Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 20 out 2020, 17:46

pemifer Escreveu:
20 out 2020, 12:06

A sério?
A tua luta para defender o modelo existente é de louvar!
Só não consigo perceber como é que 36% é a maior parte da fatura. No meu tempo a maior parte de qualquer coisa era 51%, mas isso são tempos que já lá vão!
Eu tambem acho "curioso" que tendo eu escolhido um PCR que é o que fica mais perto da minha casa, que tu saibas que é o que tem o custo OPC mais baixo. Eu não sabia isso! Se sabes que este é o que tem o custo OPC mais baixo, tambem saberás qual é que tem o custo mais elevado e daí, curiosamente, teres escolhido o PCR que escolheste!
Sinceramente já me arrependi de ter escrito o que escrevi, dispensava bem ser chamado de estúpido e corrupto!
1 - Ninguém chamou estúpido ou corrupto a ninguém! Onde é que leste isso??
2 - No meu tempo a maior parte de qualquer coisa é... a maior parte de qualquer coisa. Seja 5, 10, 50, 90% do total, desde que seja... a maior parte. Calculo que essa matemática ainda seja atual.
3 - Se tivesses lido calmamente o que eu escrevi, terias percebido que a parte das taxas inclui valores a distribuir por várias entidades (REN, ORD, CMEC, renováveis, estado, etc). Não me parece justo numa análise de preços que deve ser o mais justa possível juntar no mesmo saco todos esses valores só porque a Miio por conveniência o fez.
4- O posto que escolhi não sei se é ou não mais caro, é apenas um dos mais utilizados. O preço cobrado é sensivelmente igual à maior parte dos PCR de AE (0,10€/min, neste caso é 0,105€/min ou seja 5% acima). Substituindo o posto que coloquei por um desses PCRs que há aí nas AE a 0,1€/min seria virtualmente igual. Ou no Porto por exemplo, onde são quase todos a 0,1€/min, exceto o da concessão Mobie.
5 - Eu não disse que o que tu colocaste tem a parte OPC maix baixa, é dos mais baratos. É fácil encontrar mais baratos. Há até PCR com a parte OPC gratuita!
6 - Clarificar a informação não é defender nada. Ou talvez seja defender a verdade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 20 out 2020, 17:51

rimsilva Escreveu:
20 out 2020, 12:42
mjr Escreveu:
19 out 2020, 18:32

Análises simplistas dão sempre resultados... simplistas.
Na grande maioria das vezes é na simplicidade das coisas que estão as maiores virtudes...

Na simplicidade de chegar a um PCR em Espanha e carregar a 0.3€/kWh sem ter de se preocupar com a calculadora ( e nós poderiamos ter um modelo "centralizado" com exactamente a mesma simplicidade no preço a pagar), sem os descontos em talão ou cartão, sem as cancelas virtuais, ou usos exclusivos de clientes que não são clientes...

A simplicidade de o operador poder produzir a sua própria energia ou comprar ao melhor preço de mercado, tão simples como acontece em toda a Europa.

A simplicidade de a "lei" ser igual para todos, de forma simples e transparente, sem que uns vendem carregamentos em forma de estacionamento e outros vendam carregamentos sem energia....
Estás a comparar alhos com bugalhos. Uma coisa é a simplicidade do modelos e outra é simplicidade da análise na distribuição de preços. Mas pronto, concedo que era um trocadilho com as palavras :)

Também posso dizer que é muito simples carregar a 0,79€/kW.h na Ionity pela Europa fora (incluindo Espanha). Quem é que quer complicar as coisas com subscrições de serviços (e com fee mensal em grande parte das ofertas...) com as marcas para pagar menos?? :-P
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rimsilva » 21 out 2020, 10:19

mjr Escreveu:
20 out 2020, 17:51

Estás a comparar alhos com bugalhos. Uma coisa é a simplicidade do modelos e outra é simplicidade da análise na distribuição de preços. Mas pronto, concedo que era um trocadilho com as palavras :)

Também posso dizer que é muito simples carregar a 0,79€/kW.h na Ionity pela Europa fora (incluindo Espanha). Quem é que quer complicar as coisas com subscrições de serviços (e com fee mensal em grande parte das ofertas...) com as marcas para pagar menos?? :-P
:D

Se queremos ser melhores, temos de olhar para os melhores (exemplos) ...

Mesmo sabendo que na Ionity estamos falar de um tipo de carregamento com outras caracteristicas, esse preço de 0,79€ apenas serve de "protecção" aos clientes que compõem o consórcio.

Andamos aqui há alguns anos a falar de modelos e mais modelos, muitas vezes sem se saber onde termina e acaba esse "modelo" ou vários "modelos".

Apesar de simplista o que nos poderia distinguir dos restantes países seria a possibilidade de aceder à rede de carregamento em qualquer ponto do país da mesma forma, este modelo de acesso seria a base para que tudo fosse mais simples e transparente.

Depois podemos considerar mais uma serie de "modelos", um dos quais este que engloba esta lista interminável de interveninentes.

Não estou a confindir alhos com bugalhos, estou-me a referir a este "modelo" que compõe o preço final a pagar.
Concordo com o rigor na analise da distribuição da composição do preço, no entanto esse é um aspecto menor a meu ver. O ponto fundamental é a parte da receita que vai para o OPC (que sendo aquele que realmente presta o serviço que importa aos utilizadores de VEs), apenas fica com uma parte pequena da receita e mais importante do que isso, não tem forma de conseguir um possivel ganho ao nivel da componente da energia, por exemplo, sendo ainda penalizado pela forte componente de tributação.

Aquilo que se nota é uma constante "defesa" da figura do "CEME" (veja-se como têm surgido CEMEs) que não traz qualquer valor acrescentado ao processo e a um "modelo" simples e transparente.

Gastaria de ter "Easycherger's" em Portugal com tarifas ao nivel das que referi, que actalmente serão uma miragem, sobretudo por causa da existencia de um CEME que tanto defendem.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por pemifer » 22 out 2020, 16:04

mjr Escreveu:
20 out 2020, 17:46
pemifer Escreveu:
20 out 2020, 12:06

A sério?
A tua luta para defender o modelo existente é de louvar!
Só não consigo perceber como é que 36% é a maior parte da fatura. No meu tempo a maior parte de qualquer coisa era 51%, mas isso são tempos que já lá vão!
Eu tambem acho "curioso" que tendo eu escolhido um PCR que é o que fica mais perto da minha casa, que tu saibas que é o que tem o custo OPC mais baixo. Eu não sabia isso! Se sabes que este é o que tem o custo OPC mais baixo, tambem saberás qual é que tem o custo mais elevado e daí, curiosamente, teres escolhido o PCR que escolheste!
Sinceramente já me arrependi de ter escrito o que escrevi, dispensava bem ser chamado de estúpido e corrupto!
1 - Ninguém chamou estúpido ou corrupto a ninguém! Onde é que leste isso??
2 - No meu tempo a maior parte de qualquer coisa é... a maior parte de qualquer coisa. Seja 5, 10, 50, 90% do total, desde que seja... a maior parte. Calculo que essa matemática ainda seja atual.
3 - Se tivesses lido calmamente o que eu escrevi, terias percebido que a parte das taxas inclui valores a distribuir por várias entidades (REN, ORD, CMEC, renováveis, estado, etc). Não me parece justo numa análise de preços que deve ser o mais justa possível juntar no mesmo saco todos esses valores só porque a Miio por conveniência o fez.
4- O posto que escolhi não sei se é ou não mais caro, é apenas um dos mais utilizados. O preço cobrado é sensivelmente igual à maior parte dos PCR de AE (0,10€/min, neste caso é 0,105€/min ou seja 5% acima). Substituindo o posto que coloquei por um desses PCRs que há aí nas AE a 0,1€/min seria virtualmente igual. Ou no Porto por exemplo, onde são quase todos a 0,1€/min, exceto o da concessão Mobie.
5 - Eu não disse que o que tu colocaste tem a parte OPC maix baixa, é dos mais baratos. É fácil encontrar mais baratos. Há até PCR com a parte OPC gratuita!
6 - Clarificar a informação não é defender nada. Ou talvez seja defender a verdade.
Não queria alongar-me muito nesta questão, mas só queria "clarificar" a minha interpretação do que escreveste.

Quando escreves que "Análises simplistas dão sempre resultados... simplistas." estás a insinuar que eu sou inteligente ou estúpido?
Quando dizes que achas "curioso" a escolha do PCR que escolhi, estás a insinuar que sou honesto ou desonesto/corrupto?

O meu post original era acerca da percentagem inferior do OPC na fatura. Ao centrares a tua contra-argumentação em pormenores que não têm significado para o que disse, não clarificaste nada!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 22 out 2020, 16:09

Não estou a insinuar nada, só porque considero a análise simplista não significa qualquer coisa sobre quem a faz. Eu próprio faço análises simplistas todos os dias! Mas nesta situação em particular acho que merece uma análise mais profunda, só isso.

Entretanto:

Abriu um novo posto Continente Plug & Charge no Continente Bom Dia de Sobreda, Setúbal:

2x22kW AC

Este posto entrou em funcionamento no próprio dia em que foi inaugurada a loja, algo que é expectável acontecer nas próximas aberturas de lojas Continente.

Realço uma situação importante deste posto: todo o parque de estacionamento ao ar livre tem uma cobertura solar com painéis foto voltaicos em auto-consumo, a injetar na instalação local, numa clara situação de win/win.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2020, 18:07

Agora imagina este posto na rede pública e nós ali a pagar TAR e energia ao preço residencial, de um posto parcialmente alimentado a energia solar.
Desculpa não resisti :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 22 out 2020, 18:18

Nisso tens razão, o modelo não permite incorporar auto consumo na energia fornecida ao veículo, e é a meu ver a maior falha deste. O modelo melhorado proposto pela UVE/CEiiA já o permitiria de alguma maneira, com a integração dos sistemas do CEME/OPC. Mas este tipo de discussões não deviam estar aqui neste tópico, falamos mais sobre o modelo e pouco sobre o Continente Plug & Charge...

No caso da produção solar do Continente, o consumo da loja deve absorver toda a produção solar, imagina só quanto não deve gastar em contínuo só os sistemas de refrigeração dos frescos e congelados na parte de exposição e de armazém...

Mas não deixa de ser a melhor solução possível para a sombra de veículos estacionados, algo que já defendemos há muitos anos. Em tom de conversa de café, deviam até proibir novos sistemas de sombra para veículos que não fossem realizados com painéis foto voltaicos! :)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por pemifer » 23 out 2020, 11:00

Desculpem a introdução de informação não relacionada com o Continente.
Eu moro por cima de um Pingo Doce e este ano cobriram os "telhados" com painéis solares.
Neste caso, é sobre o estacionamento, sobre os armazéns e sobre a própria loja uma vez que é tudo no mesmo edifício! ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 31 out 2020, 00:52

Mais um Continente inaugurado, mais um posto a funcionar:

https://www.facebook.com/6825325718820 ... 92699/?d=n
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por jfr2006 » 31 out 2020, 15:49

E ao que parece, pela aplicação, o Continente ao pé do Aeroporto e o de Santarém serão os próximos.

Responder

Voltar para “Carregamento”