Início do pagamento total da rede de carregamento

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BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jul 2020, 12:35

Sim, parece-me que o interesse é mesmo a licença na via pública, pois os postos terão quase todos de ser substituidos.
Não sei como contabilizaram aqueles que têm umas 8 tomadas ligadas ao mesmo posto, pois aí a rentabilidade será maior.
Outra questão é se terão que fazer obras de upgrade do ramal e aí são mais custos.

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BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2020, 12:45

BrunoFonseca Escreveu:
08 jul 2020, 12:35
Outra questão é se terão que fazer obras de upgrade do ramal e aí são mais custos.
Boa parte dos postos de 22kW do primeiro concurso de 100 postos acabaram por ficar a 7kW exactamente porque não havia disponibilidade de potência para mais.

Pelo que fomos lendo aqui e pelo FB parece que os operadores não querem agora ficar com os postos que ganharam (lá está, porque provavelmente parte do que ganharam é só despesa). É uma novela para continuar a acompanhar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jul 2020, 14:25

BrunoAlves Escreveu:
08 jul 2020, 12:45
BrunoFonseca Escreveu:
08 jul 2020, 12:35
Outra questão é se terão que fazer obras de upgrade do ramal e aí são mais custos.
Boa parte dos postos de 22kW do primeiro concurso de 100 postos acabaram por ficar a 7kW exactamente porque não havia disponibilidade de potência para mais.

Pelo que fomos lendo aqui e pelo FB parece que os operadores não querem agora ficar com os postos que ganharam (lá está, porque provavelmente parte do que ganharam é só despesa). É uma novela para continuar a acompanhar.
Ganharam? Então pagaram meio milhão para quê? Só faz sentido pagar isto pela licença do espaço publico se desejarem rentabilizar.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 08 jul 2020, 14:43

migle Escreveu:
07 jul 2020, 23:49
Ou então, não olhar para o preço, não ver a factura, e ter esperança que isto há de estabilizar...
Vamos esperar para ver.
Para já está bem, ainda este fim de semana carreguei no marShopping por 0.17€/kWh, é basicamente o preço em casa de dia.

Agora tenho a impressão como muitos de vós que os PCN na generalidade vão ficar tão ou mais caros que a maioria dos PCR, o que é no mínimo estúpido!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 08 jul 2020, 15:30

frankesousa Escreveu:
08 jul 2020, 14:43
migle Escreveu:
07 jul 2020, 23:49
Ou então, não olhar para o preço, não ver a factura, e ter esperança que isto há de estabilizar...
Vamos esperar para ver.
Para já está bem, ainda este fim de semana carreguei no marShopping por 0.17€/kWh, é basicamente o preço em casa de dia.

Agora tenho a impressão como muitos de vós que os PCN na generalidade vão ficar tão ou mais caros que a maioria dos PCR, o que é no mínimo estúpido!
Evaz vazio + IVA? Sim, suponho que ao fim de semana seja ok carregar num posto sem OPC se for mesmo preciso carga para voltar a casa. Outro dia andei a fazer contas e para quem necessita de carregar em casa tanto de dia como de noite, às vezes até pode compensar o tarifário tri-horário em vez do simples. O carro não pode é carregar naquelas horas de ponta.

Concordo plenamente que PCNs ao preço de PCRs não faz sentido nenhum, mas é para aí que estamos a caminhar. E a avaliar a quantidade de PCRs que têm surgido nestes dias por todo o país (menos o interior, claro), estou mesmo a ver ser viável abastecer fora de casa nos PCRs e ignorar os PCNs.

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zeuz
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por zeuz » 08 jul 2020, 18:27

Sempre disse a mim próprio que mais tarde ou mais cedo iriam arranjar uma maneira de não podermos carregar em casa, porque isso é um impedimento a cobrar impostos equivalentes ao ISP... só haver carregadores em DC é bem capaz de ser o primeiro passo... :? ...o que até vai de encontro ao que a maioria quer, i.e., carregar em 5 minutos, energia para 1.000km... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

LAbreu
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por LAbreu » 08 jul 2020, 18:45

zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 18:27
Sempre disse a mim próprio que mais tarde ou mais cedo iriam arranjar uma maneira de não podermos carregar em casa, porque isso é um impedimento a cobrar impostos equivalentes ao ISP... só haver carregadores em DC é bem capaz de ser o primeiro passo... :? ...o que até vai de encontro ao que a maioria quer, i.e., carregar em 5 minutos, energia para 1.000km... :roll:
Se te vendessem um VE só com DC por menos 2000€ compravas? Eu não. Por isso acho que os construtores ate podem tentar, mas não vamos ter isso a acontecer. No maximo vamos todos manter os velhinhos VE com Mannekes ou fazer retrofits com fartura.
Depois de saberes o quão confortável é não ter de ir a bomba de combustível não vai voltar a trás. :lol:

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zeuz
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por zeuz » 08 jul 2020, 19:55

LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 18:45
Se te vendessem um VE só com DC por menos 2000€ compravas? Eu não.
Foram vendidos :
* BMW i3 60Ah sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
* Nissan Leaf 24kWh sem carga rápida, i.e., sem tomada CHAdeMO
* Nissan Leaf 24kWh sem carga a 6,6kWh, i.e., só carregam em AC a 3,6kWh
* VW e-Golf sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes

São todos exemplos de que há mercado para várias escolhas.

Vivo num apartamento sem garagem e as cargas em PCN ameaçam ficar ao preço das cargas em PCR.
Se não vou ter oportunidade para usar o carregamento em AC, então o desconto de 2.000€ no preço é bem-vindo!

A tua hipótese pode ser comparada à opção de carregamento em AC a 11kWh que algumas marcas estão a lançar no mercado.
Para quem sempre carrega em garagem própria, não faz sentido gastar o dinheiro extra se nunca tirar partido dos 11kWh.
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 18:45
Por isso acho que os construtores ate podem tentar, mas não vamos ter isso a acontecer.
Tens a certeza ?
Então como explicar a reação dos fabricantes à crescente procura de carros eléctricos/electrificados - na Alemanha os M-B Classe A plug-in esgotaram! - , que continuam a atrasar o lançamento no mercado de novos BEV's ? Como explicar terem cancelado os diversos projectos de carros eléctricos, que já existem desde ~1910 ?

E os países que constituem a União Europeia ? Será que estão impedidos de criar uma lei que te obrigasse a carregar o carro apenas em postos públicos ?
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 18:45
No maximo vamos todos manter os velhinhos VE com Mannekes (...)
...até criarem leis que de uma maneira ou outra te levem a trocá-lo...
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 18:45
(...) ou fazer retrofits com fartura.
Conheces algum caso de sucesso em Portugal ?
Quanto custa fazer um retrofit ?
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 18:45
Depois de saberes o quão confortável é não ter de ir a bomba de combustível não vai voltar a trás. :lol:
Tenho uma Vectrix VX-1 Li+ ... andei uns meses com uma mota a gasolina e chateava-me solenemente ter que me desviar do caminho casa-trabalho-casa para abastecer gasolina!

Mas esse conforto só é possível se tiveres garagem própria!

Tanto assim é que no meu Opel Ampera gastei a carga toda este fim-de-semana, mas ainda não fui colocá-lo à carga.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 08 jul 2020, 20:25

zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
Tenho uma Vectrix VX-1 Li+ ... andei uns meses com uma mota a gasolina e chateava-me solenemente ter que me desviar do caminho casa-trabalho-casa para abastecer gasolina!

Mas esse conforto só é possível se tiveres garagem própria!
Está na altura de voltar às scooters com bateria removível. Carrega-se dentro de casa :D

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por LAbreu » 08 jul 2020, 20:53

zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 18:45
Se te vendessem um VE só com DC por menos 2000€ compravas? Eu não.
Foram vendidos :
* BMW i3 60Ah sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
* Nissan Leaf 24kWh sem carga rápida, i.e., sem tomada CHAdeMO
* Nissan Leaf 24kWh sem carga a 6,6kWh, i.e., só carregam em AC a 3,6kWh
* VW e-Golf sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
Isso são carros sem QC e com AC, não o contrario...
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
A tua hipótese pode ser comparada à opção de carregamento em AC a 11kWh que algumas marcas estão a lançar no mercado.
Para quem sempre carrega em garagem própria, não faz sentido gastar o dinheiro extra se nunca tirar partido dos 11kWh.
Eu gosto de ter opção de poderes escolher qual o melhor carregador para mim quando configuro o carro. Pode dar-te jeito trifasico e não QC, pode dar-te jeito Chademo e não CCS. Por mim escolhi-a o comprador e não o vendedor
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
LAbreu Escreveu:
08 jul 2020, 18:45
Por isso acho que os construtores ate podem tentar, mas não vamos ter isso a acontecer.
Tens a certeza ?
O GM EV1 já passou... Sabes o que é a caixa de pandora? A Tesla e o Carlos Ghosn já a abriram... Acabou-se. As marcas ou adaptam-se ou morrem. As marcas vão tentar atrasar... Atrasar não é voltar a trás.
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
E os países que constituem a União Europeia ? Será que estão impedidos de criar uma lei que te obrigasse a carregar o carro apenas em postos públicos ?
Foi a UE que stardardizou o CCS. São os estados europeus que ainda dão incentivos a compra de VE. A UE quer que haja carros electricos. E os politicos somos nós que os elegemos na europa (nos EUA são os politicos que escolhem os eleitores, mas isso e politica...)
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
...até criarem leis que de uma maneira ou outra te levem a trocá-lo...
Se não te obrigam a trocar o Peugeot 105 do milenio passado, como te vão obrigar a trocar o teu carro com menos 30 anos?
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
Quanto custa fazer um retrofit ?
Por uma tomada Menneckes tipo 2:
Um inversor, controlador de carga, cabos e uma tomada. Deve ficar pelos 3000€ actualmente com mão de obra e trabalho de carroçaria.
Tens aqui alguns dos componentes necessarios:
https://zero-ev.co.uk/product-category/chargers/

Conversões bem sucedidas:

https://www.youtube.com/channel/UCqZtga ... k9NazBuaow
https://zero-ev.co.uk/
zeuz Escreveu:
08 jul 2020, 19:55
Mas esse conforto só é possível se tiveres garagem própria!
Nunca disse que era para todos. So disse que quem tem garagem não ia deixar de exigir um carregador tipo 2 no seu carro.

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