Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rimsilva » 17 set 2020, 12:19

BrunoAlves Escreveu:
17 set 2020, 11:49

E aliás, este tipo de postos fora da rede publica já existe. Só que até agora era só para TVDE ou para frotas privadas. Agora qualquer utilizador pode beneficiar de postos a bons preços, sem contratos, espera de cartões, sem MobiE.
Isso já nos sabemos e viu-se alguma mudança depois disso? Vai algum operador instalar algum posto nessa zona?

Neste caso do continente o impacto já poderá ser outros, veremos as consequências, do ponto de vista de rebaldaria de uma actividade de carregamento, seria bom que a Tesla também fosse por este caminho :D , o problema é se não dá em nada ou demorar uma eternidade, coitados dos OPC. Mesmo assim não duvido que ainda haja quem venha dizer que ainda bem porque os OPC são uns exploradores! :lol:

BrunoAlves Escreveu:
17 set 2020, 11:56

Eu acho que a análise não é essa.
Nós é que estamos a falar em pagar estacionamento (eu próprio), mas em lado nenhum o serviço pretende fazer passar uma coisa por outra.
A Primeira frase da app do continente na play store é muito clara:
O Continente Plug&Charge é um serviço de estacionamento que pretende promover a mobilidade elétrica, exclusivo a veículos elétricos.
Mas ok, já dei a minha opinião, não tenho interesses no continente nem em qualquer OPC, apenas tenho pena que se tenha chegado a este ponto.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por cfvp » 17 set 2020, 12:45

t3lmo Escreveu:
17 set 2020, 10:37
Leiria não vai ter postos Continente Plug&Charge.
Na 1ª fase serão 14 lojas de norte a sul e 2ª fase outras 16 lojas para aumentar a capilaridade.
Pode-se saber se Coimbra irá ter?
Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 17 set 2020, 12:57

rimsilva Escreveu:
17 set 2020, 12:19
A Primeira frase da app do continente na play store é muito clara:
O Continente Plug&Charge é um serviço de estacionamento que pretende promover a mobilidade elétrica, exclusivo a veículos elétricos.
Mas ok, já dei a minha opinião, não tenho interesses no continente nem em qualquer OPC, apenas tenho pena que se tenha chegado a este ponto.
Ups, falhei esse "pormaior" :mrgreen:
Mesmo assim, acho que a discussão da legalidade terá a ver com a definição do espaço privado de acesso privado e não com a descrição do serviço. A Tesla também tem carregadores em locais que de acesso privado pouco terão (se calhar todos menos Alcantarilha e Montemor cabem nesta descrição).

Concordando com o ter pena que se tenha chegado a este ponto - porque o erro nasce muito muito atrás - e que sem dúvida que estão criadas as condições para concorrência desleal, acho importantíssimo que alguém tenha tido a coragem de fazer este investimento. Acho que devemos é colocar a energia em tentar fazer disto a norma e não lamentar o seu aparecimento.

Já viram que é possível um backoffice próprio, uma app, pagamentos ad-hoc instantâneos, sem MobiE? Mais, não sei quanto tempo de preparativos isto teve, mas em semanas/poucos meses está tudo no ar, incluindo pagamentos? Como é óbvio, os backoffices existem no mercado e prontos a colocar em serviço, sem ter de reinventar a roda.
Admira-me como é que alguém consegue achar que 10 anos de dinheiro publico enterrados na porcaria de serviço que temos pode ser melhor que backoffices prontinhos a usar...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por t3lmo » 17 set 2020, 13:01

As informações públicas são exclusivas da Sonae por NDA.

Mais detalhes do evento de hoje:

https://www.uve.pt/page/postos-carregamento-sonae/
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por jfr2006 » 17 set 2020, 13:25

Eu acho que se os OPC quiserem, isto vai levar ao que deveria ter sido desde o inicio: fim dos CEME e da Mobie :D

Não é por o modelo estar mal desde o início que vamos condenar aquilo que está a ser feito bem desde o principio: simplicidade, com pagamento simples, eficiente e sem ter de andar com uma folha de cálculo atrás para saber quanto vou pagar :twisted:

Os OPC tem uma solução muito simples: associam-se aos grandes operadores de distribuição, fazem um contrato com estes e instalam postos nos locais destes, fazendo um acordo na divisão de custos e um acordo na distribuição de lucros ;)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por zeuz » 17 set 2020, 14:14

No artigo da Revista Visão reparei numa coisa:

"De acordo com a última listagem da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativa a julho passado, existiam 69 empresas registadas em Portugal como operadores de pontos de carregamento para a mobilidade elétrica e 18 como comercializadores de eletricidade no mesmo âmbito."

Ora, aqui repete-se amiúde que os CEME são quem mais lucra com este modelo de pagamento dos carregamentos - cerca de 2/3 do valor pago - e no entanto há mais OPC registados do que CEME's ?! :shock:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Nonnus » 17 set 2020, 14:54

jfr2006 Escreveu:
17 set 2020, 13:25
Não é por o modelo estar mal desde o início que vamos condenar aquilo que está a ser feito bem desde o principio: simplicidade, com pagamento simples, eficiente e sem ter de andar com uma folha de cálculo atrás para saber quanto vou pagar :twisted:
Não vamos confundir o que é analise dos problemas (ou das soluções) que este sistema pode trazer, com o condenar, ou dizer mal. Até agora ainda não vi ninguém a condenar este sistema, assim como não vi ninguém neste tópico a dizer mal do sistema da Sonae.

Alguns de nós o que estamos a discutir é até que ponto isto é justo, ou até mesmo legal. As leis existem, e são para todos. O facto de acharmos este sistema muito melhor, e que se calhar é a solução, nunca pode infringir a lei. Se o que esta mal é lei que temos, então o que se tem que fazer é mudar a lei (uma lei para a venda de energia na ME) para que todos os players possam estar no mercado nas mesmas condições, a solução não é criar alternativas que podem roçar ilegalidade.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 17 set 2020, 15:15

Nonnus Escreveu:
17 set 2020, 14:54
Alguns de nós o que estamos a discutir é até que ponto isto é justo, ou até mesmo legal. As leis existem, e são para todos. O facto de acharmos este sistema muito melhor, e que se calhar é a solução, nunca pode infringir a lei. Se o que esta mal é lei que temos, então o que se tem que fazer é mudar a lei
É uma discussão que existe desde o primeiro SuC Tesla em Portugal. Todos nós, desde sempre, dissemos que ainda bem que existe, mas que tem contornos legais esquisitos. Ainda não criou grande celeuma porque não cobram, mas quando começarem é certinho que essa discussão volta (e que os CEME vão estar interessadíssimos :roll: ).
Depois as oficinas Nissan que cobram carregamento. Depois os hubs PowerDot. Depois uns PCR que apareceram numa garagem em Lisboa em cima de umas paletes. Depois algumas redes privadas que nem sabíamos que existem. Redes fora do modelo que já aqui foram largamente discutidas. Esta tem a particularidade de ter o potencial para, em relativamente pouco tempo, estar acessível a muitos, muitos milhares de pessoas "comuns". As outras acabam por ser muito "de nicho".

Mudar a lei é o que inevitavelmente vai acontecer. Mas também já podia ter acontecido há anos e nunca aconteceu, porque é que achamos que iria mudar agora sem alguém "abanar" a coisa?
Das duas, uma: ou isto se baseia em "buracos da lei" (imagino que a Sonae se tenha aconselhado juridicamente) e a lei será alterada para tapar esses buracos (e aí será curioso de ver o que possa acontecer a estes postos, aos da Tesla, etc), ou então outros players farão força para que a lei seja revista para permitir que ISTO seja a norma (e aí teremos de agradecer à Sonae por terem tido a coragem de colocar isto a mexer). Ou ainda, isto é completamente legal (nós é que podemos estar a ver mal a coisa) e a legislação permite todos os modelos, caberá aos players escolherem o modelo que mais lhe convém.

edit: Além da questão legal, há o preço. O preço meus senhores e senhoras! Já nos hubs PowerDot se viam anunciados preços muito bons. Agora na Sonae os preços são muito bons. Na rede Tesla o preço por kWh anda entre os 24 e os 30 e picos cts/kWh (onde se cobra) em postos de muito alta potência. Haverá aqui um padrão? Fora da rede MobiE e do modelo da rede pública os preços são mais baixos? Poderá ser porque:
(...) acaba por assentar nas premissas que eu sempre disse serem fundamentais para poder oferecer preços bons: nada de CEME, nada de pilha de entidades, nada de TAR residencial, "abastecimento" a partir de instalações onde já existe potência à barda e que naturalmente têm acesso a energia comprada muito mais barata.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por pemifer » 17 set 2020, 18:21

Atualização!
Hoje já consegui introduzir os dados do cartão, devia ser por causa de ainda não ter sido inaugurado o posto, como o Telmo disse.
A App apresenta 10 postos de carregamento em Matosinhos, alguns já em uso.
Pelo que vi na App são 2 PCRs e 8 PCNs, o que permitirá carregar 18 carros em simultâneo, 2 nos PCRs e 16 nos PCNs.

Enquanto se mantiver este estúpido modelo que inventaram penso que surgirão mais redes como as do Continente.
Qual é a empresa que tem interesse em montar um posto de carregamento sabendo que vai ter despesas com a montagem, despesas com o aluguer ou compra do espaço, despesas com a manutenção do posto e apenas 30% da receita é que é para si?
Andam a investir para o estado e o CEME mamarem 70% das receitas com investimento zero?
Não admira que apareçam poucos postos.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por frankesousa » 17 set 2020, 18:56

Já sei onde vou carregar quando for ao Porto.
Ora vejamos:
  • Barato: sim
  • Abrigado: sim
  • Vários PCR e PCN no mesmo local: sim
  • APP aparentemente bem funcional: sim
Está aberto 24h? só falta isso para ser perfeito.


Agora uma duvida.

O preço do PCR é mais que bom, ao preço de casa de dia praticamente, mas o PCR custa uns milhares de €€.
O preço dos PCN (os que eu queria usar para ir descançado às compras ao continente e/ou shopping e demorar umas horas) é quase ao mesmo preço do PCR! Ora, não devia ser mais barato? Basta ver os calculos das ofertas (10min em PCR ou 30 min em PCN) para se perceber que todas as contas são feitas "para os zoes" a usar os 22 kW.
Não é uma reclamação, os PCN não são estupidamente caros, mas a diferença para o PCR parece-me pouca. nesta rede e em toda a Mobie tambem.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Carregamento”