Fim do modelo ridículo português à vista?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por beme83 » 08 set 2020, 15:51

t3lmo Escreveu:
08 set 2020, 13:42
A entidade que se encontra a preparar esta oferta de carregamento (há mais de 1 ano) é também um operador da rede Mobi.e (com 1 posto).
Será uma rede a arrancar em 2 locais (de muitos mais) e que dará muito que falar já a partir da próxima semana.
Não podes desvendar um pouco a forma como estes postos vão ser explorados? 8-)

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por t3lmo » 08 set 2020, 15:58

Para a semana tudo será desvendado pela Sonae/Elergone e como referido vai dar muito que falar.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por mjr » 08 set 2020, 16:01

Estes postos estão naturalmente fora da rede Mobi.e e será muito interessante ver o desenlace. Têm de estar convictos da legalidade e que não vão contra o número 1 do artigo 26 e número 2 do artigo 6 do DL90/2014. A argumentação, a meu ver, é baseada na sinalização vertical colocada no local, que indica "acesso privado" e "reservado a aderentes do serviço Continente PLug&Charge, com cartão Continente e VE".

Nos próximos dias, como disse o t3lmo, devem fazer o lançamento do produto, e a colocação em funcionamento está para muito breve.

A meu ver é muito positivo para o mercado estes movimentos, especialmente de um player da dimensão da Sonae!

Para consulta:

https://dre.pt/pesquisa/-/search/256768 ... /maximized
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2971
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por Nonnus » 08 set 2020, 17:31

t3lmo Escreveu:
08 set 2020, 15:58
Para a semana tudo será desvendado pela Sonae/Elergone e como referido vai dar muito que falar.
Pela positiva, ou pela negativa? É melhor para nós UVE, ou vai ser pior?

Assim a primeira vista sem saber como vai funcionar diria que vai ser o mesmo sistema dos combustíveis. Compras no Continente = desconto no carregamento, carregar no posto deles desconto em cartão. O dinheiro anda sempre a bailar entre os mesmos. Por algum motivo é para quem tem cartão Continente.

Não sei se têm por habito comparar os preços entre as grandes superfícies, não é coisa que faça regularmente, mas de vez quando faço. Raro são as vezes que os preços do Continente são mais baratos. Tem dois ou três produtos mais baratos para servir de engodo, mas no geral é tudo mais caro. Conclusão aquilo que a primeira vista pode parecer que fica mais barato (descontos em cartão), na realidade ficou mais caro porque no total pagamos mais.

É mais ou menos como aqueles cartões que os bancos impingem que dá descontos em tudo e mais alguma coisa, e no final do ano dá cá 60 ou 70€ para pagar anuidade do cartão. :idea:

Mas vamos esperar para ver, já o outro dizia: "é uma questão de fazer as contas".
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por rimsilva » 08 set 2020, 19:29

Ainda não tinha reparado neste tópico, mas já tinha visto no facebook.

Sinceramente a meu ver este tipo de solução só revela que o mostro que foi montado, CEME + OPC é uma aberração que só veio prejudicar a ME.

Se a actividade fosse mais aberta com em qualquer outro país da Europa, não haveria a necessidade de estar preocupado com "acesso privados", cancelas ou outras situações, o final quem ganharia seria o utilizador final, mas não, somos o país dos burucratas, das leis indecifraveis e dos discalistas intelegentes que procuram contornar as leis.

Não tenho nada contra o continente ou outra qualquer empresa que queira servir melhor os seus clientes, só acho que o deveriam pode fazer sem "esquemas", mais postos são sempre bem vindos.

No entanto como gostos de uma concorrência justa, quem não tem forma de fazer o mesmo e está sujeito às regras dos postos publicos em locais publicos, vê a sua actividade ameaçada e isso não deveria acontecer... Já o disse várias vezes, mas volto a repetir, espero sinceramente que UE imponha regras que inpeçam que esta combada de politicos burocráticos de deixar que a ME evolua como deve ser, ou então, que os OPC abandonem os postos na via publica e passam a explorar a sua actividade de estacionamento, cartões de fidelização em locais privados de acesso privados, assim talvez se resolve-se outra questão que está cada vez mais a ser falada, as sombras! Teriamos todos os postos sem sol e chuva!

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por kony76 » 08 set 2020, 19:34

Os postos de abastecimento de combustível não são locais privados?

Se se começar a fazer algo idêntico para os carregamentos deve funcionar, em vez de estarem espalhados pelas cidade.

Ou não poderá ser assim?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por mjr » 08 set 2020, 20:40

É uma questão da interpretação do número 2 do artigo 6 do DL que indiquei.

Se a interpretação da Sonae for aceite não vejo porque não possam fazer semelhante nesses espaços privados. Até a Tesla poderia começar a cobrar...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por migle » 08 set 2020, 21:06

mjr Escreveu:
08 set 2020, 16:01
A argumentação, a meu ver, é baseada na sinalização vertical colocada no local, que indica "acesso privado"
Pois, também já me tinha perguntado se uma tabuleta a dizer acesso privado não era suficiente... Mas estes terão muitos advogados. Também já argumentei que a frase do DL não é clara se é o local, se é o posto que é de acesso público, e que os postos da Tesla obviamente não são de acesso público.
kony76 Escreveu:
08 set 2020, 13:56
É disto que é preciso. Modelo diferente e também
Multi-postos no mesmo local.
Modelo diferente, está bem, mas este modelo em particular dos descontinhos... Já bastou nos combustíveis, onde chega a ser possível ter 12 cêntimos por litro de desconto. Logicamente, têm de ser vendidos 12 cêntimos acima... Cartão da Repsol, Solred, em Portugal dava 7 cêntimos acumuláveis com outros descontos locais. Em Espanha, sede, dava só 1 cêntimo.

O amor aos descontinhos põe as pessoas a andar a dar voltas, a guardar talõezinhos, a fazer visitas extra a lojas no dia tal... Para poder pagar o preço normal pelas coisas. Quem não alinha, paga extra, é porque pode.

Nós por cá adoramos isto. Parece que se vê menos lá fora.

EDIT: que sentido faz isto nos carregamentos rápidos? Quando precisar não vou ter pontos no cartão. Aliás, há muito tempo que não se acumulam pontos no meu. Se os tiver, não gasto, para uma eventualidade...
Ou vai ser possível fazer carregamentos (€) no cartão continente?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por mjr » 08 set 2020, 21:25

Acho que vamos ficar agradavelmente surpreendidos pela maneira como os eventuais descontos serão implementados. O negócio do Continente é vender frescos e mercearia, este produto serve para atrair mais clientes e criar uma imagem de sustentabilidade. No negócio dos combustíveis o Continente tinha de fazer parceria com uma gasolineira, neste caso é tudo feito internamente. 18 pontos de carga no Continente Matosinhos é muito significativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por t3lmo » 08 set 2020, 21:36

Aguardem pela inauguração oficial antes das criticas sem contexto.
O 2º hub a sul (2+16) já está avançado também para abertura posterior.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Responder

Voltar para “Carregamento”