020, 10:09
OCasal Escreveu:
24 mai 2020, 19:33
Eu não círculo com as promessas que estão no papel e não carrego com redes que hão-de chegar a Portugal...

Sei o que temos e mesmo assim posso ter uma opinião errada, mas não consigo ver justiça na cobrança por minuto em nenhum PCN. É que em alguns também se paga o estacionamento, ao minuto!
Não é uma questão de justiça, é uma questão de fazer sentido para o OPC.

Senão vejamos, posso por o meu Model 3 a carregar 0-100% a 5A num posto de 22Kw pago ao Kwh ao OPC. São cerca de 75Kwh a 1,2Kw de potência o que dará cerca de 62 a 63 horas de ocupação do posto, para no fim pagar exactamente o mesmo que pagaria se deixasse o carro carregar aos 11Kw máximos que permite!

Para o OPC, ganhava exactamente o mesmo valor, mas no primeiro caso ficava com o posto ocupado por horas a fio sem puder rentabilizar mais esse tempo!
Se os postos de combustíveis chegassem à conclusão que o futuro era mangueiras de alto débito para atestar em apenas 30s (os carros que conseguissem)... começavam a cobrar ao minuto para evitar que veículos que ainda não tenham o bocal largo lá fiquei mais tempo a "ocupar" a bomba!
O combustível duplicava ou triplicava de preço para milhões de veículos e para "contornar" isso terias de investir em carro novo e de inicio só alguns modelos, parece-te bem?
Remoção da mangueira AC dos PCR até concordo se: o posto não der para carregar AC e DC em simultaneo (a maioria dá, logo não faz sentido a remoção da mangueira) ou a colocação de um PCN ao lado.

O objectivo não é limitar que os UVE possam ou não utilizar o posto mas sim que paguem o que utilizam.
Eu, com um Zoe de 22 pago mais na utilização de um PCR do que quem tem um Leaf ou um Model 3, e não me queixo.

Temos de deixar de ser hipócritas. Para que é que andamos a advogar uma rede de carregamentos paga? Não será para os OPC poderem fazer investimentos na rede? E como é que isso é possivel se apenas temos em consideração o VE que temos e não o investimento do OPC?

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 25 mai 2020, 11:42

BrunoFonseca Escreveu:
25 mai 2020, 11:17
Temos de deixar de ser hipócritas. Para que é que andamos a advogar uma rede de carregamentos paga? Não será para os OPC poderem fazer investimentos na rede? E como é que isso é possivel se apenas temos em consideração o VE que temos e não o investimento do OPC?
:clap:

É isso. O negócio tem de ser minimamente rentável para os OPC. Umas contas simples para um carro com carregador de 3,7kW:

Assumindo 0,1€­/kW.h (um valor já elevado), significa que por hora de carga deste veículo o OPC recebe 0,37€. Considerando uma ocupação de 12h por dia, que já é generosa, dá ao fim do mês 0,37€ x 12 x 30 = 133€. Considerando a manutenção dos postos, amortização do investimento (uns 5k€), ocupação do espaço público (ou fee para o proprietário do espaço) e outros custos de operação dos postos, este valor provavelmente significa que o OPC ficaria no vermelho com este posto.

Eu não vejo um posto com preços otimizados para carros com 3,7kW a ser rentável para os OPC.

7.2kW deve ser o ponto de equilíbrio, e acima disso já é um bom negócio para o OPC.

Gostaria de ver outras contas mais favoráveis, mas infelizmente a realidade parece ser esta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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