Carregamento turístico em França / Suiça

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 442
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Carregamento turístico em França / Suiça

Mensagem por rjspedition » 19 out 2023, 11:56

Bom dia,

Irei passar uns dias na estrada em França e pela Suíça e uma das opções no aluguer de viatura passa por, obviamente, um eléctrico.

Quem viaja comigo ainda conduz ICE e ainda apresenta uma resistência à compra de um ICE, quer por receios de autonomias quer depois pela complexidade nos carregamentos.
Se para o segundo ponto nada a fazer, porque depois por cá terá de se adaptar sempre ao nosso modelo, queria aproveitar para o colocar mais à vontade em relação à autonomia.

No entanto, necessito de uma experiência de carregamento o mais simples e intuitivo possível para carregar depois em França, Suiça e possivelmente Itália.

O que me recomendam? Algo o mais universal possível de modo a simplificar o processo. Ou já é simples o pagamento no local com cartão e qr code ?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6443
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França / Suiça

Mensagem por BrunoAlves » 19 out 2023, 12:58

Em França há imensos carregadores e o normal é terem um QR code para introduzir os dados do CC numa pagina web e carregar. Fui lá o ano passado e relatei aqui a experiência
viewtopic.php?f=29&t=7273&start=30#p150832
Para saber onde estão os postos o ideal é ter a app Chargemap. Se pedires o cartão deles pode servir como "plano B" apesar de não ser o mais barato. Eu usei a chargemap para saber onde estavam os postos e depois usava o operador do posto directamente, fica sempre mais barato.
Sugeria ter também registo na Ionity e Tesla (com morada fora de PT). A rede Tesla é gigante e maioritariamente aberta a outras marcas em França e os preços são interessantes (melhor que Ionity sem dúvida).

Na Suíça nunca andei de VE. A Chargemap também lista a maioria dos postos, há muitos postos já com pagamento por cartão bancário, mas honestamente não tenho experiência. Quando lá vou (tenho lá família) ando sempre a espreitar os postos na app mas nunca carreguei.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 442
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em França / Suiça

Mensagem por rjspedition » 19 out 2023, 17:08

Boa! Vou varrer o tópico de ponta a ponta.

Ups, pesquisei por França mas encontrei na maioria tópicos de importação ou de carros de França.

Se a moderação quiser fundir tópicos para não ficar demasiado dividido. ;)

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 442
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em França / Suiça

Mensagem por rjspedition » 10 jul 2024, 16:39

Apenas dar um breve feedback:

O carregamento na Suiça deve funcionar muito bem... :lol: ... convém é ter dados móveis. :lol:
Habituado agora em ir para qualquer lado sem problemas de roaming, fomos apanhados de surpresa pelo custo dos dados móveis dentro do espaço Suiço, pelo que não se carregou uma única vez.

Já em França, Ionity e Fastned, encostar cartão ou inserir dados de cartão via QR, preço plano, e toca a carregar.
Que espetáculo para quem pode estar habituado cá a faturas a três meses e andar a calcular custo total de todas as parcelas e taxas. :drool:

Espetáculo também foi o carro de aluguer. Sendo um fã da marca Sueca, fiquei super contente quanto a opção de categoria era simplesmente "Polestar 2" ao invés de todas as outras com "Modelo X ou similar".

(In)felizmente no dia não nos foi possível sair de Polestar, mas foi ainda melhor:
448682377_7721232524656955_1489354968323925216_n.jpg
A autonomia, a velocidade de carregamento, o conforto a bordo. :whistle:

Mas posso estar a exagerar, dado que umas horas antes de sair com ele tinha deixado o Leaf no aeroporto em Lisboa. :D

Responder

Voltar para “Carregamento”