Fim do modelo ridículo português à vista?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por rafaelferreirapt » 21 out 2020, 23:26

Ok, já entendi o seu ponto de vista! :)

Já agora, a parte de chegar a um posto e carregar sem ser cliente, só através da aplicação também já está mesmo aí... :)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2020, 00:57

rafaelferreirapt Escreveu:
21 out 2020, 23:26
Já agora, a parte de chegar a um posto e carregar sem ser cliente, só através da aplicação também já está mesmo aí...
:clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por t3lmo » 22 out 2020, 01:03

O que a atualização de hoje vai permitir, além de uma nova plataforma com alta disponibilidade, é todo um standard mundial que todos já usam ou vão usar (talvez até a Tesla um dia quem sabe, na Europa, quando fizer acordos de roaming).
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2020, 02:04

Sim, e já usado em outras redes e modelos "liberalizados" (mais uma vez, não é o melhor termo mas não me ocorre outro). E implementado em plataformas testadas e usadas por vários operadores, em vez de um sistema novo.
E tenho de o dizer novamente, desculpem a insistência... A fé que vocês têm numa plataforma nova que vem do mesmo sítio da anterior é fantástica. Espero que seja eu e a minha falta de fé naquela malta a estarmos errados. :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por Gameiro101 » 22 out 2020, 10:06

rafaelferreirapt Escreveu:
21 out 2020, 22:32

A pergunta acho que consegue responder sozinho. Sobre o implementar, acho que já entendeu que os operadores não são software houses e que precisam delas para conseguirem criar boas interfaces de experiência de utilização para quem entra na mobilidade eléctrica. Não estou acusar nada, estou a constatar que os operadores não são por natureza empresas de software, e que precisam delas, por isso existem os eMSP (Emobility Service Provider). Não tiremos as coisas do contexto. E se acha que o software de mobilidade eléctrica se limita a backoffices, cartões e autenticação, pronto...
rafaelferreirapt Escreveu:
21 out 2020, 23:26
Ok, já entendi o seu ponto de vista! :)

Já agora, a parte de chegar a um posto e carregar sem ser cliente, só através da aplicação também já está mesmo aí... :)
Acho que esta e uma das grandes asneiras da mobilidade eléctrica, e não só em Portugal, quem é precisa de aplicações, por mais user friendly que sejam ou cartões ou chip RFID e companhia? Quando seria muito mais facil chegar a um posto, passar o cartão multibanco, para activar o posto, passar no final para pagar, e está feito sem problema nenhum, será que é assim tão difícil copiar o sistema que já é utilizado em muitas bombas de combustível?

Eu ainda não tive necessidade de carregar em nenhum posto publico, mas chegar, carregar o carro e não fazer ideia de quanto vou pagar pelo carregamento, alem de ser parvo deveria ser ilegal...

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por rafaelferreirapt » 22 out 2020, 10:19

Gameiro101 Escreveu:
22 out 2020, 10:06
rafaelferreirapt Escreveu:
21 out 2020, 22:32

A pergunta acho que consegue responder sozinho. Sobre o implementar, acho que já entendeu que os operadores não são software houses e que precisam delas para conseguirem criar boas interfaces de experiência de utilização para quem entra na mobilidade eléctrica. Não estou acusar nada, estou a constatar que os operadores não são por natureza empresas de software, e que precisam delas, por isso existem os eMSP (Emobility Service Provider). Não tiremos as coisas do contexto. E se acha que o software de mobilidade eléctrica se limita a backoffices, cartões e autenticação, pronto...
rafaelferreirapt Escreveu:
21 out 2020, 23:26
Ok, já entendi o seu ponto de vista! :)

Já agora, a parte de chegar a um posto e carregar sem ser cliente, só através da aplicação também já está mesmo aí... :)
Acho que esta e uma das grandes asneiras da mobilidade eléctrica, e não só em Portugal, quem é precisa de aplicações, por mais user friendly que sejam ou cartões ou chip RFID e companhia? Quando seria muito mais facil chegar a um posto, passar o cartão multibanco, para activar o posto, passar no final para pagar, e está feito sem problema nenhum, será que é assim tão difícil copiar o sistema que já é utilizado em muitas bombas de combustível?

Eu ainda não tive necessidade de carregar em nenhum posto publico, mas chegar, carregar o carro e não fazer ideia de quanto vou pagar pelo carregamento, alem de ser parvo deveria ser ilegal...
Carregamentos com terminal de multibanco também vai estar disponível, tal como proposto pela ERSE no RME, dependerá do operador e do interesse no mesmo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2020, 10:39

Gameiro101 Escreveu:
22 out 2020, 10:06
Quando seria muito mais facil chegar a um posto, passar o cartão multibanco, para activar o posto, passar no final para pagar, e está feito sem problema nenhum, será que é assim tão difícil copiar o sistema que já é utilizado em muitas bombas de combustível?
E isso sim, é o verdadeiro "roaming". Visa, aceite em pelo menos 90% do mundo 8-) Vou daqui à China de carro e consigo pagar com Visa em todo o lado. Menos nos carregadores de veículos eléctricos :roll:

Mas isso não é um exclusivo do nosso modelo, de longe. Alguém, a determinada altura, decidiu que era preciso criar uma solução para um problema que não existe (com certeza condicionado pelas limitações técnicas do equipamento, digo eu) e, infelizmente, "pegou" :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por rimsilva » 22 out 2020, 10:55

rafaelferreirapt Escreveu:
21 out 2020, 22:32

Pois, têm um preço inferior, também não estão a operar segundo a mesma lei, será uma comparação justa?
Pois é, muito complicado... e depois se o continente decide instalar o seu HUB ao lado deste intermarché ou de um Auchan, o que vão fazer a esses carregadores? Eu como utilizador, não quero que isso aconteça, mas ao mesmo tempo quero o melhor serviço possivel ao preço mais baixo.

Já se sabia que isso seria possivel antes do Continente aparecer, se a lei tivesse sido pensada para impulsionar a ME em vez de ter apenas o intuito de "proteger" a venda de energia, se calhar hoje não estariamos a falar de injustiças e teriamos mais "Continentes" e uma rede mais alargada.

E isto (a meu ver) não tem nada a haver com o "modelo" ser centralizado ou descentralizado, foi apenas uma politica errada, que deveria ser revista para acabar com estas injustiças que a curto/média prazo podem trazer problemas graves a alguns operadores.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por pemifer » 22 out 2020, 12:19

BrunoAlves Escreveu:
22 out 2020, 02:04
Sim, e já usado em outras redes e modelos "liberalizados" (mais uma vez, não é o melhor termo mas não me ocorre outro). E implementado em plataformas testadas e usadas por vários operadores, em vez de um sistema novo.
E tenho de o dizer novamente, desculpem a insistência... A fé que vocês têm numa plataforma nova que vem do mesmo sítio da anterior é fantástica. Espero que seja eu e a minha falta de fé naquela malta a estarmos errados. :?
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Como não se pode por "gostos" nas publicações, tenho de manifestar a minha concordância com as tuas opiniões com um post!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Uma coisa é aceitar o ridículo modelo português, que remédio temos nós, outra coisa é defendê-lo com unhas e dentes, como se fosse alguma coisa de jeito...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por jfr2006 » 22 out 2020, 12:31

Defender-lo com unhas e dentes, querer convencer os outros que é o melhor do mundo e que sem ele não apareciam os postos que tem aparecido :violin:

Desculpem lá, mas isto é chamar de estúpidos aos users deste fórum :twisted: :twisted:

Podem tentar isso com aqueles que ainda não novos neste mundo, mas não venham cá tentar convencer quem já anda neste mundo há bastante tempo e vê como as coisas lá fora são feitas.

Só quem for mesmo tapadinho de todo, é que não vê que este modelo só tem um objectivo: proteger os interesses dos do costume :violin:

Ainda pior que isso: faz-nos crer que se o defendem tanto, é porque também tem interesses :roll:

Ninguém no seu perfeito juízo e na perspectiva de UVE pode defender este modelo, a não ser que tenha interesses :whistle:
Última edição por jfr2006 em 22 out 2020, 12:46, editado 2 vezes no total.

Responder

Voltar para “Carregamento”