Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por zeuz » 08 jul 2020, 21:17

rnlcarlov Escreveu:
08 jul 2020, 20:25
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
Tenho uma Vectrix VX-1 Li+ ... andei uns meses com uma mota a gasolina e chateava-me solenemente ter que me desviar do caminho casa-trabalho-casa para abastecer gasolina!

Mas esse conforto só é possível se tiveres garagem própria!
Está na altura de voltar às scooters com bateria removível. Carrega-se dentro de casa :D
Neste momento, nem com bateria removível... estou a fazer teletrabalho e o pack já deu tudo o que tinha a dar... nem liga! :?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 08 jul 2020, 21:42

BrunoAlves Escreveu:
08 jul 2020, 12:23
Segundo as notícias, o lote mais barato custou cerca de 300.000€ (~~5.000€ por posto) e o mais caro 515.515€ (~~8600€ por posto).
Considerando a tarifa média acordada para 10 anos (é muito ano...) de 0,086€/kWh (não vão poder cobrar por tempo?), considerando que maioria dos postos são postos lentos e obsoletos (3,6kW) e boa parte deles inoperacionais (ou seja, muito investimento a fazer - valem pelo lugar na via publica?), fiz umas contas perfeitamente arbitrárias:
Segundo o presidente da mobi.e, Alexandre Videira, na tertúlia da UVE, todos os postos serão entregues a funcionar. Mas resta saber o que os operadores vão fazer com esses postos mais antigos (3.6kW) ou com aqueles novos mas limitados a 7.2kW.
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
Foram vendidos :
* BMW i3 60Ah sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
* Nissan Leaf 24kWh sem carga rápida, i.e., sem tomada CHAdeMO
* Nissan Leaf 24kWh sem carga a 6,6kWh, i.e., só carregam em AC a 3,6kWh
* VW e-Golf sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
Não entendi bem. Há algum VE que não tenha carga lenta? A mennekes é carga lenta, a carga rápida é tipicamente chademo ou CCS. A mennekes em carga rápida só conheço no Renault Zoe e não é em todos.
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
E os países que constituem a União Europeia ? Será que estão impedidos de criar uma lei que te obrigasse a carregar o carro apenas em postos públicos ?
Sem provas concretas isso torna-se apenas teorias da conspiração. Aliás pelo menos em Portugal li que prédios a partir de 2010 já iam ter instalação elétrica adequada para carregar VEs. Por isso, até ver, vamos no caminho oposto.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por zeuz » 08 jul 2020, 21:47

LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 20:53
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 18:45
Se te vendessem um VE só com DC por menos 2000€ compravas? Eu não.
Foram vendidos :
* BMW i3 60Ah sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
* Nissan Leaf 24kWh sem carga rápida, i.e., sem tomada CHAdeMO
* Nissan Leaf 24kWh sem carga a 6,6kWh, i.e., só carregam em AC a 3,6kWh
* VW e-Golf sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
Isso são carros sem QC e com AC, não o contrario...
Certo, mas leste o que escrevi a seguir:
São todos exemplos de que há mercado para várias escolhas.
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 20:53
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
A tua hipótese pode ser comparada à opção de carregamento em AC a 11kWh que algumas marcas estão a lançar no mercado.
Para quem sempre carrega em garagem própria, não faz sentido gastar o dinheiro extra se nunca tirar partido dos 11kWh.
Eu gosto de ter opção de poderes escolher qual o melhor carregador para mim quando configuro o carro. Pode dar-te jeito trifasico e não QC, pode dar-te jeito Chademo e não CCS. Por mim escolhi-a o comprador e não o vendedor
Foi isso que fizeram as pessoas/empresas que compraram BMW i3 sem carga rápida!
Mas para isso é preciso que haja essa escolha!
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 20:53
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 18:45
Por isso acho que os construtores ate podem tentar, mas não vamos ter isso a acontecer.
Tens a certeza ?
O GM EV1 já passou... Sabes o que é a caixa de pandora? A Tesla e o Carlos Ghosn já a abriram... Acabou-se. As marcas ou adaptam-se ou morrem. As marcas vão tentar atrasar... Atrasar não é voltar a trás.
Não escrevi que iriam voltar atrás... escrevi, tal como tu agora fizeste, que vão atrasar tanto quanto puderem.
E "atrasar" não significa que vão demorar a lançar o que queres comprar! Podes nunca chegar a ver no mercado aquilo que queres ou necessitas comprar!
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 20:53
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
E os países que constituem a União Europeia ? Será que estão impedidos de criar uma lei que te obrigasse a carregar o carro apenas em postos públicos ?
Foi a UE que stardardizou o CCS. São os estados europeus que ainda dão incentivos a compra de VE. A UE quer que haja carros electricos. E os politicos somos nós que os elegemos na europa (nos EUA são os politicos que escolhem os eleitores, mas isso e politica...)
Não refutaste a minha mensagem... que garantias temos que não haverá no futuro uma lei a nos proibir de carregar o carro em casa ?
Achas que eleger políticos que prometam não criar tal lei é impedimento para que não venham a votar favoravelmente tal lei ?

A UE standardizou o CCS porque era do interesse da indústria europeia/alemã.
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 20:53
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
...até criarem leis que de uma maneira ou outra te levem a trocá-lo...
Se não te obrigam a trocar o Peugeot 105 do milenio passado, como te vão obrigar a trocar o teu carro com menos 30 anos?
Há muitas maneira de te obrigarem a fazer algo...

( Houve Peugeot 104 e 106 , mas nunca um 105! O 106 e o 306 foram lançados para substituir o 205. )
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 20:53
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
Quanto custa fazer um retrofit ?
Por uma tomada Menneckes tipo 2:
Um inversor, controlador de carga, cabos e uma tomada. Deve ficar pelos 3000€ actualmente com mão de obra e trabalho de carroçaria.
Tens aqui alguns dos componentes necessarios:
https://zero-ev.co.uk/product-category/chargers/

Conversões bem sucedidas:

https://www.youtube.com/channel/UCqZtga ... k9NazBuaow
https://zero-ev.co.uk/
E uma bateria para ~150km ? Quando custa ?
Soma aos 3.000€ o custo da bateria e do carro que queres converter.
Qual o custo total ? 10.000€ ? 15.000€ ?
E a legalização ? Conheces casos de sucesso em Portugal ?

Olhando para o preço de alguns VE's usados, achas que compensa fazer um retrofit ?
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 20:53
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
Mas esse conforto só é possível se tiveres garagem própria!
Nunca disse que era para todos. So disse que quem tem garagem não ia deixar de exigir um carregador tipo 2 no seu carro.
...mais uma vez... se o puder fazer ou, por outras palavras, se tiver essa opção...



Para quem não tem garagem, se o carregamento em PCN ficar ao preço de um carregamento em PCR, a opção será carregamento em PCR!

O hábito, a rotina, de ir abastecer já existe! Só muda o combustível usado!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2020, 21:58

cfvp Escreveu:
08 jul 2020, 21:42
Segundo o presidente da mobi.e, Alexandre Videira, na tertúlia da UVE, todos os postos serão entregues a funcionar.
O Alexandre Videira disse muitas coisas... :roll:

Há postos, sobretudo os da efacec velhinhos, irremediavelmente avariados e totalmente descontinuados em peças do fabricante. Os primeiros MC, muitos muitos fora de serviço há anos. A menos que os substituam integralmente, não há como os reparar. Se os forem substituir, então vamos todos pagar isso.
Se isso estava nas condições do concurso, é muito natural que quem o ganhou o exija. Estava? Não sei.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 08 jul 2020, 22:36

Tens razão BrunoAlves, mas não estou a ver os operadores a pagar os montantes que falaste por postos estragados. Se não houver peças o mais provável é que a mobi.e instale um novo. Com que dinheiros não sei.

Lembro-me que há pouco tempo atualizaram o posto (substituíram uma tomada por mennekes) na praça D. Dinis, em Coimbra, que é um daqueles postos antigos de 3.6kW. Por isso alguns desses antigos ainda se devem manter, mas outros provavelmente serão mudados por completo.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 08 jul 2020, 23:02

Existe um projeto em curso desde fev-2020 pela INOV.ME para a reparação dos postos antigos dos lotes.
Todos os outros antigos que não fazem parte dos lotes servirão para peças destes.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 09 jul 2020, 01:14

zeuz,

Que grande confusão que ai vai entre DC / AC e que visão tão pessimista e deturpada da mobilidade eléctrica! Eu não vou estar aqui a citar o que você já escreveu para mostrar o quanto você esta a ter uma visão muito fechada e fora da realidade actual, vou falar no global.

Em primeiro lugar o mundo não é o seu prédio e o seu prédio não é o resto do mundo. Portanto as marcas não querem saber da sua realidade em particular, querem saber da generalidade dos clientes. Você no seu prédio tem limitações e muitos milhares de pessoas vivem com essas limitações, mas existem muitos mais sem esses problemas que você tem.

Imposto sobre carregamentos!? Proibição de carregamentos em casa!? Carregamentos só em DC!?

Então não era mais fácil e provavelmente é o que irá acontecer um imposto sobre VE´s?

Então você acha que faz algum sentido sobrecarregar a rede publica de carregamentos já de si tão deficitária proibindo os carregamentos em casa?

Você sabe que existem conversores de corrente AC/DC e vice-versa ao preço que qualquer pessoa que tenha dinheiro para comprar um VE possa comprar?

Por ultimo diga-me um carro que tenha saído no ultimo ano que apenas aceite carregamento DC (corrente continua, aquela que não temos em casa sem uso de conversores)?

O exemplo dos carros que você deu tem carregadores AC (Corrente Alterna, aquela que temos em casa) e no caso dos Leaf´s 24 esta a falar de carros que saíram a 10 anos e passados 10 anos a mudança foi passarem a ter AC e DC e não apenas DC, e já nem é opção, trás de serie os dois tipos e pronto. De lá para cá já avançamos muito e hoje em dia a opção do tipo de carregamento é exclusivo de poucas marcas como o caso da Renault, em que a opção é se tem DC, o inverso da sua teoria. O AC (corrente alterna), carregamento em casa esta sempre presente. :roll:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 09 jul 2020, 11:04

rnlcarlov Escreveu:
08 jul 2020, 15:30

Concordo plenamente que PCNs ao preço de PCRs não faz sentido nenhum, mas é para aí que estamos a caminhar. E a avaliar a quantidade de PCRs que têm surgido nestes dias por todo o país (menos o interior, claro), estou mesmo a ver ser viável abastecer fora de casa nos PCRs e ignorar os PCNs.

Aproveitado esta frase, acho que todos concordam, de estranhar era se existisse alguém que pensasse o contrário... No entanto acho que grande parte dos utilizadores confundem um pouco as coisas e estão a pensar na prespectiva do seu VE com CR e esquecem todos os outros que não têm carga rápida e que apesar de os PCNs serem caros (de uma forma geral) a opção de carregar em PCR será sempre mais cara.

Esquecendo os PCR financiados/cobrados ao kWh e centrando na maioria, o Zoe com carregador interno de 22 kW (que deve ser dos VE's em maior numero na estrada em Portugal) irá certamente previligiar o carregamento em PCNs de 22 kW e assim finalmente, concretizar o que eu e muitos outros utilizadores "defendiam" que era PCR para VE's com CR e PCNs para outros VE's.

A falta de postos ainda é um forte constrangimento e claro que nem todos os utilizadores têm a possibilidade de escolha (PCR vs PCN, mas ainda estamos numa fase em que a maioria dos utilizadores de VEs têm local de carregamento privado e contando que a rede vai crescer pelo menos ao ritmo de 2020, num futuro próximo já existirá um bom leque de escolha.

O grande problema será sobretudo para os PHEV que não têm a alternativa do CCS ou chademos fora de caso e os preços estão desejustado sobretudo em postos mais lentos (3.7, 7.4 e talvez a maioria a 11 kW).

Acredito também que as marcas terão um papel importante na criação de condições especiais (preços) de carregamento, oferta de carregamentos, etc.. e que irão surgir parcerias entre CEMEs e /ou OPC e empresas privadas para disponibilzar descontos a clientes.

Neste momento acho que melhor do que criticar, será ver acções e deixar literalmente "às moscas" os postos com preços "absurdos", mas... o que vai ditar se o preço é absurdo ou não, será a sua utilização, se a maioria estiver disposta a pagar o que o OPC pede, não haverá muito a fazer.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 09 jul 2020, 11:14

rimsilva Escreveu:
09 jul 2020, 11:04
Neste momento acho que melhor do que criticar, será ver acções e deixar literalmente "às moscas" os postos com preços "absurdos", mas... o que vai ditar se o preço é absurdo ou não, será a sua utilização, se a maioria estiver disposta a pagar o que o OPC pede, não haverá muito a fazer.
Não sei se isso vai acontecer. Ainda este fim de semana vi um Outlander a chegar a um PCN e o senhor pôs o carro a carga.

Das duas, uma.

Ou o senhor não faz a mínima ideia que já se paga os carregamentos naquele local, que até a bem pouco tempo era de borla, ou pelas contas dele ainda compensa carregar em vez de andar a gasolina.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 09 jul 2020, 11:27

Nonnus Escreveu:
09 jul 2020, 11:14
rimsilva Escreveu:
09 jul 2020, 11:04
Neste momento acho que melhor do que criticar, será ver acções e deixar literalmente "às moscas" os postos com preços "absurdos", mas... o que vai ditar se o preço é absurdo ou não, será a sua utilização, se a maioria estiver disposta a pagar o que o OPC pede, não haverá muito a fazer.
Não sei se isso vai acontecer. Ainda este fim de semana vi um Outlander a chegar a um PCN e o senhor pôs o carro a carga.

Das duas, uma.

Ou o senhor não faz a mínima ideia que já se paga os carregamentos naquele local, que até a bem pouco tempo era de borla, ou pelas contas dele ainda compensa carregar em vez de andar a gasolina.
Sem duvida. Haverá sempre o desatento, o que não quer saber, mas serão seguramente cada vez menos.

Responder

Voltar para “Carregamento”