A opção por esta forma de operar sempre me pareceu errada.
Se houver um problema com a operadora de telecomunicações de rede móvel (e às vezes há problemas a nível regional ou nacional) ou um problema com o servidor ou algum equipamento de informática/comunicações, o(s) posto(s) ficam indisponíveis.
Como muitos de vós sabem isto não é ficção, e é até uma realidade mais comum do que o desejável.
Isto contrasta com vários relatos que já li/vi noutros países onde a falta de conectividade leva a que os postos deixem carregar, ora totalmente grátis ora guardando um registo local das sessões efectuadas que é mais tarde enviado para o servidor quando volta a conectividade.
Recentemente noutro tópico foi também aduzido o seguinte argumento:
A questão da fraude por parte de utilizadores mal intencionados é, como referido, conceptualmente possível, mas será um problema suficientemente significativo para que se opte por um modelo de não permitir carregar sem conectividade ?mjr Escreveu: ↑01 jul 2020, 18:58Por outro lado, o Alexandre teve razão quando disse que na impossibilidade de comunicação os postos devem permitir o carregamento, conforme indica o artigo 70. No entanto o OPC pode considerar que este artigo é de certa maneira dúbio e que pode levar facilmente a fraude por parte de utilizadores mal intencionados (não vou escrever aqui, mas conceptualmente é trivial fazer este tipo de fraude), e assim apenas permite a carga a cartões conhecidos pelo posto. Eu acho que a interpretação do OPC é a mais correta e por isso fica a bola do lado da EGME em garantir que o sistema funcione. É um pouco como o MB permitir levantar dinheiro sem verificar se a conta tem provisão.
Na minha opinião não, porque:
1. Se houver uma falha no servidor central podemos estar a prejudicar milhares de utilizadores
2. Não somos os primeiros no mundo a ter uma rede de carregamento e não tenho ouvido notícias de fraude em falta de conectividade lá fora
3. É bastante fácil detectar que houve fraude e reportar a situação às autoridades judiciárias
4. Utilizando tecnologia adequada é possível que cada posto guarde a lista de todos os cartões autorizados, dessa forma apenas cartões emitidos ou autorizados recentemente não permitiriam carregar
Ao fazer pagamentos online ou ao utilizar o multibanco estamos perante o mesmo tipo de problema, se houver falhas de conectividade ficamos apeados. Mas é uma situação comum? Quantas vezes foram à bomba de combustível e o multibanco estava indisponível?
Se a fiabilidade e disponibilidade dos postos fosse igual ao multibanco talvez esta questão não fizesse sentido.
Mas a realidade é que há pessoas impossibilitadas de carregar com bastante frequência por isso mantenho a minha opinião de que os postos devem permitir carregar quando estão sem conectividade.
O que acham ?