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Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 11 nov 2021, 11:48
por rimsilva
alexmol Escreveu:
10 nov 2021, 22:21
rimsilva Escreveu:
10 nov 2021, 12:08
De qualquer forma o que conta é a informação que está afixada no posto.
Sim mas...
Vai ser cobrado o valor que está no sistema da Mobi.E, e depois o utilizador tem de reclamar.

Sou pessoa para assim que o posto ficar funcional, se ainda tiver o preço errado na Mobi.E, ir lá carregar 2 minutos só para ver a confusão que dá.
Foi o que eu referi, convém estar alinhado para evitar chatisses, mas o que conta é o que está afixado no posto.

Lembro-me de ter reportado aqui a mundança no critério de cobrança nos postos da ex-rede piloto da KLC, alteraram no sistema mas "esqueceram-se" de mudar os autoculantes, quem teve atento e reclamou a KLC corrigiu, quem não disse nada, pagou mais (e nem deve ter dado por ela)....

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 11 nov 2021, 17:41
por frankesousa
O que "conta", ou seja, o que vamos pagar é o que está na MobiE, que vai para o CEME que usa esses dados para faturar.

Se reclamarmos realmente ai temos razão devido ao que está afixado no posto, mas logo à cabeça pagamos o que os incompetentes da MobiE escrevem na Base de dados :roll:

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 11 nov 2021, 20:29
por cfvp
frankesousa Escreveu:
11 nov 2021, 17:41
Se reclamarmos realmente ai temos razão devido ao que está afixado no posto, mas logo à cabeça pagamos o que os incompetentes da MobiE escrevem na Base de dados :roll:
Mas o erro não é do OPC?

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 12 nov 2021, 01:35
por frankesousa
cfvp Escreveu:
11 nov 2021, 20:29
frankesousa Escreveu:
11 nov 2021, 17:41
Se reclamarmos realmente ai temos razão devido ao que está afixado no posto, mas logo à cabeça pagamos o que os incompetentes da MobiE escrevem na Base de dados :roll:
Mas o erro não é do OPC?
O OPC deve afixar o preço e informar a MobiE dele.
Pelo histórico de incompetência desta entidade, eu apostava 90% que foi a MobiE que se enganou, mas posso estar errado e ter sido o OPC a enviar os valores errados para lá :)

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 12 nov 2021, 03:15
por BrunoAlves
Provavelmente.
Mas como a quem pagas é ao CEME, é a este que vais reclamar e depois logo vês. Se usares um daqueles CEME que só ao fim do mês (ou 2) é que sabes quanto é que te custaram as tuas sessões, já nem te lembras onde é que foi o quê...

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 12 nov 2021, 11:31
por rimsilva
frankesousa Escreveu:
11 nov 2021, 17:41
O que "conta", ou seja, o que vamos pagar é o que está na MobiE, que vai para o CEME que usa esses dados para faturar.

Se reclamarmos realmente ai temos razão devido ao que está afixado no posto, mas logo à cabeça pagamos o que os incompetentes da MobiE escrevem na Base de dados :roll:
Não percebo qual é a necessidade de complicar, o que se estava a discutir era qual o valor correcto e esse valor é o que está no posto.

É fundamental que os utilizadores menos informados saibam disso, para perceber o que devem pagar e reclamar depois, se o faz ou não, isso já é outra questão.

A responsabildade do erro também é pouco relevante, porque falhas podem sempre acontecer, a favor ou contrato o utilizador, claro que da mobi.e não se pode esperar muito para reduzir estas situações ao máximo, melhorando o processo de actualização de preços em si.

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 12 nov 2021, 11:48
por cfvp
rimsilva Escreveu:
12 nov 2021, 11:31
É fundamental que os utilizadores menos informados saibam disso, para perceber o que devem pagar e reclamar depois, se o faz ou não, isso já é outra questão.
O problema é aquilo que o BrunoAlves disse acima, que só no fim do mês é que uma pessoa descobre se se enganaram ou não. Aí vai voltar ao posto para confirmar? Ou vai sempre andar a anotar o preço afixado, logo quando carrega, para a eventualidade de haver um erro?

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 12 nov 2021, 12:40
por rimsilva
cfvp Escreveu:
12 nov 2021, 11:48
rimsilva Escreveu:
12 nov 2021, 11:31
É fundamental que os utilizadores menos informados saibam disso, para perceber o que devem pagar e reclamar depois, se o faz ou não, isso já é outra questão.
O problema é aquilo que o BrunoAlves disse acima, que só no fim do mês é que uma pessoa descobre se se enganaram ou não. Aí vai voltar ao posto para confirmar? Ou vai sempre andar a anotar o preço afixado, logo quando carrega, para a eventualidade de haver um erro?
Como referi mais atrás já aconteceu este tipo de situações no passado com a KLC que devolveu o dinheiro a quem reclamou, isso quer dizer que há quem controle a situação e quem não o faça, mas isso não invalidade nada em relação à questão fundamental aqui, que é: o preço correcto para faturação é o que está no posto.

Relativamente a esse problema de como contornar a questão da fatura só chegar 1 mês despois, eu diria que só olhar para a fatura dificilmente vai perceber um engano no preço, salvo nas situações de preços absurdos e esses não será dificil do OPC confirmar que houve em erro.

Nas restantes situações, quem usa a app miio para similar custos vai perceber na hora que o custo na simulação não é o mesmo, por isso deve gardar prova do preço correcto.

Quem não usar a aplicação e quiser controlar de facto o que está a pagar, terá de arranjar uma forma de o fazer, como acontece hoje em dia em os cartões frota em que os combustiveis não são pagos no momento do abastecimento e a fatura tem de sofrer um controlo à posteriori.

Atenção que com isto não estou a dizer que as coisas estão muito bem assim ou que concordo com o "modelo mobi.e".

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 12 nov 2021, 21:50
por alexmol
cfvp Escreveu:
12 nov 2021, 11:48
Aí vai voltar ao posto para confirmar? Ou vai sempre andar a anotar o preço afixado, logo quando carrega, para a eventualidade de haver um erro?
Na Alemanha resolveram esse problema:
German "Eichrecht" regulates, that all chargers feature an officialy calibrated meter, which has it's own display and inputs, so after a charging session, in case of a dispute, the customer can return to the stall (in person, LOL) with the charging ID given to him on the bill and the exact time, key these in on the seperate display with it's own tiny keyboard (I think, it has "up", "down" and "next" buttons only) and check, if the meter has registered this charge with exactly the data, that has been billed to the customer. Also, for DC chargers, the kWh must have been measured on the DC side. All of this is a must, if a charge is billed to a customer in Germany, with no exceptions. On private or public ground, and no matter, which relation there is between charge station provider and customer. BUT many other CPOs also don't operate 100% "Eichrechtskonform" chargers yet (because there aren't enough on the market and conversion of old ones is also trailing behind, because there's not enough officialy certified hardware). So likely, Tesla will at least be able to join the party in Germany aswell in the beginning, without being fined. But someday, they'll have to upgrade their chargers to be compliant to "Eichrecht".

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Enviado: 13 nov 2021, 18:08
por alexmol
alexmol Escreveu:
03 nov 2021, 00:04
Os 25kW é generoso...
Fui experimentar um desses PCR 25kW (Wallbox DC da ABB).

Confirma-se que a potência real é de 20kW, nem chega aos 22kW.

Imagem

1,005 x 60 / 3 = 20,1kW