Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Erbium » 25 mai 2020, 12:01

Qual foi o investimento nestes PCN's? Já estão pagos aos anos... até boa parte dos PCR!
Quanto custa o kwh que depois nos vendem?
Só há postos de 5k€? Não se faz a coisa por menos?
Eu não quero borlas, quero que seja justo e potencie a mobilidade elétrica coisa que não me parece que se vá conseguir com estes preços e incentivos para empresas comprarem Tesla's...
Devo ser eu que não sei fazer as contas, sou um hipócrita sem consideração pelos pobres coitados dos OPC e isto vai correr tudo bem.
O pessoal vai aderir em massa aos elétricos e deixar os CI's, é esperar que o tempo vai mostrar que estou errado.

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Brunus » 25 mai 2020, 12:06

Erbium Escreveu:
25 mai 2020, 10:33
Se os postos de combustíveis chegassem à conclusão que o futuro era mangueiras de alto débito para atestar em apenas 30s (os carros que conseguissem)... começavam a cobrar ao minuto para evitar que veículos que ainda não tenham o bocal largo lá fiquei mais tempo a "ocupar" a bomba!
O combustível duplicava ou triplicava de preço para milhões de veículos e para "contornar" isso terias de investir em carro novo e de inicio só alguns modelos, parece-te bem?
Que analogia mais idiota! Nem merece comentários. :doh:
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Erbium » 25 mai 2020, 13:32

Brunus Escreveu:
25 mai 2020, 12:06
Erbium Escreveu:
25 mai 2020, 10:33
Se os postos de combustíveis chegassem à conclusão que o futuro era mangueiras de alto débito para atestar em apenas 30s (os carros que conseguissem)... começavam a cobrar ao minuto para evitar que veículos que ainda não tenham o bocal largo lá fiquei mais tempo a "ocupar" a bomba!
O combustível duplicava ou triplicava de preço para milhões de veículos e para "contornar" isso terias de investir em carro novo e de inicio só alguns modelos, parece-te bem?
Que analogia mais idiota! Nem merece comentários. :doh:
Então porque?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2020, 13:48

mjr Escreveu:
25 mai 2020, 11:42
É isso. O negócio tem de ser minimamente rentável para os OPC. Umas contas simples para um carro com carregador de 3,7kW:

Assumindo 0,1€­/kW.h (um valor já elevado), significa que por hora de carga deste veículo o OPC recebe 0,37€. Considerando uma ocupação de 12h por dia, que já é generosa, dá ao fim do mês 0,37€ x 12 x 30 = 133€. Considerando a manutenção dos postos, amortização do investimento (uns 5k€), ocupação do espaço público (ou fee para o proprietário do espaço) e outros custos de operação dos postos, este valor provavelmente significa que o OPC ficaria no vermelho com este posto.

Eu não vejo um posto com preços otimizados para carros com 3,7kW a ser rentável para os OPC.
Concordo em absoluto. E mais uma vez, a culpa é do modelo que beneficia única e exclusivamente quem menos investe e riscos corre.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 25 mai 2020, 14:01

Erbium Escreveu:
25 mai 2020, 12:01
Qual foi o investimento nestes PCN's? Já estão pagos aos anos... até boa parte dos PCR!
Quanto custa o kwh que depois nos vendem?
Como sabem houve um concurso público com vários lotes da rede piloto, não tenho pormenores dos valores pagos por lote, mas em breve devem ser públicos...

Grande parte dos postos estão degradados e não funcionais, terá de haver um investimento significativo por parte dos OPCs para colocar novos postos. Não sei o que vão cobrar nesses postos antigos mas ainda funcionais antes de serem alvo de atualização. Está tudo em cima da mesa, se para já não cobram tarifa OPC nesses ou que valor vão colocar. Vamos aguardar por junho, quando lançarem os preços.

O kW.h custa zero ao OPC, quem vende a energia é o CEME. O OPC "só" cobra o "aluguer" do posto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Erbium » 25 mai 2020, 14:14

mjr Escreveu:
25 mai 2020, 14:01
O kW.h custa zero ao OPC, quem vende a energia é o CEME. O OPC "só" cobra o "aluguer" do posto.
Certo mas pq só "alugam" postos de 22kW? É como cobrar bilhete de avião a quem quer ir de Lisboa a Loures!
A esmagadora maioria dos carros (novos, futuros e já existentes) não tira partido disso pq esta quase exclusividade de postos de 22kW?

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Brunus » 25 mai 2020, 14:34

Erbium Escreveu:
25 mai 2020, 13:32
Então porque?
Tenho mesmo que explicar? :roll:

Para começar não tens a idiotice de separar que é dono do posto de quem é dono da energia. Ou seja, não tens um Comercializador de Combustível para a Mobilidade Fóssil, nem uma entidade separada Operador de Posto de Combustível.

Depois, porque é tudo padronizado nesse campo. *TODOS* os carros a gasolina têm um bocal com as mesmas dimensões; *TODOS* os carros a gasóleo idem aspas, e por aí fora. Logo simplifica tudo.

A um OPC só faria sentido cobrar a utilização por Kwh se, tal como acontece com os CIs, fosse tudo padronizado. Por exemplo, todos os carros carregavam a 22Kw, logo todos os PCNs eram de 22Kw, logo pode-se cobrar ao Kwh porque todos vão demorar aproximadamente o mesmo tempo para a mesma energia carregada.

Pela tua assinatura vejo que tens um Leaf 1ª gen, não sei se dos poucos que apenas carregavam a 3,7kw. Se é um desses, percebo a tua dor. Se não é, também percebo a tua dor, que é em parte a minha também porque tenho mais 2 VEs para além do Model3: um carro que carrega máximo 7kw e uma mota que precisa de um cabo especial Shcuko->Mennekes para se conseguir carregar nos PCNs e mesmo assim só carrega máx a 1,8Kw!

A partir de 1 de Julho, dos meus 3 VEs apenas o Model 3 é expectável que continue a usar os PCNs ocasionalmente. Se não tivesse garagem e uma tomadizita lá metida, estava lixado com F grande. :twisted:
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por santanamos » 25 mai 2020, 14:43

Já não carregava num PCL à uns meses largos mas no sábado la matei saudades e fiquei emocionado.
Leaf 24 com menos de 80% de saúde, carreguei dos 17% ao 100% e o posto mediu 37kwh :shock:
Foi uma emoção muito grande :evil:
Ora o meu CEME cobra ao kwh, já me ía roubar (sem culpa) o dobro do que consumi realmente. O OPC por sua vez é provável que me cobre ao minuto e é indiferente nas contas; pode ser que metam os PCL a cobrar o kwh e neste caso roubam-me o quadrado do dobro :think:

Parece-me tudo pronto para iniciar o pagamento.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2020, 14:48

Para haverem soluções adequadas a todos isto tinha de ser feito com estrutura, pensado, por pessoas que de facto percebam do que andam a fazer num carro eléctrico. Mas como temos uma anormalidade como a MobiE à frente da rede pública de carregamento, de facto a esperança não é muito grande, não :(

Para o governo é muito mais fácil abanar as notas e deixar o mercado fazer o que achar por bem fazer.

Mesmo os operadores acho que não estão muito bem preparados para a mobilidade eléctrica e as muitas variáveis que os carregamentos têm, nem têm obrigação de pensar em condições melhores para determinado tipo de veículos em circulação... Por exemplo aqueles postos da PowerDot com 6 tomadas de 22kW que são usados para aí 1x por semana (olhando para as estatísticas da Miio no IPO do Porto). Aquela potência dava para carradas de postos mais lentos e mais baratos para o utilizador. Mas depois, há postos mais lentos à venda? Se calhar não. Então, a potência está lá, o posto custa o mesmo e dá os 22kW e dá, é o que fica configurado como oferta. Mau para toda a gente, mas é o que lá está...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Erbium » 25 mai 2020, 15:17

Brunus Escreveu:
25 mai 2020, 14:34
Depois, porque é tudo padronizado nesse campo. *TODOS* os carros a gasolina têm um bocal com as mesmas dimensões; *TODOS* os carros a gasóleo idem aspas, e por aí fora. Logo simplifica tudo.
Não sei se sabes mas existem mesmo mangueiras de alto débito... principalmente usadas por pesados.
Brunus Escreveu:
25 mai 2020, 14:34
A um OPC só faria sentido cobrar a utilização por Kwh se, tal como acontece com os CIs, fosse tudo padronizado. Por exemplo, todos os carros carregavam a 22Kw, logo todos os PCNs eram de 22Kw, logo pode-se cobrar ao Kwh porque todos vão demorar aproximadamente o mesmo tempo para a mesma energia carregada.
(...)
A partir de 1 de Julho, dos meus 3 VEs apenas o Model 3 é expectável que continue a usar os PCNs ocasionalmente. Se não tivesse garagem e uma tomadizita lá metida, estava lixado com F grande. :twisted:
Então e no mundo só existem postos de 22kW a custar aos 5k€? :roll:
Apesar de a grande maioria dos carros existente, atuais e futuros não terem capacidade para carregar a 22kW AC a oferta de postos é só essa?
BrunoAlves Escreveu:
25 mai 2020, 14:48
Mau para toda a gente, mas é o que lá está...
Para toda a gente não é, para quem vende não é mau... quer dizer vamos a ver, se não há carros/clientes vamos ver quanto vão vender!

Responder

Voltar para “Carregamento”