Não concordo, quanto a mim são 2 questões distintas.RJSC Escreveu: ↑10 set 2020, 11:19Cada vez que recebo faturas fica bem obvio que o problema não é existir CEME.
Exemplo da última fatura:
5.818 kWh em 22 minutos para um Leaf MK1 passar de 2 barras até 6 (SOC baixo, máxima potência possível)
Resultado - 0.46€ para o CEME 2.32€ para o OPC ao minuto (Prio)
Mesmo ignorando o CEME ficou caro: 40 cêntimos o kWh só para o OPC.
Na mesma viagem foi possível no regresso carregar quase a mesma coisa na Repsol que cobra ao kWh e é ver a diferença: 5.98kWh, 0.48€ para o CEME e 0.69€ para o OPC.
O que está ridículo no modelo português é a cobrança ao minuto (seja em OPC seja em CEMEs como a prio).
Uma coisa é a cobrança ao minuto, que introduz a questão das caracteristicas do VE vs postos e que evita (ou deveria) a eterna preocupação do abuso nos PCRs.
Embora eu ache que cobrar ao kWh se adapta mais PCN's (uma vez que o factor tempo não é tão relevante), isto só vem colocar a nú a falta de postos de diferentes caracteristicas.
A outra questão é que quando os postos são ao kWh ou por tempo (mas usados por VE que aproveitem a capacidade máxima) o custo final do kWh é repartido de forma muito desproporcional 1/3 para OPC e 2/3 para CEME...
Sou da opinião que a não existência do CEME ajudaria a reduzir o custo dos carregamentos, embora haja o risco do uso dos postos por tempo, caso o utilizador não tenha o cuidado de escolher os postos...