A culpa é do modelo?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por BrunoFonseca » 15 dez 2020, 16:46

Não querendo defender este modelo face a outros existentes acho apenas que tem algumas caracteristicas que não estão a ser devidamente aproveitadas.

Note-se que grande parte dos OPC também já são CEME ou no limite têm uma parceria com um.

Assim, e para ganhar vantagem competitiva face à concorrencia basta que os CEME façam promoções tipo: usas o cartão CEME nos nossos postos (leia-se OPC) e oferece-se a tarifa OPC, pagando apenas a energia.

Esta situação é permitida segundo o RME, já o inverso não.

Quanto aos preços em si, pelo que vejo em sites os preços na Itália e França são superiores aos praticados por cá.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por jfr2006 » 15 dez 2020, 17:08

Mas há pelo menos uma situação desse tipo... Não é bem isso, porque é válida em todos os postos: a Galp dá um desconto de 25% a todos os possuidores de Nissan.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por LuisG » 15 dez 2020, 17:49

Este foi o melhor negocio, da China, que se inventou nos últimos anos para o amigos do costume, leia-se lobbies, para ganhar uns trocados sem mexer uma palha. :whistle: :whistle:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por rimsilva » 15 dez 2020, 19:12

BrunoFonseca Escreveu:
15 dez 2020, 16:46
Não querendo defender este modelo face a outros existentes acho apenas que tem algumas caracteristicas que não estão a ser devidamente aproveitadas.

Note-se que grande parte dos OPC também já são CEME ou no limite têm uma parceria com um.

Assim, e para ganhar vantagem competitiva face à concorrencia basta que os CEME façam promoções tipo: usas o cartão CEME nos nossos postos (leia-se OPC) e oferece-se a tarifa OPC, pagando apenas a energia.

Esta situação é permitida segundo o RME, já o inverso não.

Quanto aos preços em si, pelo que vejo em sites os preços na Itália e França são superiores aos praticados por cá.
Podemos também ver essa situação de outro prisma, pela necessidade que os OPCs tiveram de ir buscar alguma margem que seria sua por direito (mesmo sabendo que desta forma não ficam com o controlo total, uma vez que a decisão está do lado do ultilizador final), se não se tivesse pretendido inventar a roda com este modelo.

A questão dos preços, quanto a mim, tem de ser vista mais na prespectiva daquilo que temos com este modelo e daquilo que se poderia alcançar sem o mesmo.
A realidade na Europa terá de certeza uma imensidão de variantes diferentes de Portugal, fazendo a analogia aos combustiveis, toda a gente reclama dos preços em Portugal que são um "roubo", mas mesmo assim em França ou Alemanha os combustiveis também são mais caros do que cá, o que não quer dizer obrigatóriamente que estejamos bem.
Além disso, se queremos melhorar, devemos olhar para os melhores do que nós e não os piores. A easycharger em Espanha é o exemplo a seguir, em termos de custo final para o consumidor.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por LuisG » 15 dez 2020, 20:38

¿Cuál es el precio de la recarga?
En EasyCharger solo pagarás por la energía que consumas con los siguientes precios:
.Carga rápida 0,30€/kWh IVA incluido
.Carga semirrápida 0,20€/kWh incluido

Simples, não ?!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por FernandoSilva » 16 dez 2020, 00:55

LuisG Escreveu:
15 dez 2020, 20:38
¿Cuál es el precio de la recarga?
En EasyCharger solo pagarás por la energía que consumas con los siguientes precios:
.Carga rápida 0,30€/kWh IVA incluido
.Carga semirrápida 0,20€/kWh incluido

Simples, não ?!
:lol: :lol: :lol: Mais simples parece-me difícil :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por rimsilva » 16 dez 2020, 10:33

Atenção que quando eu falei da Easycharger foi com a intenção de se olhar para um exemplo que demonsta ser possivel ter preços competivivos no mercado e continuar a apostar forte na expansão da rede de carregamento.

A minha critica ao modelo é sobretudo pelas regras castradoras que são impostas aos OPC, que cumprindo a lei por não quererem ou não poderem instalar postos de carregamento fora da rede mobi.e, além da baixa procura ainda podem vir a sofrer alguma concorrência desleal, por aqueles que operam fora da rede mobi.e. Se hoje em dia isso ainda não é grave fruto da pouca oferta de postos de carregamento, num futuro próximo já poderá ser diferente.

Mesmo assim, isso não é impeditivo de ser possivel carregar na rede publica em PCR da Helexia pelos mesmos ~0,3€ kWh (0,12/kWh+Energia), o prolema é ser a excepção em vez da regra.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por alexmol » 04 mar 2021, 19:24

Sendo a culpa do modelo ou não, e se têm acompanhado as actualizações de postos, percebem que ultimamente os Operadores têm apostado bastante em PCR em detrimento de PCN.

De 253 postos planeados 96 são PCR.
De 199 postos em construção 108 são PCR.

Isto dá uma percentagem de PCR em postos futuros de 45% :!:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por jart » 04 mar 2021, 20:55

Nem todo a gente tem as mesmas necessidades, mas no meu caso de uso acho que faz mais sentido a existência de PCRs do que PCNs. Carrego normalmente em casa e só tenho necessidade de carregar fora quando faço deslocações fora da autonomia do carro, o que no último ano têm sido poucas.
Na minha opinião os PCNs só fazem sentido em espaços de estacionamento quando se precisa que o carro fique parado pelo menos 2 ou mais horas ou em locais de estacionamento perto de casa para pessoas que não podem carregar em casa.
Este é o meu ponto de vista, mas haverá outros casos de uso que podem ver as coisas de forma diferente.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

Responder

Voltar para “Carregamento”