Custos de carregamento em PCR Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por mjr » 05 mai 2021, 21:33

Um apanhado interessante com os preços de carregamento em PCR em Espanha:

https://forococheselectricos.com/2021/ ... uesto.html

Não é, na minha ótica, muito diferente de Portugal.

O Continente é um caso à parte na península...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 06 mai 2021, 00:52

Eu acho absolutamente diferente. Numa tabela com meia dúzia de colunas têm todos os preços da rede.
Nós temos as tabelas do alexmol com um CEME num dos planos horários, se fosse possível ter tudo era uma combinação com repetição de 1000x1000 :mrgreen:
E é preciso atentar no artigo
Esto lo ha logrado gracias a una rebaja de los precios que han pasado de los 0.45 euros el kWh hasta los 0.30 euros
Nunca na vida poderia acontecer cá.

Além disso, regra geral, tem preços por energia e não por tempo (com todas as vantagens e desvantagens que isso tem). Não menos importante, preço final sem calculadora.
E finalmente, sem MobiE. Ouro.

Só acho que fazem alguma "batota", que também se faz cá, a colocar na mesma listagem (unicamente preço por 100km) postos com vários níveis de potência, que necessariamente serão diferentes.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por mjr » 06 mai 2021, 10:13

O facto de numa tabela em meia dúzia de colunas ter todos os preços dos PCRs em Espanha que relação tem com o facto de os preços serem muito semelhantes? Parece que qualquer questão é motivo para dizer que o modelo em Portugal falha por isto ou por aquilo, enfim. Qualquer dia até vão criticar o facto de com um cartão ou com uma App ser possível carregar em qualquer posto em Portugal na rede pública.

Ainda noutro dia ouvi um OPC estrangeiro, espanhol por sinal, dizer que foi muito fácil colocar PCVE nos seus parques em Portugal devido ao modelo português. Em Espanha teve que negociar com vários EMSP para (tentar) ser mais "universal".

Mas aqui a questão é mesmo relativa aos preços. Vejo sempre várias pessoas a afirmar que em Portugal os carregamentos são muito caros porque o CEME come tudo, e a Mobi.e, etc, etc, mas no fim de contas comparando com o país ao lado onde é completamente liberal a venda de eletricidade para os VE, o preço é basicamente o mesmo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por jfr2006 » 06 mai 2021, 10:18

O mesmo? O preço é o mesmo? Diz-me lá em quantos PCR em Portugal carregas a 0,30€/kWh? Em quantos sabes o preço no final de carregar?

Em quantos PCN se carrega a 0,20€/kWh?

Ao ponto que se chega para justificar o modelo mais ridículo do mundo :roll: :roll:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por rimsilva » 06 mai 2021, 10:52

Olhar para valores e comparar o que pode ser incomparável, é no minimo perigoso...

Para se perceber o que esta tabela representa seria indispensavel saber o nº de carregadores por operador/preço, porque ter um preço fantástico e 1 ou 2 carregadores serve de pouco.

No entanto, em Espanha é facil perceber que OPC's como a Easycharger, além de terem preços que não se vê em Portugal, estão em grande expansão e praticamente todas as semanas inauguram um HUB (pequeno) de carregamento, não é um posto aqui e outro acolá.

Para reavivar a memória, vejamos a tabelo do Alexmol.

Não há nenhum PCR da rede publica nos 0,30€/kWh (os concessionados da rede piloto não são relevantes) e se virmos os 0,2€/kWh dos PCNs, então é que nem vale a pena pensar em comparar.

A acrescentar a tudo isto, se quisermos ser rigorosos, temos ainda um outro aspecto fundamental, em Portugal os postos são em mais de 90% dos casos cobrados ao minuto, logo para se obter um preço "optimo" na ordem de 0,35€/kWh não é para qualquer VE.

Apesar de em termos de conceito, eu achar que postos rápidos devem ser cobrados por minuto, sem duvida que um preço definido por kWh é muito mais simples para o utilizador.

PS: até o cliente Tesla em Porugal acaba por ser "solidário" com os restantes utilizadores de VEs, acreditando na informação disponibilizada, acaba por pagar mais 15% por kWh...
Anexos
Preços PCRs.png
Última edição por rimsilva em 06 mai 2021, 11:41, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 06 mai 2021, 11:01

mjr Escreveu:
06 mai 2021, 10:13
o preço é basicamente o mesmo.
Não é verdade... Estás a comparar o preço fixo de dezenas ou centenas de postos (que a concorrência parece querer nivelar para baixo, o que é impossível de acontecer aqui) com o melhor caso na nossa rede, em que o carro tira todo o proveito do posto (logo, optimiza o tempo). E há muitos carros que não o fazem.
Eu até considero que o posto tem de ter uma componente de tempo para evitar acampamentos, mas preço pelo preço (que é o que se discute aqui) pega no teu Leaf em Agosto à terceira CR e tenta lá carregar a 30cts/kWh ;) Ou no meu TMS 70 de 350V e todo nerfed, logo à primeira CR :mrgreen:
mjr Escreveu:
06 mai 2021, 10:13
Em Espanha teve que negociar com vários EMSP para (tentar) ser mais "universal
Voltamos à discussão do modelo e desta vez não fui eu :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Essa comparação é um bom exemplo do que podia ser feito melhor. Já o disse várias vezes, se conseguimos parir este castelo de entidades, ligações e obrigações, qual seria a dificuldade de aproveitar o melhor que os outros têm com a regulamentação do roaming nacional? Repara que há uns tempos dizia-se (sobre uma discussão sobre o electromaps) que os operadores de roaming teriam dificuldade em darem-lhes acesso aos clientes dos OPC tal. Agora é o OPC que teve dificuldade em aceder aos operadores de roaming? E porque é que um operador de postos em Espanha precisa de um EMSP? É interesse dele fazer parte de uma plugshare ou é interesse da plugshare ter acesso aos postos desse operador?
Parece que tem de ser tudo ou nada. Ou temos este modelo ou não temos modelo nenhum. Porquê?
mjr Escreveu:
06 mai 2021, 10:13
Parece que qualquer questão é motivo para dizer que o modelo em Portugal falha por isto ou por aquilo, enfim
Errmmmm sim, basicamente sim :mrgreen:
Edit: é que a única vantagem que o modelo aparentemente tem (para quem a valoriza) é a necessidade de apenas um cartão. Na prática todos temos múltiplos cartões, mas vamos fazer de conta que só temos um. De resto, para o utilizador, é "cada tiro cada melro". Para os players, para a MobiE, para essas entidades todas, para o legislador que se deixa ficar sossegadinho, sim tem muitas vantagens. Lá para o utilizador a coisa cada vez me parece menos interessante. Mas também, quem é que quer saber do utilizador? :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 06 mai 2021, 14:22

BrunoAlves Escreveu:
06 mai 2021, 11:01
Eu até considero que o posto tem de ter uma componente de tempo para evitar acampamentos, mas preço pelo preço (que é o que se discute aqui) pega no teu Leaf em Agosto à terceira CR e tenta lá carregar a 30cts/kWh ;) Ou no meu TMS 70 de 350V e todo nerfed, logo à primeira CR :mrgreen:
A divulgação do método de cobrança dos PCRs apressou mais a minha compra do Ioniq, já que as viagens de C-zero que eu costumava fazer, passavam a a ser pagas a peso de ouro.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por mjr » 06 mai 2021, 17:01

rimsilva, ou contei mal ou então a Easy Charger em Espanha tem 23 PCRs (Postos ou seja locais de carga) operacionais, num país que é só mais de 4 vezes maior que Portugal. Terei visto mal? É que em Portugal tens OPCs "pequenos" com mais postos, esquecendo o facto de que Portugal tem uma população que é menos de 1/4 da de Espanha!

Claro que é importante ponderar e infelizmente não sabemos o número de postos por OPC em Espanha. Em Portugal isso é fácil, fruto do odiado modelo. Está tudo no site da UVE:

https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... -portugal/

Os postos da rede piloto são de facto neste momento (felizmente!) uma pequena minoria dos PCRs em Portugal. Mas apesar de tudo estamos a falar de algumas poucas dezenas de postos. Multiplica isso para a escala de Espanha, e já não parece tão pouco. Quase todos eles ficam a menos de 0,30€/kW.h.

Ficamos também a saber que a EDP cobra um preço em Espanha superior ao de Portugal pelo carregamento nos seus postos. Tal como a Repsol. Certamente existirá uma razão para isso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 06 mai 2021, 18:42

A Easycharger não foi um exemplo bem escolhido, mas olhemos antes para a Iberdrola. É complicado ver ao certo quando postos aparecem na app deles, pois os cada tipo de tomada conta como 1, mesmo que seja um ponto triplo. Mas assim por alto parece-me que tem 180 postos ativos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2021, 11:56

Umas das outras coisas que discordo é atribuir-se ao modelo uma espécie de "manancial de informação" que não existe em mais lado nenhum. Naturalmente que a concentração de informação tem de facto algumas vantagens. Agora fácil é em todo o lado, reparem na quantidade de postos que este site conhece, dos mais diversos provedores, na simulação de uma viagem de ioniq 28kWh da Mealhada a Oslo. Diria que a grande maioria deles não estão ligados à MobiE, certo? ;)
abrp.JPG
Como eu disse acima:
BrunoAlves Escreveu:
06 mai 2021, 11:01
se conseguimos parir este castelo de entidades, ligações e obrigações, qual seria a dificuldade de aproveitar o melhor que os outros têm com a regulamentação do roaming nacional?
(...)
Parece que tem de ser tudo ou nada. Ou temos este modelo ou não temos modelo nenhum. Porquê?
Podíamos e devíamos ter o funcionamento liberalizado dos carregamentos de veículos eléctricos (obviamente com as alterações legislativas que isso implica), com regras para operadores de roaming, com informação de estado dos postos e afins, recolhendo o melhor de vários mundos.

E já estamos outra vez off-topic :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”