Postos sem conectividade não deixam carregar

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por BrunoAlves » 02 jul 2020, 23:47

Concordo perfeitamente contigo. Só que a maioria das falhas são culpa da MobiE, a quem o RME exclui qualquer tipo de responsabilização.
migle Escreveu:
02 jul 2020, 23:30
Não tem culpa, porquê? A falha foi da rede? Então imputará o prejuízo à rede.
De certeza? É que ainda há 2 dias o presidente da MobiE afirmou que não há apagões desde Julho passado. E nesse apagão que bem te lembras, houve alguém a quem pedir contas?
migle Escreveu:
02 jul 2020, 23:30
Enquanto não houver a atitude de que o carregamento é um serviço fundamental de que depende a mobilidade das pessoas, enquanto persiste a ideia de que o utilizador é que tem culpa (...)
MobiE caro amigo. Não houve um comunicado (edit: um comunicado da UVE...) a dizer que todos os postos têm uma whitelist (algo que aqui mesmo se discutiu não é verdade) e por isso era impossível os utilizadores que viam o cartão não autorizado, terem visto cartão não autorizado?

Enquanto estiver esta legislação, este RME, esta MobiE no circuito, a culpa é do utilizador. Porquê? Porque não há mais ninguém prejudicado. No limite é prejudicado o OPC, porque daí para cima toda a gente é intocável.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por alexmol » 03 jul 2020, 07:36

Pelo que percebi da discussão até agora não há impedimento para que os postos deixem carregar quando estão sem conectividade.

Se as regras de mercado e concorrência funcionarem há-de haver Opc's que implementam essa regra nos seus postos e os clientes ficam mais felizes com a disponibilidade dessas marcas de postos.
Oi estou a ser utópico?

Pessoalmente prefiro pagar um pouco mais e ter garantia de disponibilidade de postos.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por BrunoAlves » 03 jul 2020, 10:17

Acho que estás a ser utópico :(

Não acho que pagar mais te vá garantir, garantir nada... Repara que se for o caso em que a comunicação existe mas, centralmente, estão a ser recusadas as autenticações (já aconteceu, PCR com a "antena ligada" e a dar cartão não autorizado), o que é que o posto vai fazer?
Está a pôr-se a hipótese de o posto não conseguir "falar" com o serviço de autenticação, mas tenho grandes dúvidas que tenham sido essas as situações mais habituais quando há falhas gerais :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por BrunoFonseca » 03 jul 2020, 10:51

Desculpem a sinceridade, mas acho que ainda falta profissionalismo na maior parte dos OPC. Há alguns que percebem da "poda", mas outros meteram-se nisto por ser um negócio com futuro, e nem sabem o que é um ve.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por mjr » 03 jul 2020, 12:35

alexmol Escreveu:
03 jul 2020, 07:36
Pelo que percebi da discussão até agora não há impedimento para que os postos deixem carregar quando estão sem conectividade.
Não há qualquer impedimento, é apenas uma questão de opção do OPC e interpretação deste do RME.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por migle » 03 jul 2020, 18:33

alexmol Escreveu:
03 jul 2020, 07:36
Se as regras de mercado e concorrência funcionarem há-de haver Opc's que implementam essa regra nos seus postos e os clientes ficam mais felizes com a disponibilidade dessas marcas de postos.
Infelizmente, nós ainda não podemos escolher. Quando nos dirigimos a um PCR, geralmente não temos outro por perto como alternativa. Mais ainda, quem não tem um carro de longo alcance, normalmente ao chegar a um PCR já não tem carga para chegar a outro. E é por serem tão poucos e espalhados que a sua disponibilidade ainda é mais importante.

Infelizmente, as entidades competentes só se irão aperceber desta importância daqui a muitos anos, quando já houver possibilidade de escolha.

Mas acho também que isso nem sempre funciona. É óbvio que qualquer um de nós, se tiver de escolher entre duas estradas, uma delas tem um PCR que carrega sempre, mesmo nos apagões, e outra tem um PCR que não o faz, escolheria sempre a primeira, independentemente do preço.
Mas se eu tiver um PCR ao lado do outro, um deles é mais barato, o outro funciona sempre... Se eu chego lá e estão ambos a funcionar, que será o caso normal, vou escolher o mais caro porquê? Para apoiar?
É óbvio que se a rede estiver em baixo vou escolher sempre o que deixa carregar...

Ou seja, eu não estou a ver que o OPC veja a sua atitude premiada na prática.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por migle » 03 jul 2020, 18:42

E a Whitelist também nega um bocado um dos benefícios do modelo que temos. Eu tenho 4 cartões, poderia ter ainda mais, e posso optar consoante as variações de preços, o tempo/energia que vou carregar, a hora e dia da semana, pelo cartão que me sai mais barato, tenho a miio app para me fazer a simulação.

Porém, se a whitelist é a única coisa que me salva de ficar parado na estrada, então é melhor eu optar e usar sempre o mesmo cartão.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por Nonnus » 03 jul 2020, 22:26

No ultimo ENVE eu coloquei essa questão de termos vários cartões ao senhor da mobiE, porque quando nos foi apresentado o modelo de carregamentos em Portugal falou-se em um cartão e eu naquele momento já tinha quatro. A resposta que recebi é que não temos necessidade de ter vários cartões (ai não!), basta ter um, devemos escolher o CEME que mais se adequa a nossa realidade.

E depois chegamos aos postos de carregamentos e não é nada disso que vemos. Portanto, deita três fora que só te faz falta um. :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por migle » 03 jul 2020, 23:06

Supostamente, a escolha é nossa. Em nosso benefício. Como poderia ser de outra maneira?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Postos sem conectividade não deixam carregar

Mensagem por Nonnus » 04 jul 2020, 08:19

Pois exacto, a escolha tem de ser nossa em nosso beneficio o que faz com que tenhamos que ter vários cartões porque em cada posto pode ser mais benéfico usar o cartão X, ou o cartão Y, e não como senhor quis fazer passar a ideia que existe apenas um cartão ideal, que assenta que nem uma luva a cada um de nós.

O meu ponto é que a certa altura aquilo que era para ser, deixou de ser.

Respondendo a pergunta como podia ser. Bom, era teres apenas um cartão com os teus dados que activa-se o posto, esses dados estavam na mobiE ou noutro local qualquer, e os vários OPCs é que facturavam o valor. A ideia era a mesma, só que eliminávamos um player. O multibanco funciona assim e até hoje é um caso de sucesso. Pois a legislação! Quando o multibanco apareceu usávamos cheques, dinheiro e nalguns bancos cadernetas a certa altura aparece um cartão de plástico mais simples e prático, nunca se ouviu dizer pois e a legislação. Não havia, criou-se, os carregamentos, não havia adaptou-se :roll:

O factor preço diferente em cada posto podia continuar haver e tem de haver, porque é assim que o mercado da concorrência funciona, tu escolhias se carregavas naqueles posto, aquele preço, ou se ias a procura de outro. Parece-me bem mais simples e pratico. :idea:

Já agora, lembrei-me do caso da Via Verde que funciona de maneira semelhante. Um dispositivo, todas as auto-estradas do país, várias concessões (OPC´s).
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”