Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
corrisi
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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por corrisi » 05 out 2020, 13:21

frankesousa Escreveu:
05 out 2020, 13:10
jfr2006 Escreveu:
05 out 2020, 10:38
Nonnus Escreveu:
05 out 2020, 08:24
Não, enganei-me ao copiar o trajecto 🤪 vou pelas nacionais.

Neste momento estou a carregar em Grândola. O meu carro está todo mamado.75% de soc e carrega a 24kW longe vai os tempos de carregar a 48kW.
Que temperatura tinha a bateria quando começaste a carregar? O Leaf de 30kWh ao fim de uns anos só carrega ao máximo se a bateria estiver morna (acima dos 26º) :|
E também muito importante: Qual o SOC iniciar da carga? Como foram poucos KM devias estar com o SOC elevado e isso afecta e muito a curva de carga.

Bateria fria (ou quente demais) e SOC elevado dá carga lenta.

(É por essas e por outras que os VEs estão a anos de desenvolvimento dos Tesla! Mas para lá vamos, menos a Nissan claro :lol: :lol: )
O meu leaf 30kwh com temperaturas de 40C° na bateria, aos 90% de SOC ainda carrega na casa dos 30kwh. Antes disso, ainda mais obviamente.
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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por frankesousa » 05 out 2020, 14:31

corrisi Escreveu:
05 out 2020, 13:21
O meu leaf 30kwh com temperaturas de 40C° na bateria, aos 90% de SOC ainda carrega na casa dos 30kwh. Antes disso, ainda mais obviamente.
Experimenta começar a carga com 70% de SOC por exemplo. Não dá mais do que 20 ou 30kW nesse 70% de SOC. Se iniciares a carga a 20% ou assim aguenta quase 50kW até aos 80%.

É um fenómeno normal, tenho vários exemplos de carga em Estarreja (arranco de Penafiel) bastante lentos devido ao inicio da carga ser com SOC elevado. É feitio, de todos os VEs, não tem grande mal se os UVE souberem com o que contar ;)
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por Nonnus » 05 out 2020, 14:53

Lidl de Portimão 41% de soc 45kW
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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por Nonnus » 05 out 2020, 16:50

Castro verde 38% 35kW temperatura 50*
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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por Nonnus » 05 out 2020, 18:19

Grândola 31% temperatura 51* 29kW
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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por BrunoAlves » 05 out 2020, 18:38

Sempre tudo disponível? Ainda bem que não vieste pela A2. Vim a prestar atenção aos PCR, em todos fila. Em Santarém 2 a carregar e 2 espera. O que estava em DC era um I-Pace :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por Nonnus » 05 out 2020, 21:53

Sim, sempre tudo disponível. Apanhei um Zoe em Portimão, mas como estava em AC consegui carregar. Quando estava a carregar em Grândola minutos depois chegou um i-Pace e o senhor queria carregar com CCS ao mesmo tempo que eu, lá expliquei que não era possível, mas que podia carregar em AC


De referir que o senhor tem um i-Pace e ao que parece um Taycan, mas não percebe patavina do que é, como funciona um VE, carregamentos e nomes técnicos. O senhor ficou muito admirado porque o Leaf tem uma ficha Chademo que carrega a 50kW e o dele tem CCS, mas não tem Chademo ("o meu não tem essa ficha!").

Não me desmanchei a rir por respeito.

Fica a sugestão para a Jaguar começar a por CCS e Chademo no mesmo carro, porque parece que há por ai muito "endireinheirado" que quer os extras todos, até aqueles que não fazem sentido.

:lol: :lol:

Foi uma conversa hilariante. Sabem aquele tipo que veste XPTO, o dinheiro gasto nos carregamentos não é problema, apresenta-se no carro que ele acha que é o último grito, e depois cada vez que abre a boca só diz asneiras. Foi esse o tipo.

Uma coisa muito estupida no i-Pace, cada vez que se abre uma porta o carro desliga o carregamento. Por 3 vezes o carro cancelou o carregamento porque saíram os 3 ocupantes em momentos diferentes.
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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por BrunoAlves » 05 out 2020, 22:03

Nonnus Escreveu:
05 out 2020, 21:53
(...)mas não percebe patavina do que é, como funciona um VE, carregamentos e nomes técnicos
Muita, muita gente assim. Nos ultimos dias, no FB, montes de pessoal que recebeu carros novos e não conseguem carregar porque não sabem como o fazer, não têm cartões e não sabiam que precisavam, etc. Então potências, tipos de tomada, etc, isso ainda menos. :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por Nonnus » 06 out 2020, 10:43

Trajeto atualizado no post mais atrás.

O trajeto usado foi este

Total de KM feitos: 531km
Media de 13.7kWh/100km
Total de carregamento rápidos: 5
SOH inicial: 69.74%
SOH após 5QC: 70.28%
Média de velocidade chegou andar pelos 62km/h, mas devido a fila de transito que apanhei a saída de Grândola em que fiz muitos KM 10km/h quando não esta parado :evil: a média final deu 50km/h.

Depois desta viagem e após 5 carregamentos rápidos o SOH apenas subiu alguma decimas, portanto a degradação de 30% deve ser real.

Se o carro não apresenta-se degradação tinha conseguido fazer esta viagem apenas com 3 carregamentos. Haja carregadores e o Leaf de 30kWh consegue fazer viagens grandes.
BrunoAlves Escreveu:
05 out 2020, 22:03
Muita, muita gente assim. Nos ultimos dias, no FB, montes de pessoal que recebeu carros novos e não conseguem carregar porque não sabem como o fazer, não têm cartões e não sabiam que precisavam, etc. Então potências, tipos de tomada, etc, isso ainda menos. :?
Reparei que quando perguntei se o carro era CCS ele ficou a olhar para mim como se eu estivesse a falar "estrangeiro de fora" :shock: Daí para a frente foi sempre a piorar. Perguntas como: o seu carro é trifásico em AC? (agora já vi que não é, é 7.2), ficaram sem resposta. O que a mim me faz mais confusão é que era uma pessoa na casa dos 30 e tal, 40 anos. Também fiquei a saber que o i-Pace tem uma curva de carregamento que segundo ele é muito boa, e que o Porsche Taycan já carregou no carregador de 350kW que esta no stand da Porsche e que carrega o carro numa hora. Chegou mesmo a comparar a curva de carregamento dos dois carros. :roll:

Preço dos carregamentos não é problema, porque se precisa de carregar, carrega-se e pronto. Portanto estar num PCR a pagar ao minuto a 7.2kW em AC é peanuts. Quando eu lhe falei do problema do carro desligar os carregamentos cada vez que se abre a porta em certos postos onde existe uma taxa de activação do posto, que pode fazer com que pague mais, também não é problema.

Quando eu lhe disse que era uma questão de olhar para a fatura recebi como resposta: - Fatura! Eu sei lá da fatura.

Portanto meus amigos, quando nós perdemos tempo a discutir preços da ME, existe por ai muita gente que é por um cabo que nem sabem o nome ligado ao carro e o resto que se lixe.
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Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh

Mensagem por rnlcarlov » 06 out 2020, 11:24

Nonnus Escreveu:
06 out 2020, 10:43
Média de velocidade chegou andar pelos 62km/h, mas devido a fila de transito que apanhei a saída de Grândola em que fiz muitos KM 10km/h quando não esta parado :evil: a média final deu 50km/h.
Era de esperar. A única vez que voltei do Algarve num Domingo à tarde apanhei umas filas na A2 a começar perto de Grândola. Resolvi sair da AE e ir por nacional (para horror da minha mãe pois estávamos de morangwatt e ela pensava que íamos ficar apeados pelo desvio). Mas o trânsito todo aplicava-se também à nacional. Só voltei a entrar na AE em Alcácer para carregar, e ali as filas já se estavam a desfazer, tanto em nacional como AE.

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