Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por zeuz » 09 jul 2020, 11:41

Nonnus Escreveu:
09 jul 2020, 11:14
rimsilva Escreveu:
09 jul 2020, 11:04
Neste momento acho que melhor do que criticar, será ver acções e deixar literalmente "às moscas" os postos com preços "absurdos", mas... o que vai ditar se o preço é absurdo ou não, será a sua utilização, se a maioria estiver disposta a pagar o que o OPC pede, não haverá muito a fazer.
Não sei se isso vai acontecer. Ainda este fim de semana vi um Outlander a chegar a um PCN e o senhor pôs o carro a carga.

Das duas, uma.

Ou o senhor não faz a mínima ideia que já se paga os carregamentos naquele local, que até a bem pouco tempo era de borla, ou pelas contas dele ainda compensa carregar em vez de andar a gasolina.
Se não houver taxa de OPC , o valor de um carregamento fica ligeiramente mais económico que a quantidade de gasolina necessária para a mesma autonomia. Pode é não compensar a poupança versus o tempo gasto na carga.

Com taxa de OPC não compensa carregar num PCN, principalmente se não houver tempo para uma carga completa.


P.S.: de notar que em postos de 11kWh, carros que carregam em monofásico irão carregar a 3,6kWh...
Anexos
Screenshot_2020-07-09-11-25-47-016_com.muvext.miio.jpg
Screenshot_2020-07-09-11-34-33-366_com.muvext.miio.jpg
Screenshot_2020-07-09-11-26-10-375_com.muvext.miio.jpg
Última edição por zeuz em 09 jul 2020, 11:59, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 09 jul 2020, 11:52

Para os monofásicos é complicado sem dúvida :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 09 jul 2020, 12:08

Até mesmo os que carregam a 7kW, se têm o azar de um OPC ter instalado um posto de 11kW, ficam ao mesmo nível de um carro de 1ª geração ou um PHEV.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 09 jul 2020, 12:39

Realmente chamou-me atenção este posto quando apareceu hoje na Miio ainda mais porque tem tarifa OPC superior a outros instalados noutras Makro pelo mesmo operador e também pela exorbitância que fica para veículos monofásicos e mesmo para trifásicos pois fica com IVA a 0.46€/Kwh (CEME+OPC+IVA). Mas pronto vamos a ver as alterações que vão surgir quando os PCN estiverem às moscas.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por RJSC » 09 jul 2020, 12:49

Os VE de primera geração são os que mais necessitam de utilizar os pontos de carregamento.
Cobrar ao minuto num posto de carregamento normal é ridiculo.
Pura ganância.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 09 jul 2020, 13:48

rimsilva Escreveu:
09 jul 2020, 11:04
Esquecendo os PCR financiados/cobrados ao kWh e centrando na maioria, o Zoe com carregador interno de 22 kW (que deve ser dos VE's em maior numero na estrada em Portugal) irá certamente previligiar o carregamento em PCNs de 22 kW e assim finalmente, concretizar o que eu e muitos outros utilizadores "defendiam" que era PCR para VE's com CR e PCNs para outros VE's.
Enquanto houver PCR's a cobrar ao kWh acho que quem tem Zoe tem de fazer bem as contas :D

Imagem

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 09 jul 2020, 13:52

Nonnus Escreveu:
09 jul 2020, 11:14
Ou o senhor não faz a mínima ideia que já se paga os carregamentos naquele local, que até a bem pouco tempo era de borla, ou pelas contas dele ainda compensa carregar em vez de andar a gasolina.
Quando no final deste mês chegarem as primeiras facturas de Julho logo vemos! :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 09 jul 2020, 13:57

Muito se tem falado por aqui, mas pergunto se alguém já enviou um email para os OPC a reclamar dos seus preços?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 09 jul 2020, 14:24

Eu não, porque não acho que haja reclamação a fazer.

Como já se demonstrou em contas várias nas páginas anteriores, é perfeitamente ridículo pensar em operar um posto a valores mais baixos.
Sim, os postos para veículos de carregamento mais lento deviam ser pagos por energia e não por tempo. Mas é impensável pedir a um operador qualquer que instale e opere esses postos, depois vá ganhar 20cts por cada hora de funcionamento. Ninguém aqui quereria semelhante negócio para si.

O que é preciso é manter estes postos antigos com tarifas decentes (algo que o contrato de concessão parece assegurar - demasiado até na minha opinião) e potenciar locais de carregamento FORA DA REDE PÚBLICA porque neste modelo isso nunca será possível.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 09 jul 2020, 15:37

RJSC Escreveu:
09 jul 2020, 12:49
Os VE de primera geração são os que mais necessitam de utilizar os pontos de carregamento.
Cobrar ao minuto num posto de carregamento normal é ridiculo.
Pura ganância.
Compreendo o que dizes, sou apologistas dos PCN's ao kWh (porque o factor tempo não é tão importante como num PCR), mas não acho que seja essa a razão dos VEs de primeira geração sairem tão prejudicados.

Os preços nos postos mais lentos é que são injustos ou desajustados, se preferirem.... Na página anterior uns bons exemplos:

- Um PCN de 22 kW a cobrar 0,04€/min (tomando este posto como referência)
- Um PCN com metade da potência a 0,035€/min, está desjusrado...
- Penso que o posto da makro (da primeira imagem) é um postos de 7,4 kW e está a cobrar 0,015€/min, está (menos) desajustado.

Se a isto juntamos os postos da Prio 22 kW que cobram a 0,01€/min, há aqui muita coisa que vai mal.... Concordo com o Bruno (porque sempre discordei da existências dos CEME), do custo total de um carregamento dos exemplos, o OPC leva a meu ver pouco e o CEME demasiado....


@alexmol,
esse PCR é qual? É dos "financiados"? Contudo, tal como frizei é um os PCRs ao kWh...

Responder

Voltar para “Carregamento”