Os recursos, normalmente ou artificialmente, são sempre escassos, requerem uma gestão constantemente dinâmica e adaptativa.
Na gestão de recursos e ponderando o fim a que se destinam vamos retirando da short list as variáveis passíveis e possíveis de introduzir na equação.
É o que se passa no estacionamento em locais densos, durante o dia tarifa plena por unidade de tempo, durante a noite gratuitidade ou tarifa inferior em períodos consecutivos, na generalidade.
Estaremos a introduzir na equação, no período da noite, uma das variáveis que durante o dia fica de fora que é um tipo de comodidade individual do utilizador e esta variável introduzida não prejudica o fim inerente, o estacionamento e sua rotatividade.
Nos postos de recarga, que são hoje e serão ainda muito escassos e enquanto assim for, não deverá entrar na equação, em minha opinião, a variável da comodidade individual relativa ás horas noturnas ficando por enquanto assegurado que o fim único e objetivo de recarregamento nunca seja impedido por um outro critério ou variável; será, enquanto e onde a elevada escassez se verificar, o utilizador a adaptar-se á oferta e não o contrário, logicamente, permitindo-se uma otimização do recurso em detrimento eventual de uma comodidade individual, pelo menos até se verificar ausência de procura ao longo do período noturno que se traduza em desnecessária garantia de rotatividade e possibilidade de contemplação da referida variável de comodidade individual na equação de oferta do serviço.
Embora seja esquecido amiúde, existe uma percentagem enorme, maior que o frequentemente estimado, de pessoas que trabalham, estudam, investigam ou tem outra ocupação fora do tradicional horário 9/17 ou parecido e que são estes, mesmo ainda (por enquanto) em minoria, que imperativamente necessitam de utilização de veiculo particular por inexistência absoluta de oferta de transportes públicos quando entram ou saem das suas ocupações á meia noite ou ás quatro ou cinco da manhã, por exemplo.
Sem relevância, visto estarmos perante uma "gestão" Estatal, que não se enquadra nos princípios básicos mesmos de Gestão. Estivéssemos em domínio exclusivamente privado e seria o mercado, a livre concorrência e a oferta e procura a determinarem o modo de funcionamento de cada agente económico com a objetividade de busca de um melhor equilíbrio entre o lucro e a qualidade do serviço prestado. Não tendo os OPC liberdade de comércio desconheço se terão mesmo possibilidade legal de otimizar a sua oferta e acesso ás ferramentas para tal necessárias.
Die Autos sollten nur während des Ladevorgangs an der Ladesäule stehen. Nach Beendigung des Ladevorgangs soll die Ladesäule wieder für andere freigemacht werden. Darauf zielt die Ahndung dieses Verstoßes durch ein Bußgeld ab. An einer Tankstelle würde auch niemand auf die Idee kommen, nach dem Tanken an der Zapfsäule zu parken und seine Einkäufe zu erledigen. Diese Selbstverständlichkeit muss auch für die Ladesäulen gelten.“
Os carros só devem permanecer na estação de carregamento durante o processo de carregamento. Após a conclusão do processo de carregamento, a estação de carregamento deve ser disponibilizada novamente para outras pessoas. Este é o objetivo de punir esta violação com a aplicação de multa. Em um posto de gasolina, ninguém pensaria em estacionar na bomba depois de reabastecer e fazer suas compras. É claro que esta questão também se aplica às estações de carregamento. "
Bußgeld droht – Ladesäulen für E-Autofahrende freihalten
https://presse.ace.de/pressemitteilunge ... reihalten/
Alemanha multará elétricos que ocupem indevidamente pontos de carga
https://pplware.sapo.pt/motores/alemanh ... regamento/