Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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rimsilva
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 06 ago 2020, 10:29

alexmol Escreveu:
05 ago 2020, 17:23

Acabou de abrir o PCR do Lidl de Vila Real de Santo António com tarifa OPC de 8 cêntimos por minuto, preço final a rondar os 0,32€ / kWh

:o

O que está mal aqui? Ou está tudo bem?
Excelente tarifa ao nivel de poucos, mas para chegar a esses 0,32€/kWh não é para qualquer VE, um Leaf com rapidgate ou mais antigo, a carregar acima de uma determinada % de bateria.

Eu até poderia dizer que cada vez mais se justifica comprar um VE com carga rápida (nunca ponderei um que não tivesse e aconselho sempre a quem me perginta), mas acho que não devemos ir por aí, porque os PCN também são necessários.

Apesar do PCN poder rondar o mesmo preço por kWh, acaba por servir os VE's que apenas carregam a 3,7 e 7,4 kWh, penso quanto mais lento o posto, mais dificil será conseguir diluir um custo "fixo" por minuto e depois há que acrescentar a tarifa da energia que os OPC não podem negociar.

Sinceramente o que me choca são PCN's cbrados ao minuto que podem cobrar 0,6€/0,7€ por kWh....

Já agora aproveito para confirmar mais um posto (3,7 kW) da rede piloto da GALP por 0,007€/min VNG-00011, gostava de confirmar um posto de 22 kW, mas estranhamente parece que estão todos limitados a 7,4 kW :shock:

Dos outros operadores ainda não vi nenhum tarifário.
BrunoFonseca Escreveu:
06 ago 2020, 01:17
Credo! Espero bem que estejas enganado. Quem é que faz um investimento de meio milhão de euros sem fazer um plano de negocios? Sem compreender o mercado e a sua envolvente? Sem fazer uma analise de avaliação de investimento??

Pelos vistos há por aí muito dinheiro para ser esbanjando.

Sinceramente, com tal investimento eu começava uma rede privada que iria servir melhor os consumidores.
Tens duvidas? :lol: É a chamada técnica "tentativa erro" ou " caça ao tanso" :lol:, oportunistas no fundo.... Não foi isso que a Propel-CEPSA tentou?

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mjr
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 06 ago 2020, 16:57

Se o mercado fosse assim fácil de prever... é muito fácil criar um “Excel”, mas a dinâmica no mercado é pior que a modelação meteorológica.

Claro que os OPC querem maximizar os seus lucros, e procuram o preço que dê mais retorno no binómio tempo de utilização / custo desse tempo.

Se calhar acharam que os 0,3€/kW.h de preço final é esse valor. Vamos ver se nos próximos tempos introduzem perturbações no preço para perceber se estão no apex da função de resultados por posto.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 06 ago 2020, 19:17

mjr Escreveu:
06 ago 2020, 16:57
Se o mercado fosse assim fácil de prever... é muito fácil criar um “Excel”, mas a dinâmica no mercado é pior que a modelação meteorológica.

Claro que os OPC querem maximizar os seus lucros, e procuram o preço que dê mais retorno no binómio tempo de utilização / custo desse tempo.

Se calhar acharam que os 0,3€/kW.h de preço final é esse valor. Vamos ver se nos próximos tempos introduzem perturbações no preço para perceber se estão no apex da função de resultados por posto.
Discordo a tantos niveis... previsão meteorológica é do mais difícil que há (falo por experiencia propria)
Quanto ao uso do excel, é apenas mais uma ferramenta ao nivel da avaliação de investimentos. Mas uma coisa é certa, não se pode ignorar os elementos. Pergunta ao Porter! Se esquecermos os "clientes" então não temos negócio.
Faz sentido cobrares o mesmo por equipamentos com custos tão distintos?

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 06 ago 2020, 20:43

Eu adoro meteorologia e diria que o comportamento é semelhante, a curto prazo podemos ter boa precisão, mas a médio prazo, mais de 7 dias, é pouco melhor que atirar a moeda ao ar.

O problema é o mesmo, incapacidade de modelar todas as dinâmicas, dados iniciais pouco fiáveis e pouca resolução.


Se fosse fácil já estava rico na bolsa 😀

O custo operacional e o tempo que querem para amortizar o ativo são fáceis de colocar no Excel. O resto são muitas variáveis não controláveis e difíceis de prever: VE que precisam de carga ao preço apresentado hoje e daqui a 1,2,3 anos ; potência dos carregadores internos hoje e daqui a 1,2,3 anos ; concorrência de outros postos próximos hoje e no futuro ; taxa de avarias do equipamento ; preço da eletricidade em casa hoje e no futuro ; tempo em que o posto está ocupado (ICED) sem estar a pagar ; taxa de vandalismo ; etc.

Rapidamente tens um sistema caótico em que uma alteração numa variável pode alterar todo o sistema.

Daqui a 1 - 2 anos, algumas destas incógnitas começam a estar mais bem definidas e o modelo a ser mais realista. Nesta fase, sinceramente, não me parece.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 06 ago 2020, 23:21

Mas todas essas variáveis que referes aplicam-se tanto a PCR como PCN, sendo a unica com diferença significativa o preço do equipamento.
Daí a pergunta que muitos fazem ser sobre o valor final a pagar num PCN ser tão proximo do valor a pagar num PCR quando este último tem um custo inicial 5 ou 6x superior.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 07 ago 2020, 10:00

Off-Topic:
Se fosse fácil todos os gestores eram Bil Gates... Muitas vezes a diferença está entre fazer algo por uma causa que se acredita ou simplesmente procurar o lucro maximo a todo o custo... Lembro-me de uma conversa sobre o investimento em postos de carregamento e na presectiva perante a vida util dos mesmos, quando se olha apenas para o lucro, a prespectiva sobre este assunto muda logo.

Se olharmos ao passado dos operadores, à sua postura e preços praticados já se começa a perceber que há de facto alguns que acreditam na ME e outros que o seu principal drive é a oportunidade de lucro.

Apesar de tudo, de uma forma geral, eu admiro o papel dos OPC, num contexto como o nosso em que foi imposto um CEME, onde ficam com 1/3 da receita dos carregamentos e lhes é pedido mais investimento em postos de carregamento, não é fácil.

On-Topic
rimsilva Escreveu:
03 ago 2020, 10:04
Tudo indica que indica que a Galp irá praticar 0,11€/kWh nos seus postos ex rede piloto. Se o posto de 7,4 passar para a potencia original de 22 kW, certamente que o preço será ajustado também.

Falta saber o que é que os outros operadores irão fazer, tenho convicção que a EDP e KLC será dentro disto, já a power dot tenho duvidas que não seja mais caro.

Este tipo de preços acho que acaba por confirmar a ideia que tenho defendido aquando das várias discussões neste forum sobre preços ao min vs kWh, mais importante do que a forma de calculo é o valor final justo e neste caso, cobrar um posto de 3,7 kW a metade do preço de um a 7,4 kW, faz todo o sentido e torna o carregamento mais "justo" (algo que não se assiste em muitos postos "privados" que já são pagos)
Parece confirmar-se o que referi:

Postos VNG-00011 (rede piloto 3,7 kW) - KLC - 0,1€/kWh

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 07 ago 2020, 12:25

rimsilva Escreveu:
07 ago 2020, 10:00
Parece confirmar-se o que referi:

Postos VNG-00011 (rede piloto 3,7 kW) - KLC - 0,1€/kWh
Com ou sem IVA?

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 07 ago 2020, 15:24

BrunoFonseca Escreveu:
06 ago 2020, 23:21
Mas todas essas variáveis que referes aplicam-se tanto a PCR como PCN, sendo a unica com diferença significativa o preço do equipamento.
Daí a pergunta que muitos fazem ser sobre o valor final a pagar num PCN ser tão proximo do valor a pagar num PCR quando este último tem um custo inicial 5 ou 6x superior.
Sem dúvida!

Para mim a grande diferença é que num PCR com menos tempo de utilização consegues mais energia carregada. É um binómio complicado, por um lado o custo dos PCN é muito inferior, por outro a faturação por hora de uso é também muito menor!

A equação parece que de alguma maneira se equilibrar com um preço muito semelhante, o que é uma pena para os UVE. Nos próximos meses vamos começar a perceber as tendências e se os preços divergem um pouco mais, com os PCN a serem significativamente mais baratos que os PCR.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 07 ago 2020, 17:35

beme83 Escreveu:
07 ago 2020, 12:25
rimsilva Escreveu:
07 ago 2020, 10:00
Parece confirmar-se o que referi:

Postos VNG-00011 (rede piloto 3,7 kW) - KLC - 0,1€/kWh
Com ou sem IVA?
Boa pergunta!

Só indica 1 preço, mas depois de aplicar o zoom x1000 na foto é possivel ver "valores sem IVA" ou seja passa para 0,123€/kWh!

Veremos se a EDP iguala ou bate a Galp, continuo a apostar que a PowerDot será a mais cara...

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 07 ago 2020, 20:21

Alguém sabe porque é que os postos da Galp Power e KLC mudaram de código ?

Eram AAA-00XXX e passaram a ser AAA-90XXX :think:

O 9 quer dizer que fazem parte da concessão? Então e os da EDP e Powerdot ?
Quer dizer que a KLC e Galp aceitaram os postos escavacados ou por construir como ainda estão ?
Alexandre Moleiro

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