Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 13 out 2020, 12:49

beme83 Escreveu:
13 out 2020, 12:38
Sinceramente isto anda uma confusão enorme.
Problemas este mês:
situação 1: Carrego a 6 de Setembro num PCR da EDPC que mudou tarifário a 7 de Setembro de kwh para tempo e é-me cobrado por tempo. (Situaão reportada ao CEME que a reportou à Mobie. Então quando for tarifários alterados diariamente como vai ser
Situação 2: Altero tarifário antes de acabar o mês só entra em vigor a meio do mês mais uma vez por situações ligadas à Mobi.e e não a o CEME...Então a Mobie está para colaborar ou para prejudicar os CEMES?
Isto aconteceu contigo ou estás a dar casos hipotéticos? A situação 1 é de bradar :shock:
beme83 Escreveu:
13 out 2020, 12:38
Pelo que vejo penso que é tudo menos um parceiro positivo.
Eu ainda estou para descobrir alguma coisa em que seja positiva a sua existência, mas enfim :roll:
frankesousa Escreveu:
13 out 2020, 12:39
cobram o valor (o que está bem porque se prestam o serviço ou entregam o bem devem receber por isso) mas depois apresentam um papel a dizer "não serve de fatura".
Facturação existe, o site tem a identificação fiscal do dono do carro e é igual em todos os países. Para depois poder ser aceites cá, como despesas (e dedução do IVA) para as empresas é que não sei. Vou imaginar que a Tesla se precaveu e estará legal e fiscalmente informada. Com os advogados da Sonae :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 13 out 2020, 13:14

BrunoAlves Escreveu:
13 out 2020, 12:49
beme83 Escreveu:
13 out 2020, 12:38
Sinceramente isto anda uma confusão enorme.
Problemas este mês:
situação 1: Carrego a 6 de Setembro num PCR da EDPC que mudou tarifário a 7 de Setembro de kwh para tempo e é-me cobrado por tempo. (Situaão reportada ao CEME que a reportou à Mobie. Então quando for tarifários alterados diariamente como vai ser
Situação 2: Altero tarifário antes de acabar o mês só entra em vigor a meio do mês mais uma vez por situações ligadas à Mobi.e e não a o CEME...Então a Mobie está para colaborar ou para prejudicar os CEMES?
Isto aconteceu contigo ou estás a dar casos hipotéticos? A situação 1 é de bradar :shock:
beme83 Escreveu:
13 out 2020, 12:38
Pelo que vejo penso que é tudo menos um parceiro positivo.
Eu ainda estou para descobrir alguma coisa em que seja positiva a sua existência, mas enfim :roll:
frankesousa Escreveu:
13 out 2020, 12:39
cobram o valor (o que está bem porque se prestam o serviço ou entregam o bem devem receber por isso) mas depois apresentam um papel a dizer "não serve de fatura".
Facturação existe, o site tem a identificação fiscal do dono do carro e é igual em todos os países. Para depois poder ser aceites cá, como despesas (e dedução do IVA) para as empresas é que não sei. Vou imaginar que a Tesla se precaveu e estará legal e fiscalmente informada. Com os advogados da Sonae :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
As duas situações são situações verdadeiras que me aconteceram este mês com as faturas de Setembro.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 13 out 2020, 14:14

Cruzes canhoto... Se ao menos fosse tecnicamente possível processar pagamentos na hora como acontece, sei lá, no mundo inteiro :roll:

Faz-me lembrar uma frase de um grande pensador da antiguidade :mrgreen:
Imagem
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 13 out 2020, 22:25

frankesousa Escreveu:
13 out 2020, 12:39
  • Não terão certamente os instrumentos de medida adequados e certificados para medir kWh
Não tem eles, nem tem nenhum PCR. Posso vos dizer que nenhum PCR tem instrumentos de medição de energia certificado. Se alguém se quiser chatear a sério e avançar para tribunal é bem possível não pagar nenhum carregamento feito em PCRs.

De resto só desejo que a Sonae e Tesla tenham o máximo sucesso. Este modelo ridículo e único no mundo tem de morrer de vez :evil: :twisted:

Porque tenho eu de esperar 3 meses para saber quanto vou pagar, como já me aconteceu com a Galp? Porque tenho eu de andar a participar no jogo de ping pong entre CEME, OPC e Mobie?

Morte de vez a este modelo ridículo! :twisted: :evil:

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rafaelferreirapt » 17 out 2020, 18:16

jfr2006 Escreveu:
13 out 2020, 22:25
Morte de vez a este modelo ridículo! :twisted: :evil:
Não havendo lei para as redes terem roaming entre si, conseguem-se ver a instalar 20 ou mais aplicações para percorrer Portugal - mesmo que tenham Tesla? É uma pergunta que tenho feito, e nesta perspectiva, as respostas têm sido não, preferem que haja roaming. Portanto, eu considero que a lei tem de obrigar o roaming, caso contrário vamos cair nos mesmos erros de muitos países europeus. Talvez o que esteja mal seja o OPC não conseguir atribuir - ainda - descontos em real-time para atrair clientes? Exactamente. E muitas outras coisas que acredito em breve seja possível.

O problema não é o modelo, e ainda bem que a Mobi.e passou assumir o papel de Hub de Roaming entre redes (OPCs) e finalmente os CEMEs assumem o papel de facilitadores de Roaming. A infraestrutura e sistemas estão a mudar, e vai haver muito boas novidades, que a concretizarem-se deixa de fazer sentido iniciativas standalone, isoladas e sem roaming.

Já agora, quanto há Rede Tesla, eles tiveram uma proposta para actuarem legalmente no mercado nacional, e continuando a ser Rede Tesla...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 17 out 2020, 23:09

Rafael, o vosso trabalho merece-me a maior consideração e, desde que se tornaram CEME, nunca mais usei outro cartão.

Mas o ser obrigado a gramar o modelo (e nisso ser cliente de quem faz o melhor trabalho - de longe) é muito diferente de o aceitar.
rafaelferreirapt Escreveu:
17 out 2020, 18:16
O problema não é o modelo, e ainda bem que a Mobi.e
O problema É o modelo. E colocar na mesma frase "MobiE" e "ainda bem" só se adicionares "extinção" à frase.
A MobiE ainda não se paga. Mas irá pagar. Mais uma facada em preços. Com anos e anos de experiência vergonhosa no serviço oferecido, essa capacidade que têm de a manter no meio como vantagem é algo que me ultrapassa.

Porquê 20 aplicações? Só há dezenas de OPC e CEME por causa do modelo. Se virmos o que há lá fora, existem meia dúzia de grandes redes por país, maioritariamente muito menos.
O rncarlov fez 1000km em Espanha com Iberdrola e Easycharger. Noutros países idem. E se eu chegar à Conchichina a um posto que me pede uma app para usar, instalo e uso. 1, 2, 20. Uso. Um estrangeiro chega aqui, não pediu cartão nenhum e vai de reboque. A MobiE faz borrada e a rede fica toda em baixo.

A legislação é caduca e castradora, o modelo foi implementado à volta dessa legislação (porque antes, como agora, quem decide percebe tanto de carros eléctricos como eu percebo de lagares de azeite) e agora é impossível mudar o que quer que seja, com dezenas de players já estabelecidos.
E nós vamos continuar nisto.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rafaelferreirapt » 17 out 2020, 23:22

La fora se quisermos ter roaming também temos de pagar uma fee à plataforma de roaming, é uma anuidade e uma fee por carregamento que se paga. O utilizador final não vê isso, mas é essa a razão que outras aplicações tem sempre preços mais elevados do que se instalarmos a App do operador.
Se não tivermos plataforma de roaming em Portugal, vamos ter de criar o nosso roaming, até pode ser a miio ou até não, a criar esse roaming mas acredite que não vai ser também uma tarefa simples.
O que eu quero dizer, é que acredito no roaming, e acredito que ter 20 aplicações para carregar não vai ser um cenário favorável para a mobilidade elétrica em Portugal.

Agora, para o que a lei e o regulamento exige, acho que já conseguimos várias coisas, preço único, sem cálculos, notificações de início e fim de carga, preço após carregamento concluído, e em breve já só falta o carregamento na aplicação, mas isto é só a parte do utilizador final. Na próxima semana começa a migração do software da EGME e cada operador e CEME vai trabalhar de forma independente (são só enviados informações energeticos e para faturação a EGME).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 17 out 2020, 23:37

rafaelferreirapt Escreveu:
17 out 2020, 23:22
La fora se quisermos ter roaming também temos de pagar uma fee à plataforma de roaming
Mas podes não ter roaming. Não precisas de roaming. Tens algumas (poucas) grandes redes, cada uma com a sua app ou cartão ou o que for, carregas. Eu não quero pagar à MobiE. Ponto. Quero pagar os meus carregamentos, quero pagar a quem lá coloca o equipamento, não quero pagar à MobiE.
Aqui só tens as 20 porque o modelo o potenciou. Porque tens 20 OPC e 20 CEME em que uns são uma coisa e outros são outra e alguns são ambos. Quando podias ter só o que existe no resto do mundo
rafaelferreirapt Escreveu:
17 out 2020, 23:22
Agora, para o que a lei e o regulamento exige, acho que já conseguimos várias coisas, preço único, sem cálculos, notificações de início e fim de carga, preço após carregamento concluído
Perfeitamente de acordo. Para o que a lei exige há a Miio e há os outros parados no tempo (se é que alguma vez arrancaram). Mas a lei é que é idiota. E agora construiu-se este castelo à volta dessa lei, e já não volta atrás
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 18 out 2020, 09:42

rafaelferreirapt Escreveu:
17 out 2020, 18:16

O problema não é o modelo, e ainda bem que a Mobi.e passou assumir o papel de Hub de Roaming entre redes (OPCs) e finalmente os CEMEs assumem o papel de facilitadores de Roaming. A infraestrutura e sistemas estão a mudar, e vai haver muito boas novidades, que a concretizarem-se deixa de fazer sentido iniciativas standalone, isoladas e sem roaming.

Já agora, quanto há Rede Tesla, eles tiveram uma proposta para actuarem legalmente no mercado nacional, e continuando a ser Rede Tesla...
Lamento discordar.
Se o problema não fosse o modelo então porque o Continente e a Tesla e o Mercadona ficaram de fora? só por teimosia?

Alguém acredita que a Tesla conseguiria ter preço de 30 cêntimos por kWh se estivesse integrada na Mobi.E ?

O roaming existe em quase todos os países, e nenhum (que eu saiba) excepto Portugal tem EGME.

Estamos a ficar off-topic, mas também a Edp nunca mais se decide sobre preços nos PCN concessionados.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rafaelferreirapt » 18 out 2020, 10:18

alexmol Escreveu:
18 out 2020, 09:42
rafaelferreirapt Escreveu:
17 out 2020, 18:16

O problema não é o modelo, e ainda bem que a Mobi.e passou assumir o papel de Hub de Roaming entre redes (OPCs) e finalmente os CEMEs assumem o papel de facilitadores de Roaming. A infraestrutura e sistemas estão a mudar, e vai haver muito boas novidades, que a concretizarem-se deixa de fazer sentido iniciativas standalone, isoladas e sem roaming.

Já agora, quanto há Rede Tesla, eles tiveram uma proposta para actuarem legalmente no mercado nacional, e continuando a ser Rede Tesla...
Lamento discordar.
Se o problema não fosse o modelo então porque o Continente e a Tesla e o Mercadona ficaram de fora? só por teimosia?

Alguém acredita que a Tesla conseguiria ter preço de 30 cêntimos por kWh se estivesse integrada na Mobi.E ?

O roaming existe em quase todos os países, e nenhum (que eu saiba) excepto Portugal tem EGME.

Estamos a ficar off-topic, mas também a Edp nunca mais se decide sobre preços nos PCN concessionados.
Continente? Sim, exatamente. O Mercadona oferece energia, por isso não se engloba. E ainda não é claro as intenções deles nem a sua situação está 100% esclarecida, ainda muito pode mudar.

Tesla, a 30ct/kWh? Tiveram uma proposta para ter tudo legal, incluindo vender energia de forma legal, com CAE para tal, que agora nem têm, e sim, podiam estar na Mobi.e mas não de acesso ao público. E conseguiam até menos que 30ct/kWh, isso já era uma decisão de negócio deles.

Responder

Voltar para “Carregamento”