Postos sem conectividade não deixam carregar

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por alexmol » 01 jul 2020, 20:58

Como muitos de vós sabem, a maioria dos postos na rede Mobi.E se ficarem sem conectividade não deixam carregar.

A opção por esta forma de operar sempre me pareceu errada.
Se houver um problema com a operadora de telecomunicações de rede móvel (e às vezes há problemas a nível regional ou nacional) ou um problema com o servidor ou algum equipamento de informática/comunicações, o(s) posto(s) ficam indisponíveis.
Como muitos de vós sabem isto não é ficção, e é até uma realidade mais comum do que o desejável.

Isto contrasta com vários relatos que já li/vi noutros países onde a falta de conectividade leva a que os postos deixem carregar, ora totalmente grátis ora guardando um registo local das sessões efectuadas que é mais tarde enviado para o servidor quando volta a conectividade.

Recentemente noutro tópico foi também aduzido o seguinte argumento:
mjr Escreveu:
01 jul 2020, 18:58
Por outro lado, o Alexandre teve razão quando disse que na impossibilidade de comunicação os postos devem permitir o carregamento, conforme indica o artigo 70. No entanto o OPC pode considerar que este artigo é de certa maneira dúbio e que pode levar facilmente a fraude por parte de utilizadores mal intencionados (não vou escrever aqui, mas conceptualmente é trivial fazer este tipo de fraude), e assim apenas permite a carga a cartões conhecidos pelo posto. Eu acho que a interpretação do OPC é a mais correta e por isso fica a bola do lado da EGME em garantir que o sistema funcione. É um pouco como o MB permitir levantar dinheiro sem verificar se a conta tem provisão.
A questão da fraude por parte de utilizadores mal intencionados é, como referido, conceptualmente possível, mas será um problema suficientemente significativo para que se opte por um modelo de não permitir carregar sem conectividade ?

Na minha opinião não, porque:
1. Se houver uma falha no servidor central podemos estar a prejudicar milhares de utilizadores
2. Não somos os primeiros no mundo a ter uma rede de carregamento e não tenho ouvido notícias de fraude em falta de conectividade lá fora
3. É bastante fácil detectar que houve fraude e reportar a situação às autoridades judiciárias
4. Utilizando tecnologia adequada é possível que cada posto guarde a lista de todos os cartões autorizados, dessa forma apenas cartões emitidos ou autorizados recentemente não permitiriam carregar

Ao fazer pagamentos online ou ao utilizar o multibanco estamos perante o mesmo tipo de problema, se houver falhas de conectividade ficamos apeados. Mas é uma situação comum? Quantas vezes foram à bomba de combustível e o multibanco estava indisponível?
Se a fiabilidade e disponibilidade dos postos fosse igual ao multibanco talvez esta questão não fizesse sentido.

Mas a realidade é que há pessoas impossibilitadas de carregar com bastante frequência por isso mantenho a minha opinião de que os postos devem permitir carregar quando estão sem conectividade.

O que acham ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por BrunoAlves » 01 jul 2020, 22:10

alexmol Escreveu:
01 jul 2020, 20:58
Mas a realidade é que há pessoas impossibilitadas de carregar com bastante frequência por isso mantenho a minha opinião de que os postos devem permitir carregar quando estão sem conectividade
Sure? É que já não há apagões desde Julho do ano passado :roll:

Ironias à parte, é o que o regulamento prevê e que, na maioria dos postos a pagar (sobretudo PCR) já acontece. Será de esperar que conforme os operadores tomem conta dos postos concessionados acabem por acatar essa directriz e parametrizar os seus postos de acordo. Claro que a reclamação não substitui o incómodo (e a falta de responsabilização de quem quer que seja...) de se ficar a pé.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por migle » 01 jul 2020, 22:58

Bem, eu concordo 100% que os postos deviam, tinham de deixar carregar. Já o expus também neste tópico.

Quando ouvi pela primeira vez a comparação com um multibanco a deitar notas, na boca do presidente da UVE, numa assembleia geral, fiquei estupefacto não só pelo dramatismo da comparação, como também pelo facto de vir do presidente da UVE e não de um OPC/CEME/EGME. É que parece que deixar a pessoa que está a ouvir, e que não está no momento em que está a ouvir com tempo para fazer contas, com a impressão de que seria semelhante uma caixa MB debitar a dezenas de milhares de € sem justificação, com uma destas três entidades gastar umas dezenas porque por sua culpa a mobilidade de alguém foi impedida, seria o tipo de demagogia que só uma entidade com interesse na matéria poderia fazer.

No outro tópico, entre outros argumentos, escrevi:
migle Escreveu:
15 jun 2019, 15:10
O MB é diferente por duas razões:
  • Um MB que entregasse notas à borla, numa só hora de indisponibilidade perderia milhares de euros. Um PCR de 50kW perde 50kWh de electricidade, são 10€.
  • As notas que saem do MB não resolvem nenhuma necessidade. Não se comem, não tapam do frio, não servem mesmo para nada.
Ou seja, as duas razões são: por um lado, o prejuízo não é assim tão grande, por outro, a necessidade que satisfaz é importante demais. Isso altera tudo. Isto não é uma questão tecnológica, é um problema de direito, de conflito de direitos. E o que vocês estão a dizer é que um dos direitos é absoluto, tem sempre mais peso que o outro.
Eu acho mesmo que o preço dos carregamentos feitos à borla numa situação de falha técnica, seria a compensação justa do utilizador e da sociedade pela falha da rede.

Quantas vezes tentamos encontrar um mecanismo de compensação com uma regulação automática à gravidade da situação? Seria precisamente isso que aconteceria. Uma falha local, resultaria num ou dois carregamentos à borla. Uma indemnização mínima para um prejuízo pequeno, eventualmente a cargo do OPC, sempre facilmente imputável à posteriori à entidade responsável.

Se a falha for da responsabilidade do EGME e for geral, então também não será difícil os vários OPC que tiverem de realizar carregamentos à borla, imputarem esses custos ao EGME. Se a falha ocorrer numa hora de pouco movimento, haverão menos pessoas prejudicadas, e serão feitos menos carregamentos à borla. Se a falha prejudicar muita gente, então vão haver muitos carregamentos à borla.

É automaticamente regulável.

E, por amor de Deus, trazer a imagem à cabeça das pessoas de uma caixa MB a deitar notas é rídiculo e não é minimamente honesto. Imaginemos que tínhamos 120 PCRs a funcionar em Portugal, daria 1200€ por uma hora de falha geral da rede apenas no caso de todos os postos estarem ocupados com utilizadores impedidos de continuar a sua viagem. Isto é muito? Isto não é o valor justo?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por mjr » 01 jul 2020, 23:33

Uma pequena nota:

Um OPC em conversa comigo indicou que num PCR de cidade tinham cortado a antena algumas vezes porque achavam que sem conectividade o posto iria deixar carregar à borla.

Ou seja, não é tanto a questão do débito de energia que é perdida (e paga a 100% pelo OPC), mas antes o vandalismo associado a essa situação. De facto uma carga de 30m perdida são menos de 5€ de energia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por cfvp » 01 jul 2020, 23:46

Também concordo que os postos deviam deixar sempre carregar, até porque nem vejo nenhuma vantagem real em não deixar. Aliás os postos já o fazem, só que está limitado aos cartões lá guardados. Não percebo porque é que não podem ter a whitelist completa dos cartões em cada posto.

Quanto à questão do prejuízo, como é que pode haver prejuízo se os dados forem gravados localmente e mais tarde transmitidos quando a conectividade for restabelecida? Só se o posto ficar sem conectividade até ao fim dos tempos. :lol: Também pode ser vandalizado de tal forma a ficar com esses dados danificados, mas quem é que vai fazer isso por causa de um carregamento? lol
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por migle » 02 jul 2020, 00:00

mjr Escreveu:
01 jul 2020, 23:33
Um OPC em conversa comigo indicou que num PCR de cidade tinham cortado a antena algumas vezes porque achavam que sem conectividade o posto iria deixar carregar à borla.
Essa também já tinha aparecido no outro tópico... vândalos que depois de fazerem a gracinha ficam meia hora quietinhos a carregar, são muito fáceis de apanhar.

Se julgam que detectaram essa situação (podem estar simplesmente a sonhá-la), então provavelmente também conseguem fazer um telefonemazinho para a polícia, que tem tempo de sobra de lá chegar. Mas cá para mim, não detectaram essa situação coisa nenhuma... são pessoas que trabalham para um OPC, provavelmente não há muito tempo, nunca fizeram muitas contas, e se põem a imaginar e têm medo de ter o emprego em risco, talvez...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por mjr » 02 jul 2020, 07:53

Se tivermos uma atitude de achar que para corroborar a nossa narrativa tudo o que os outros dizem se calhar não aconteceu, apesar de ser plausível, então esta discussão não vale a pena.

Já me mostraram cabos AC cortados, fichas Chademo com pinos arrebentados, etc, mas também podemos assumir que hipoteticamente foi o próprio OPC que o fez para se desculpar das falhas dos postos.

Os postos estão na via pública 24 horas. A mim parece-me bastante razoável e plausível que durante a madrugada, além de sabotarem determinado ficha ou também roubar algum cabo por causa do cobre , também possam tentar sabotar a antena ou ser ainda mais sofisticados com um jammer para não pagar o carregamento.

Se esse risco deve ou não ser aceite é discutível, mas que ele existe, existe.

Conhecem alguma outra atividade onde um serviço possa ser vendido “à confiança” (fiado), sem a confirmação da identidade do cliente?

Eu acho que para defender a nossa posição de UVE devemos usar o princípio da razoabilidade. E também o do conhecimento real no campo, não basta analisar tudo conceptualmente.

A solução básica de aceitar cartões já utilizados no posto está a ser usada em muitos postos, já resolve muitos problemas. A sincronização de todos os cartões com todos os postos já me parece mais difícil tecnicamente, dada a diversidade de capacidades técnicas dos postos.

Para mim a solução será quando os OPC tiverem os seus sistemas ligados diretamente aos postos (algo que ainda não é possível), terem eles próprios nos seus sistemas a lista de cartões ativos na MOBI.E. Aí uma falha na rede MOBI.E deixa de ser problema, apenas o corte local de comunicação entre cada posto individual e os sistemas do OPC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por alexmol » 02 jul 2020, 08:46

A solução de haver whitelist dos cartões é realmente difícil com o hardware instalado, mas não é nada de complicado de implementar em conjunto com os fabricantes de postos nas novas instalações.
mjr Escreveu:
02 jul 2020, 07:53
Para mim a solução será quando os OPC tiverem os seus sistemas ligados diretamente aos postos (algo que ainda não é possível), terem eles próprios nos seus sistemas a lista de cartões ativos na MOBI.E. Aí uma falha na rede MOBI.E deixa de ser problema, apenas o corte local de comunicação entre cada posto individual e os sistemas do OPC.
Há algum impedimento legal para não ser assim?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por cfvp » 02 jul 2020, 09:52

mjr Escreveu:
02 jul 2020, 07:53
Os postos estão na via pública 24 horas. A mim parece-me bastante razoável e plausível que durante a madrugada, além de sabotarem determinado ficha ou também roubar algum cabo por causa do cobre , também possam tentar sabotar a antena ou ser ainda mais sofisticados com um jammer para não pagar o carregamento.
Se hipoteticamente o posto guardar a informação localmente e enviar mais tarde, de que é que isso serve?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por alexmol » 02 jul 2020, 10:10

Serve para que numa situação normal de falha de comunicação, em que não há fraude, cobrar o carregamento de forma normal a quem carregou.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”