A culpa é do modelo?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por BrunoAlves » 12 dez 2020, 21:51

Não há como continuar a discussão, não vale a pena porque não se consegue caminhar para nenhum ponto em comum
mjr Escreveu:
12 dez 2020, 20:57
Gostava de saber onde arranjar eletricidade a 0,1€/kW.h durante o dia, exceto ao fim de semana. Ainda por cima a ter de pagar tarifas de potência elevadas
Eu disse que o que faz sentido, que é seguramente o caso do E.Leclerc do post original e que podia ser replicado a muitos outros PCN pelo país, é ir buscar energia a instalações onde as tarifas de potência não fazem nem comichão, sendo diluídas já no consumo existente da instalação. Se achas que o E. Leclerc não compra em barda energia a menos de 0,1€/kWh pois, não sei que te diga.
Eu acho que se a energia custa no Mibel 0,6€/kWh estes clientes compram a 0,65. Mas seja 0,7. 0,8. 0,9. Menos de 0,9 paga a "minha" empresa e é um pequeno consumidor de MT, fará uma rede de hipermercados nacionais :?
mjr Escreveu:
12 dez 2020, 20:57
Isto basicamente prova que em Portugal seja com ou sem modelo é por vezes (não todas, longe disso) mais caro carregar em PCN que em PCR.
Acabei de colocar contas feitas a tarifa residencial em como seria possível carregar a 7,2kW a custos razoáveis. Sem TAR subsidiada, sem isenção da disponibilidade de potência, nada. E mesmo assim fazer sentido. Coisa que dificilmente acontece no modelo com todas essas benesses.
Em Portugal e no mundo pode ser mais barato o PCR porque, como já se discutiu atrás, o PCN não não tem volume. O que eu tenho tentado mostrar é que seria perfeitamente viável e lucrativo fazê-lo fora do modelo e que não é possível no modelo.
mjr Escreveu:
12 dez 2020, 20:57
Custo PCR sem IVA: 0,13€/min x 60 / 50 kW.h = 0.156€/kWh
O meu model S de 350V e todo nerfed não passa dos 33kW. Um Leaf nos píncaros do rapidgate não passa dos 18kW. O preço é o mesmo? É que é uma comparação equiparável ao PCN de 22kW com um carro a potência parcial.

Já trocámos os argumentos que seriam possíveis, acho que teremos de concordar em discordar. Infelizmente para mim e para os UVE, não acredito que venhamos a poder comprovar se eu tenho ou não razão. Que tenho :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por mjr » 12 dez 2020, 23:07

Eu acho que é possível nos dois modelos, mas é infelizmente economicamente mais vantajoso para o OPC dar preços menores em PCRs. Tu achas que isso só é possível fora do modelo português. Opiniões.

O Continente é um caso onde é possível carregar mais barato em PCR que em PCN. Ponto. Dei o exemplo dos 11kW porque sabia que alguém diria que “mas o PCR muitas vezes carrega a menos de 50kW”. Para carros com 3x16A em que não dá ou o utilizador não sabe baixar a corrente para 3x14A, fica MUITO mais caro que carregar em PCR.

Deste o exemplo do teu Model S, eu do o exemplo do ID3 que como tem mais de 400V de tensão do pack carrega sempre a 50kW, até SOCs elevados. Curiosamente o teu argumento também se aplica aos preços do comparativo PCR/PCN que criaram este tópico. Carregando a menos potência no PCR já fica mais barato em PCN...

BTW - quem compra em MT também paga TAR, e fora de vazio apesar de mais baixa que em BT ainda é muito significativa. E também acho que não há por aí tanto excesso de potência como parece. Ah, e mesmo em MT se paga a potência de pico, numa fórmula bem mais complexa que em BT. Colocando postos vai aumentar o pico de consumo e aumentar a tarifa de potência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por BrunoAlves » 13 dez 2020, 00:40

mjr Escreveu:
12 dez 2020, 23:07
do o exemplo do ID3 que como tem mais de 400V de tensão do pack carrega sempre a 50kW, até SOCs elevados
Qual dos 80 carros que existem cá? Desculpa não resisti :mrgreen: se vamos para casos anedóticos então entre carros "capados" que existem podemos escolher entre a "dúzia" dos que carregam melhor ou os milhares que carregam pior.
mjr Escreveu:
12 dez 2020, 23:07
Eu acho que é possível nos dois modelos
:clap:
É isto. É que é só isto. Nos "2 modelos" há abertura para todas as possibilidades. O problema é que só um deles é que é legal, azar do caraças é o que proíbe as outras abordagens.
mjr Escreveu:
12 dez 2020, 23:07
O Continente é um caso onde é possível carregar mais barato em PCR que em PCN
Já não falo do Continente há meia dúzia de posts. Acabei de dar um exemplo para PCN no limite mínimo da potência que eu acho razoável para negócio (7,2kW) fornecido como se fosse em nossa casa! 3 fases de 30A distribuídas uma para casa tomada. Já nem estou a falar de MT, de custos de potência de pico, de nada disso! TAR residencial e tudo como o modelo nos obriga a pagar. Um contador da EDP, potência contratada de 20,7kVA, com uma fase dedicada a uma tomada mennekes num PCN.
E mesmo esta barbárie é mais barata que usar a rede pública! Só que azar do caraças é ilegal.
Ou seja sem TAR subsidiada, sem isenção de custos de potência para o OPC, ainda assim era mais barato para o UVE e mais rentável para o OPC.
Última edição por BrunoAlves em 13 dez 2020, 00:54, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por rnlcarlov » 13 dez 2020, 00:45

BrunoAlves Escreveu:
12 dez 2020, 21:51
Eu disse que o que faz sentido, que é seguramente o caso do E.Leclerc do post original e que podia ser replicado a muitos outros PCN pelo país, é ir buscar energia a instalações onde as tarifas de potência não fazem nem comichão, sendo diluídas já no consumo existente da instalação. Se achas que o E. Leclerc não compra em barda energia a menos de 0,1€/kWh pois, não sei que te diga.
Eu acho que se a energia custa no Mibel 0,6€/kWh estes clientes compram a 0,65. Mas seja 0,7. 0,8. 0,9. Menos de 0,9 paga a "minha" empresa e é um pequeno consumidor de MT, fará uma rede de hipermercados nacionais :?
Acho que andas a comer aí um 0. Deves querer dizer 0,09, 0,08, por aí fora, não :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por BrunoAlves » 13 dez 2020, 00:52

Isso. Vá lá que o cherry pick não chegou a tanto :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por rnlcarlov » 13 dez 2020, 00:56

BrunoAlves Escreveu:
13 dez 2020, 00:52
Isso. Vá lá que o cherry pick não chegou a tanto :mrgreen:
Da minha pouca experiência a ver situações em BTN e MT, nas altas potências os valores de Redes e kW de pico são mais baixos. Logo se já noto uma diferença considerável de uma tarifa BTE para uma MT, imagino em AT, como certamente as grandes superfícies comerciais devem ter.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por BrunoAlves » 13 dez 2020, 01:20

AT tenho algumas dúvidas, em alguns casos pontuais talvez? Duvido. MT é óbvio... Sobre esses custos já disse o que tinha a dizer.

Mas esquecendo isso. No espírito do tópico dei o exemplo hipotético de 3 tomadas de 30A fornecidas num "contador doméstico" e que mesmo assim eram mais vantajosos para o UVE e o dono do posto. Tudo ilegal segundo o modelo, ainda assim mais barato para toda a gente. Não haver lugar a CEME parede ser o que custa às contas.
Não quero parecer obtuso ao ponto de dizer "é assim em todo o lado, porra!" mas já disse :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por mjr » 13 dez 2020, 09:10

Estas a desviar a conversa para o facto de se conseguir melhores preços fora do modelo em instalações já existentes, especialmente em MT, e isso é óbvio, como já vimos com a Powerdot e agora com o Continente.Até a Tesla tem preços melhores, embora ligeiramente.

Aqui a questão do tópico é se o modelo incentiva este tipo de situações onde carregar num PCN fica mais caro que num PCR, e a minha opinião é que acontece exatamente o mesmo fora do modelo, como aliás vimos, ainda que de forma ligeira, no Continente. Até digo mais, a diferença real no Continente é superior, porque a energia gasta em AC tem ainda as perdas no carregador do carro enquanto no PCR é a que entra diretamente na bateria. O preço do kW.h real que entra na bateria nos PCNs é cerca de 10% acima do valor em AC.

Não é uma particularidade do modelo, é geral.

Agora se aquilo que queres dizer é que fora do modelo, especialmente em instalações já existentes em MT, existe mais margem para o OPC aumentar o custo dos PCRs para segmentar o negócio, sim existe. Felizmente o Continente não o fez.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por BrunoAlves » 13 dez 2020, 09:31

mjr Escreveu:
13 dez 2020, 09:10
Estas a desviar a conversa para o facto de se conseguir melhores preços fora do modelo em instalações já existentes
Não estou a desviar, é o que tenho dito e insistido desde o início. Achava eu que é a única forma de conseguir preços justos para o dono do posto e o UVE, para potências de carregamento mais baixas. Afinal não é a única forma, até um fornecimento doméstico parece ser bom negócio.

Com o modelo, só esmifrando o OPC é que se conseguem preços justos para o UVE.
mjr Escreveu:
13 dez 2020, 09:10
Agora se aquilo que queres dizer é que fora do modelo, especialmente em instalações já existentes em MT, existe mais margem para o OPC aumentar o custo dos PCRs para segmentar o negócio, sim existe
Não foi isso que quis dizer e, mais uma vez, não falo do Continente há vários posts. Acho é que há forma de ter PCN a preços justos para potências de carregamento mais baixas, fazendo uso da eventual reserva da instalação existente. Sem modelo.
O que acaba por ser ridículo é que é exactamente isso que acontece nos casos a que me refiro! Por exemplo nos shopping, os postos são fornecidos pela instalação existente, a energia que nos entra nos carros vem do PT deles, mas nós pagamos ao CEME como se fosse a Distribuição a trazer-nos a electricidade a casa. É a TAR, sim, já falámos sobre isso várias vezes, mas é também o custo da energia na origem e o que pagamos ao CEME.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: A culpa é do modelo?

Mensagem por rnlcarlov » 13 dez 2020, 12:12

BrunoAlves Escreveu:
13 dez 2020, 09:31
Não foi isso que quis dizer e, mais uma vez, não falo do Continente há vários posts. Acho é que há forma de ter PCN a preços justos para potências de carregamento mais baixas, fazendo uso da eventual reserva da instalação existente. Sem modelo.
Estás a referir-te ao Chargesurfing, certo?
Só PCNs até agora, com preços de 0,012€/min para 3.7KW, 0,028€/min para 7kW num dos exemplos que vi

Responder

Voltar para “Carregamento”