Fim do modelo ridículo português à vista?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoFonseca » 08 set 2020, 21:58

O pessoal só está bem a falar mal.
Ainda nem sabem quanto custa (eu tb nao sei) e já estão a dizer que vai ser caro e descontinhos e diabo a 7.

Caramba, eu fico feliz por ver 2 PCR juntos + uma quantidade de PCN, seja onde for.
O preço, logo se verá.

Quanto à questões legais, foi algo que sempre me questionei... fazer hubs à lá postos de combustivel, com uma cancela activada com QR Code ou associação da matricula (como a via card), tornava logo estes locais privados, logo se necessidade mobie.

Outra coisa que ouvi recentemente foi que o ministro está insatisfeito por haver pouco crescimento de redes privadas. Assin sendo assumem que estas podem co-existir com o modelo portugues.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoAlves » 08 set 2020, 22:30

Eu não critico nada. Fico muito contente.
Quanto mais postos fora da idiotice da rede pública, menos cartões não autorizados, melhor.

Depois podemos sonhar e que isto seja o início da extinção da MobiE e do modelo ridículo da rede pública de carregamento.

Nem é tema, estando à mão e precisando, é aqui que se carrega, quero lá saber do preço. Longe da MobiE, perto do coração :romance-grouphug:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por Nonnus » 08 set 2020, 23:15

mjr Escreveu:
08 set 2020, 21:25
Acho que vamos ficar agradavelmente surpreendidos pela maneira como os eventuais descontos serão implementados.
(...)
18 pontos de carga no Continente Matosinhos é muito significativo.
Todos queremos ter essa surpresa mas vindo de grupo que em Portugal não prima por beneficiar o cliente...

18 pontos de carga sem dúvida que é muito bom, mas era ainda melhor se fosse em Vendas Novas. Percebes onde quero chegar?

Ainda ontem estive a olhar para o mapa dos postos de carregamento e na minha opinião ter hubs ainda não faz sentido, quando temos tantas zonas do país ainda sem um único posto de carregamento. O que é que preferem? Hubs nas zonas onde já existem vários PCRs ou PCR´s espalhados um pouco por todo o país?
t3lmo Escreveu:
08 set 2020, 21:36
Aguardem pela inauguração oficial antes das criticas sem contexto.
O 2º hub a sul (2+16) já está avançado também para abertura posterior.
Do que temos assistido queres que sejamos optimistas? Vocês já sabem como vai funcionar, mas lembrem-se que isto não é como começa, é como acaba. Olha o exemplo da edp que acabou de mudar os preços.

BrunoAlves Escreveu:
08 set 2020, 22:30
Nem é tema, estando à mão e precisando, é aqui que se carrega, quero lá saber do preço.
Isto foi um impulso certo? Qualquer pessoa olha para o preço. Fazer uma viagem de 100km e gastar 20€, se calhar não é muito bom para a mobilidade eléctrica.

Não podemos pagar um preço demasiado alto para nos vermos livres da mobi.e, isso era catastrófico para a mobilidade eléctrica. O pouco conseguimos até hoje com preços completamente descabidos deita tudo a perder.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoFonseca » 09 set 2020, 00:06

Eu diria que a oferta tem que existir onde há procura.
Por exemplo, os 4 postos de 22kW do Forum Sintra, que pensei que ficassem desertos quando a fase comercial arrancesse, continuam cheios e com filas de espera.
Se é importante existirem postos em Vendas Novas? Claro que é, e noutros sitios também, mas acredito que ainda estivessemos bem piores em termos de capilaridade sem este modelo. Numa situação em que apenas a procura fosse o factor, ficarias com extensos desertos, basta olhar para Espanha para compreender isso.

Quanto as preços.... não me vou repetir....
Venham lá esses postos do Continente, Auchan, Lidl e afins. Pode até nem nos servir no dia a dia, mas se nos tivermos de deslocar para fora da nossa area de residência, estou certo que serão postos a ter em conta.

Sendo de Sintra, acham mesmo que se eu for para a Serra da Estrela vou estar a comparar preços ao cêntimo? Não! Fico feliz se encontrar la uma tomada.

Pergunta aos mega pioneiros: já alguma vez necessitaram de pedir nos bombeiros que vos disponibilizassem uma tomada? Qusnto é que deram de contribuição para essa associação? Quanto é que vos ficou o kWh? Possivelmente bem mais caro do que os 0,40€/kWh, mas acredito que sairam de lá com sorriso na cara.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por Filipe » 09 set 2020, 01:51

Nos idos tempos, uma vez deixei na caixinha, o equivalente a 1€ por Kw para chegar à terra da da patroa. :D
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2020, 07:48

Nonnus Escreveu:
08 set 2020, 23:15
Isto foi um impulso certo? Qualquer pessoa olha para o preço. Fazer uma viagem de 100km e gastar 20€, se calhar não é muito bom para a mobilidade eléctrica.
Sim e não. É um bocado como com a Miio actualmente: pode até nem ser sempre o melhor preço, mas pelo que fazem pelos utilizadores nem sequer penso em utilizar outro cartão.

Para dar 20€ por 100km (no meu carro que gasta 20kWh/100km) teria de custar 1€/kWh. Como a minha visão é que o nosso modelo não permite custos finais mais comedidos, espero que se junte o útil ao agradável e que os valores aqui sejam melhores.

Para já, existirem redes fora da MobiE e encabeçadas por grandes grupos económicos é um passo definitivo para acabar com o modelo da rede pública. Alguém com o poder de abanar esta legislação caduca.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por mafgod » 09 set 2020, 09:11

Por exemplo, os 4 postos de 22kW do Forum Sintra, que pensei que ficassem desertos quando a fase comercial arrancesse, continuam cheios e com filas de espera.
Estive no sábado passado à tarde no forum Sintra, e os 4 postos estavam praticamente ás moscas, só lá vi um a carregar quando cheguei e um outro quando saí.

IKEA Loures que era praticamente impossível arranjar lugar, agora estão quase sempre vazios.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por Nonnus » 09 set 2020, 09:45

BrunoFonseca Escreveu:
09 set 2020, 00:06
Eu diria que a oferta tem que existir onde há procura.
Por exemplo, os 4 postos de 22kW do Forum Sintra, que pensei que ficassem desertos quando a fase comercial arrancesse, continuam cheios e com filas de espera.
Se é importante existirem postos em Vendas Novas? Claro que é, e noutros sitios também, mas acredito que ainda estivessemos bem piores em termos de capilaridade sem este modelo. Numa situação em que apenas a procura fosse o factor, ficarias com extensos desertos, basta olhar para Espanha para compreender isso.

Quanto as preços.... não me vou repetir....
Venham lá esses postos do Continente, Auchan, Lidl e afins. Pode até nem nos servir no dia a dia, mas se nos tivermos de deslocar para fora da nossa area de residência, estou certo que serão postos a ter em conta.

Sendo de Sintra, acham mesmo que se eu for para a Serra da Estrela vou estar a comparar preços ao cêntimo? Não! Fico feliz se encontrar la uma tomada.

Pergunta aos mega pioneiros: já alguma vez necessitaram de pedir nos bombeiros que vos disponibilizassem uma tomada? Qusnto é que deram de contribuição para essa associação? Quanto é que vos ficou o kWh? Possivelmente bem mais caro do que os 0,40€/kWh, mas acredito que sairam de lá com sorriso na cara.
Espectáculo, meses a discutir preços (peço-te desculpa se vou escrever alguma coisa que não corresponde a verdade, mas tenho ideia que não) nos vários tópicos do fórum onde tu, foste, e és várias vezes interveniente, se não estou em erro nalgumas vezes até critico pela negativa pelos preços praticados nalguns postos (um restaurante na Mealhada que tinha um preço altamente estúpido :think: ) e agora de um momento para outro os preços já não são importantes porque existe um grupo que vai instalar hubs. Afinal tantas linhas escritas por causa dos preços e esta tudo bem, porque o importante é ter postos em massa num determinado local.

Eu sempre disse que o modelo tinha de ser atractivo para quem investe, e continuo com a mesma opinião, mas dai dizer que se lixe o preço desde que tenha onde carregar...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoFonseca » 09 set 2020, 10:05

Nonnus Escreveu:
09 set 2020, 09:45
BrunoFonseca Escreveu:
09 set 2020, 00:06
Eu diria que a oferta tem que existir onde há procura.
Por exemplo, os 4 postos de 22kW do Forum Sintra, que pensei que ficassem desertos quando a fase comercial arrancesse, continuam cheios e com filas de espera.
Se é importante existirem postos em Vendas Novas? Claro que é, e noutros sitios também, mas acredito que ainda estivessemos bem piores em termos de capilaridade sem este modelo. Numa situação em que apenas a procura fosse o factor, ficarias com extensos desertos, basta olhar para Espanha para compreender isso.

Quanto as preços.... não me vou repetir....
Venham lá esses postos do Continente, Auchan, Lidl e afins. Pode até nem nos servir no dia a dia, mas se nos tivermos de deslocar para fora da nossa area de residência, estou certo que serão postos a ter em conta.

Sendo de Sintra, acham mesmo que se eu for para a Serra da Estrela vou estar a comparar preços ao cêntimo? Não! Fico feliz se encontrar la uma tomada.

Pergunta aos mega pioneiros: já alguma vez necessitaram de pedir nos bombeiros que vos disponibilizassem uma tomada? Qusnto é que deram de contribuição para essa associação? Quanto é que vos ficou o kWh? Possivelmente bem mais caro do que os 0,40€/kWh, mas acredito que sairam de lá com sorriso na cara.
Espectáculo, meses a discutir preços (peço-te desculpa se vou escrever alguma coisa que não corresponde a verdade, mas tenho ideia que não) nos vários tópicos do fórum onde tu, foste, e és várias vezes interveniente, se não estou em erro nalgumas vezes até critico pela negativa pelos preços praticados nalguns postos (um restaurante na Mealhada que tinha um preço altamente estúpido :think: ) e agora de um momento para outro os preços já não são importantes porque existe um grupo que vai instalar hubs. Afinal tantas linhas escritas por causa dos preços e esta tudo bem, porque o importante é ter postos em massa num determinado local.

Eu sempre disse que o modelo tinha de ser atractivo para quem investe, e continuo com a mesma opinião, mas dai dizer que se lixe o preço desde que tenha onde carregar...
Vamos lá ser um bocadinho sérios na discussão.
Uma coisa é discutir valores concretos, outra coisa é estar a criticar sem saber valores. Sim, comentei o tal posto do rei dos frangos ou leitões ou lá que bicho fosse, mas o valor foi apresentado. De referir que em pouco tempo corrigiram.
Também "reclamei" directamente com o OPC Mobilectric devido ao preço praticado no Alegro Alfragide, mais uma vez, com base em valores em concreto.

Por outro lado nunca me ouviram reclamar por pagar 10€ por uma carga num TDC do Hotel de Gouveia. Na ausência de soluções pago o que é pedido. Também não me veêm a reclamar dos preços praticados nos PCR das AE para quem apenas consegue tirar 22kW do posto, mas certamente já me viram criticar pela ausencia de postos de 22kW junto dos PCR nas AE.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoFonseca » 09 set 2020, 10:06

De referir ainda que não é "a qualquer preço". O que eu disse é que não vou comparar ao cêntimo.

Responder

Voltar para “Carregamento”