Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Fil » 19 ago 2020, 16:22

Migle, mas esse preço é também para postos ionity de 350kW, portanto todos carregam no máximo dos carros. Temos de ter isso em conta também.

Edit: já vi que meti os pés, não li a última alínea. Assim foi tudo ao ar...
Última edição por Fil em 19 ago 2020, 17:24, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2579
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 19 ago 2020, 16:58

beme83 Escreveu:
19 ago 2020, 15:10
Pela legislação da mobilidade elétrica o OPC não pode dar descontos ao CEME já o CEME como foi referido acho que não há nada que o proiba.
Então a Galp, Edp, Charge2Go, Prio podem em teoria oferecer descontos a quem carregar nos postos da mesma marca.

Se optarem por isso será fácil os grandes esmagarem os pequenos OPC.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 19 ago 2020, 17:04

alexmol Escreveu:
19 ago 2020, 16:58
Se optarem por isso será fácil os grandes esmagarem os pequenos OPC.
Não pode! Então mas e o modelo, as virtudes? Ahhhhhhh :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 19 ago 2020, 20:41

alexmol Escreveu:
19 ago 2020, 16:58
Então a Galp, Edp, Charge2Go, Prio podem em teoria oferecer descontos a quem carregar nos postos da mesma marca.
Podem, tanto que o CEME BMW Charging faz.
Nunca me pareceu completamente de acordo com o que me parecia ler na lei.
Se houver um OPC que cobra 10 que também é CEME e o preço final para o cliente desse CEME naquele posto for 5 não percebo como é que o OPC não está a fazer desconto.

Por outro lado, isso pode fazer um CEME/OPC ter interesse em expandir a sua rede. As pessoas vão preferir ser clientes daquele CEME que faz desconto em tantos postos.

Ninguém inventa um sistema mais complicado e com mais truques do que o nosso.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 19 ago 2020, 21:01

migle Escreveu:
19 ago 2020, 20:41
alexmol Escreveu:
19 ago 2020, 16:58
Então a Galp, Edp, Charge2Go, Prio podem em teoria oferecer descontos a quem carregar nos postos da mesma marca.
Podem, tanto que o CEME BMW Charging faz.
Nunca me pareceu completamente de acordo com o que me parecia ler na lei.
Se houver um OPC que cobra 10 que também é CEME e o preço final para o cliente desse CEME naquele posto for 5 não percebo como é que o OPC não está a fazer desconto.

Por outro lado, isso pode fazer um CEME/OPC ter interesse em expandir a sua rede. As pessoas vão preferir ser clientes daquele CEME que faz desconto em tantos postos.

Ninguém inventa um sistema mais complicado e com mais truques do que o nosso.
O OPC não faz descontos o CEME assume todo o desconto não pode repartir. São duas empresas mesmo que do mesmo grupo totalmente diferentes do ponto de vista fiscal

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 19 ago 2020, 21:03

migle Escreveu:
19 ago 2020, 20:41
alexmol Escreveu:
19 ago 2020, 16:58
Então a Galp, Edp, Charge2Go, Prio podem em teoria oferecer descontos a quem carregar nos postos da mesma marca.
Podem, tanto que o CEME BMW Charging faz.
Nunca me pareceu completamente de acordo com o que me parecia ler na lei.
Se houver um OPC que cobra 10 que também é CEME e o preço final para o cliente desse CEME naquele posto for 5 não percebo como é que o OPC não está a fazer desconto.

Por outro lado, isso pode fazer um CEME/OPC ter interesse em expandir a sua rede. As pessoas vão preferir ser clientes daquele CEME que faz desconto em tantos postos.

Ninguém inventa um sistema mais complicado e com mais truques do que o nosso.
Por isso é que eu tenho quase todos os cartões CEME, excepto o blue qualquer coisa e os outos da Madeira.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 19 ago 2020, 21:38

beme83 Escreveu:
19 ago 2020, 21:01
O OPC não faz descontos o CEME assume todo o desconto não pode repartir. São duas empresas mesmo que do mesmo grupo totalmente diferentes do ponto de vista fiscal
Do ponto de vista fiscal/contabilístico até poderiam ser (nem isso). Mas do ponto de vista económico não são. E mesmo que víssemos assim, isso significaria um CEME pagar pelos carregamentos do cliente... Dumping?
Talvez no caso da BMW haja justificação, porque o cliente já os terá pago no preço do carro, nos outros casos não.

Isto é um dos casos que mostra que a nossa lei, numa leitura superficial, tem boas intenções, mas que depois na prática não têm efeito. São apenas complicações.

A primeira impressão é que a lei está a defender os clientes de um CEME que precisam de aceder àquele posto remoto de um OPC e impedindo que este os discrimine com um preço absurdo está a reforçar que a rede é de acesso público sem discriminação.

Logo aqui outra leitura é que o CEME/OPC não precisa de se esforçar a colocar postos em zonas remotas porque os utilizadores vão usar o seu cartão na mesma. (A leitura só seria a outra se houvesse a concessão de um monopólio, uma distância mínima como as farmácias, mas nada impede o outro CEME de colocar um posto ali também)

Mas nada disto tem efeito porque como é óbvio esta situação só interessa quando existem CEME/OPC com interesses económicos partilhados. Nessa situação é indiferente se é o CEME ou o OPC a fazer o desconto.
A diferença é sair de um bolso e entrar no outro do mesmo grupo económico.

Na prática, a esquisitice na lei só existe para fazer os grupos estrangeiros hesitarem muito antes de pensarem vir.

Como é óbvio, esta lei não se vai manter muito tempo. Só se mantém enquanto isto for a feijões.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 19 ago 2020, 21:58

Acabei de ver o posto CBR-00003 (é dos antigos de 3,7kW) e alguém colocou uma foto da tarifa OPC que já está afixada no posto. Este preço deve ser um novo recorde: 0,0037€/min!! O que dá 0,25€/kWh (em vazio com evaz), muito bom. A PowerDot está muito forte em relação à concorrência, pelos vistos. A pensar que ia ser a mais careira e afinal provavelmente será a mais barata.

No entanto já estou como o BrunoAlves, o retorno assim é minúsculo para o OPC.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 19 ago 2020, 23:00

migle Escreveu:
19 ago 2020, 20:41
Ninguém inventa um sistema mais complicado e com mais truques do que o nosso.
Imagem

(será que dá para gifs aqui? Edit: olha, dá :mrgreen: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2579
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 19 ago 2020, 23:43

cfvp Escreveu:
19 ago 2020, 21:58
Acabei de ver o posto CBR-00003 (é dos antigos de 3,7kW) e alguém colocou uma foto da tarifa OPC que já está afixada no posto. Este preço deve ser um novo recorde: 0,0037€/min!! O que dá 0,25€/kWh (em vazio com evaz), muito bom. A PowerDot está muito forte em relação à concorrência, pelos vistos. A pensar que ia ser a mais careira e afinal provavelmente será a mais barata.
Confirma-se então a tabela.
Powerdot é a mais barata desde que o posto não tenha mais potência que o carro.

Aceitam-se apostas sobre a EDP, vai cobrar ao kWh como seria expectável numa empresa cujo negócio é vender kWh?
Vai esmagar preços ou não se meteu nisto para perder dinheiro?

Imagem

PS: Os únicos postos a funcionar de Olhão a Vila Real de Santo António estão ao rubro com turistas mas são da EDP que não cobra tarifa OPC :D Se já tivessem oficializado preços já estavam a pagar os postos, assim só pró ano :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”