Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

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mafgod
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Re: Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

Mensagem por mafgod » 07 out 2020, 15:52

A pergunta é, porque se o carro vem com carregador interno monofásico, não ganha nada em ter um cabo trifásico para este carro.
Já o contrário, se o carro vier com carregador trifásico, tem tudo a ganhar em ter um cabo trifásico e a perder com um monofásico (maior tempo de carregamento pode levar a maior custo nos postos de carga).

Creio que o carregamento interno trifásico na Peugeot é opcional...é perguntar ao vendedor.

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jota
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Re: Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

Mensagem por jota » 07 out 2020, 15:56

mafgod Escreveu:
07 out 2020, 15:52
A pergunta é, porque se o carro vem com carregador interno monofásico, não ganha nada em ter um cabo trifásico para este carro.
Já o contrário, se o carro vier com carregador trifásico, tem tudo a ganhar em ter um cabo trifásico e a perder com um monofásico (maior tempo de carregamento pode levar a maior custo nos postos de carga).

Creio que o carregamento interno trifásico na Peugeot é opcional...é perguntar ao vendedor.
Sim, pelo que li é opcional.
O que tenho deve ser monofasico então.

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Re: Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

Mensagem por frankesousa » 08 out 2020, 10:07

Claro que estou a assumir que tem carregador trifásico, até porque é um opcional barato e de uma utilidade muito grande.
Fica o conselho também, se poder adicionar o opcional com onboard charger de 11kW melhor.

E cabos type2-type2 monofásicos se calhar nem é tão "normal" de arranjar digo eu!
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Re: Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

Mensagem por frankesousa » 08 out 2020, 10:09

rnlcarlov Escreveu:
07 out 2020, 14:37
frankesousa Escreveu:
07 out 2020, 14:22
Estou a avisar isto porque por exemplo o VW ID3 vem de origem com um cabo trifásico de 20A, ou seja, só carrega a 4kW nos postos monofásicos de 7.4kW!!!
Mas que ideia mais idiota. Os tipos da VW andam a dormir na forma ou quê?
Já o e-golf vinha igualmente com um cabo 5*2.5mm2 quando o carro tem onboard charger de 1*32A monofásico ou 2*16A trifásico (vá, usa só 2 das 3 fases disponíveis).

Parece que a VW apostou tudo na contenção de custos :lol: até no cabo, que em alguns mercados é um opcional pago.
Se é para vir um cabo destes a enganar o utilizador "menos informado" mais valia ser realmente opcional mas o cabo "correto"
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Re: Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

Mensagem por zeuz » 08 out 2020, 10:46

frankesousa Escreveu:
08 out 2020, 10:09
rnlcarlov Escreveu:
07 out 2020, 14:37
frankesousa Escreveu:
07 out 2020, 14:22
Estou a avisar isto porque por exemplo o VW ID3 vem de origem com um cabo trifásico de 20A, ou seja, só carrega a 4kW nos postos monofásicos de 7.4kW!!!
Mas que ideia mais idiota. Os tipos da VW andam a dormir na forma ou quê?
Já o e-golf vinha igualmente com um cabo 5*2.5mm2 quando o carro tem onboard charger de 1*32A monofásico ou 2*16A trifásico (vá, usa só 2 das 3 fases disponíveis).
Não conhecia essa "feature" do e-Golf ! :o

Foram "esperto do cabeça" ao unir 2 fases para assim conseguirem sempre a potência máxima em AC .
Devia haver mais com essa "feature".
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Re: Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

Mensagem por frankesousa » 08 out 2020, 12:12

zeuz Escreveu:
08 out 2020, 10:46
Não conhecia essa "feature" do e-Golf ! :o

Foram "esperto do cabeça" ao unir 2 fases para assim conseguirem sempre a potência máxima em AC .
Devia haver mais com essa "feature".
Não será electricamente unir, se não dava um curto circuito de 400V, mas terão talvez 2 chargers em paralelo ou assim.

Dava muito jeito ter isso no leaf e conseguir sacar os 7kW de um PCN trifásico 11kW que são bastantes
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Re: Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

Mensagem por zeuz » 08 out 2020, 12:25

frankesousa Escreveu:
08 out 2020, 12:12
zeuz Escreveu:
08 out 2020, 10:46
Não conhecia essa "feature" do e-Golf ! :o

Foram "esperto do cabeça" ao unir 2 fases para assim conseguirem sempre a potência máxima em AC .
Devia haver mais com essa "feature".
Não será electricamente unir, se não dava um curto circuito de 400V, mas terão talvez 2 chargers em paralelo ou assim.

Dava muito jeito ter isso no leaf e conseguir sacar os 7kW de um PCN trifásico 11kW que são bastantes
Electricidade não é a minha área - de todo! - mas percebi que não seria simplesmente unir as fases. Foi apenas uma maneira simplificada de escrever. ;)

Qual seria a dificuldade de ter essa feature no carregador interno de um VE ?
Qual seria o custo previsível ?

Sabem se há alguma tabela onde se possa ver quantos PCN de cada tipologia existem no país ?
Pessoalmente tenho a ideia que os de 11kWh serão uma minoria ante os monofásicos e os de 22kWh.
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Re: Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

Mensagem por frankesousa » 08 out 2020, 17:20

Tabela não sei, mas no Miio dá para ver, eles talvez tenham ou consigam exportar uma tabela facilmente. O telmo deve ter isso.

Existe quem instale 1 ou 2 onboard charger adicionais nos leaf, ou seja, passam a carregar a 13.2kW bifásico ou 19.8kW trifásico. É literalmente instalar + 2 cada um ligado a uma fase. E trocar a ficha type 1 monofásica por uma type 2 trifásica.

Só dei a achega da parte eléctrica não fosse alguém ler isso e achar que se meter 2 fases no carro ele carrega mais rápido, e no final derrete é aquilo com 400V onde deviam estar 230V :lol:
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Re: Carro novo e viagem longa mas ainda sem cartão

Mensagem por rimsilva » 09 out 2020, 10:05

zeuz Escreveu:
08 out 2020, 12:25

Sabem se há alguma tabela onde se possa ver quantos PCN de cada tipologia existem no país ?
Pessoalmente tenho a ideia que os de 11kWh serão uma minoria ante os monofásicos e os de 22kWh.
Em termos de "hardware" são de certeza, no entanto há outra variante que é a potência instalada e aí há imensos PCN de 22 kW que estão limitados a 7,4 kW, em Vila Nova de Gaia são praticamente todos.

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