Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2967
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por Nonnus » 02 out 2020, 16:11

Na segunda-feira vou ter de ir de Vendas Novas a Portimão e voltar. São cerca de 500km

Opção nº 1

Vendas Novas - Lidl de Grândola - A22 PCR de Lagos - Portimão

Opção nº2

Vendas Novas - Lidl de Grândola - Intermarche de Castro Verde - Portimão

Alguma sugestão?

Não faço intenções de usar a Auto Estrada A2. Pela opção 1 tinha de carregar até 100% no PCR de Grândola porque são 151km até ao próximo PCR e vai ser muito ajusta.

Como o meu carro apresenta degradação e que faz cerca de ~160km com uma carga, estas paragens serão obrigatórias
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por BrunoAlves » 02 out 2020, 16:36

A questão maior acho que será carregar em Portimão para voltar para cima no mesmo dia...

Como é um 30kWh, eu fazia directo a Portimão, são 163km até um 24kWh fazia isso. Piu! :lol: . O desvio para Castro Verde ainda são 20km segundo o Maps. Mas chegas lá a vapores de electrão :mrgreen: Tens mesmo de chegar e ligar à ficha.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por rnlcarlov » 02 out 2020, 17:50

Carregar a 100% num PCR cobrado ao minuto.... :?
Eu ia pela opção 2, com carregamento no intermarché de Castro Verde. Mas cortava caminho pela N124 em direção a Silves ao passar ao pé de S. Bartolomeu de Messines. Tenho feito sempre isto quando vou para Portimão. Poupa-se na portagem da via do Infante e são menos kms.
Última edição por rnlcarlov em 02 out 2020, 18:27, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por rimsilva » 02 out 2020, 17:59

A opção 2 além de mais segura, tem uma melhor distribuição das cargas e acaba por ser o trajeto mais rápido também.

O regresso não me parece nada problemático, visto próximo de Portimão existirem 2 PCRs em Lagoa (o do Lidl bem mais económico)

Tanto num trajeto, como no outro, se os postos de Sines e Ourique já estivessem ligados, a viagem seria mais confortável.

edit:
rnlcarlov Escreveu:
02 out 2020, 17:50
Carregar a 100% num PCR cobrado ao minuto.... :?
Eu ia pela opção 2, com carregamento no intermarché de Castro Verde. Mas cortava caminho pela N114 em direção a Silves ao passar ao pé de S. Bartolomeu de Messines. Tenho feito sempre isto quando vou para Portimão. Poupa-se na portagem da via do Infante e são menos kms.
Acho que é N124, a simulação que fiz no Google maps sugere esse trajeto, apesar de ser um pouco mais demorada, mas nada de relevante (10min)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por rnlcarlov » 02 out 2020, 18:28

rimsilva Escreveu:
02 out 2020, 17:59
Acho que é N124, a simulação que fiz no Google maps sugere esse trajeto, apesar de ser um pouco mais demorada, mas nada de relevante (10min)
My bad, falhou um número. :P Mas como também duvido que vá a 120km/h na via do infante, a diferença dada pelo Google é capaz de ser maior que a real.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por pemifer » 02 out 2020, 18:39

rnlcarlov Escreveu:
02 out 2020, 17:50
Carregar a 100% num PCR cobrado ao minuto.... :?
Eu ia pela opção 2, com carregamento no intermarché de Castro Verde. Mas cortava caminho pela N124 em direção a Silves ao passar ao pé de S. Bartolomeu de Messines. Tenho feito sempre isto quando vou para Portimão. Poupa-se na portagem da via do Infante e são menos kms.
Se é para evitar a A2, faria como o rnlcarlov diz, opção 2 e em S. Bartolomeu de Messines, seguiria em direção a Silves pela N124 (são menos 10km).

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 02 out 2020, 23:28

Caso opte pela Opção 1 pode contar com dois PCRs em Lagos (Intermarché e LIDL), para evitar eventais congestionamentos nas auto estradas, já que é fim de semana prolongado.
Existe ainda um PCN Tesla no Intermarché de Aljezur, só para dar um "cheirinho". Já me desenrascou algumas vezes.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por Apr » 02 out 2020, 23:49

Para ir e vir no mesmo dia não vai perder o tempo todo na viagem?

Eu ia pela AE carregar a Aljustrel, depois saia da AE e fazia o resto pela nacional que é ótima.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2967
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por Nonnus » 03 out 2020, 10:25

Obrigado a todos,

Ir pela AE para mim não é opção porque além de ficar caro, eu não gosto de fazer viagens em AE. Depois como é um feriado toda a gente vai optar por esse percurso, a ideia é evitar os PCR´s mais concorridos.

Na ida, como vou cedo a ocupação dos PCR´s não deve ser grave. Já na vinda, vou apanhar todos os que foram passear durante o fim de semana.

Se eu fosse sozinho optava pela opção 1, mas como vão mais duas pessoas que não estão habituadas a logística dos VE, é melhor jogar pelo seguro e ir pela opção 2. A opção 1 apesar de ser mais arriscada ia permitir num teste real perceber quantos KM ainda consigo fazer no meu Leaf.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 03 out 2020, 12:48

permitir num teste real perceber quantos KM ainda consigo fazer no meu Leaf.
Não será viável ir por Alcácer(N 5), Torrão, seguindo a Nacional 2 até Castro Verde? São 147 km, 2 horas. Deste modo evitavas desviar para Grândola.
Confirmar onde é o PCR de Castro Verde, porque existem 2 Intermarchés, e salvo erro o PCR é na Rua Nova da Feira.

Responder

Voltar para “Carregamento”