Início do pagamento total da rede de carregamento
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2580
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Assumindo que a EDP vai cobrar o mesmo valor ao minuto nos postos de 11kW que de 7.4kW (acho que não há nenhum de 11kW da EDP na rede concessionada) a tabela fica finalmente pronta!
Vou tentar fazer uma tabela equivalente para postos não concessionados
Vou tentar fazer uma tabela equivalente para postos não concessionados
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2580
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Agora a tabela de preços de PCN não concessionados, descubram as diferenças! A codificação de cores é a mesma.
Saltam já à vista algumas coisas:
- Nenhum OPC instalou postos de 3.7kW, mais de 90% são 7.4 ou 22kW
- Todos cobram ao minuto
- Muitos OPC optaram por só instalar postos de 22kW
- Tirando a Prio os preços são significativamente mais caros que na rede concessionada
- Apenas a GALP instalou postos de 11kW (a Bluecharge herdou alguns da EV Power)
- Os postos de 7.4kW que a EDP instalou em Hoteis (principalmente Vila Galé) são bem caros (além de pagarmos o hotel e possivelmente o parque)
- A Prio cobra o mesmo valor por minuto nos postos de 7.4 e 22kW
- EDP e Powerdot têm bons preços na rede concessionada mas depois "vingam-se" nos postos livres
- Os poucos PCN da KLC fora da rede concessionada ainda não têm preço definido
Se encontrarem alguma combinação que não esteja na tabela apitem!
Saltam já à vista algumas coisas:
- Nenhum OPC instalou postos de 3.7kW, mais de 90% são 7.4 ou 22kW
- Todos cobram ao minuto
- Muitos OPC optaram por só instalar postos de 22kW
- Tirando a Prio os preços são significativamente mais caros que na rede concessionada
- Apenas a GALP instalou postos de 11kW (a Bluecharge herdou alguns da EV Power)
- Os postos de 7.4kW que a EDP instalou em Hoteis (principalmente Vila Galé) são bem caros (além de pagarmos o hotel e possivelmente o parque)
- A Prio cobra o mesmo valor por minuto nos postos de 7.4 e 22kW
- EDP e Powerdot têm bons preços na rede concessionada mas depois "vingam-se" nos postos livres
- Os poucos PCN da KLC fora da rede concessionada ainda não têm preço definido
Se encontrarem alguma combinação que não esteja na tabela apitem!
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Bom trabalho, alexmol!
Só um pequeno pormenor, as cores não estão bem, devia ser tudo a vermelho. Estou a brincar, mas é um cenário um pouco assustador, até mesmo para VEs que carregam a 22kW. Então para outros nem se fala. Pensava que os VEs com 11kW iam ter preços mais apelativos, mas nem por isso. Fica mais barato carregar num PCR em muitos casos, é bizarro. No entanto acredito que muita coisa ainda vai mudar, porque com preços assim ninguém vai usar esses PCNs, especialmente quando a maior parte dos VEs não carrega a 22kW.
Já agora, quanto à KLC, tens os postos dos politécnicos de Coimbra que são 0,07€/kWh.
Só um pequeno pormenor, as cores não estão bem, devia ser tudo a vermelho. Estou a brincar, mas é um cenário um pouco assustador, até mesmo para VEs que carregam a 22kW. Então para outros nem se fala. Pensava que os VEs com 11kW iam ter preços mais apelativos, mas nem por isso. Fica mais barato carregar num PCR em muitos casos, é bizarro. No entanto acredito que muita coisa ainda vai mudar, porque com preços assim ninguém vai usar esses PCNs, especialmente quando a maior parte dos VEs não carrega a 22kW.
Já agora, quanto à KLC, tens os postos dos politécnicos de Coimbra que são 0,07€/kWh.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2580
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Quando actualizar a tabela dos PCR volto a fazer um comparativo geral.
Por exemplo no Strada Outlet ODV-00001 (22kW) a KLC está a cobrar ao minuto 0.02€
São poucos postos para se perceber se será esse o preço geral a aplicar no resto da rede.
Por exemplo no Strada Outlet ODV-00001 (22kW) a KLC está a cobrar ao minuto 0.02€
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Jesus, esse rede não concessionada até arrepia. Mais um bocadinho e chegávamos ao expoente máximo da roubalheira que vi em Nerja.
-
- Mensagens: 2505
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
O maravilhoso e aclamado modelo, ex-líbris de todos os modelos a fazer maravilhas pelos utilizadores
Fica já a nota que os preços da KLC no IPC são apenas para aqui e difícilmente serão iguais noutros postos.
Fica já a nota que os preços da KLC no IPC são apenas para aqui e difícilmente serão iguais noutros postos.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Obrigado pela listagem!
No meu caso que tenho um "PHEV" que carrega no máximo a 3,4kWh e não tem CR ( Opel Ampera ), com esses preços fica fácil dar razão aos estudos que "demonstram" que um PHEV é mais poluente que os não-PHEV...
Não vejo nessa listagem a Helexia... deveria estar?
No meu caso que tenho um "PHEV" que carrega no máximo a 3,4kWh e não tem CR ( Opel Ampera ), com esses preços fica fácil dar razão aos estudos que "demonstram" que um PHEV é mais poluente que os não-PHEV...
Não vejo nessa listagem a Helexia... deveria estar?
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2580
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não considerei OPCs com menos de 5 PCN, quando abrirem mais postos Helexia actualizo.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6359
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não posso deixar de reforçar isto. É inegável quanto este modelo prejudica os utilizadores.
Na condição ideal é possível carregar a 26cts/kWh. Ideal!
É difícil assim...
Obrigado alexmol. Excelente trabalho
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
E o mais impressionante é que dois meses volvidos a detectar erro de faturação. O CEME não obteve informação por parte da Mobie para resolver a situação. Espetáculo ou seja paga se e nem direito a correção temos.....um estrondo de modelo