Carregamento turístico em França / Suiça

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Carregamento turístico em França / Suiça

Mensagem por rjspedition » 19 out 2023, 11:56

Bom dia,

Irei passar uns dias na estrada em França e pela Suíça e uma das opções no aluguer de viatura passa por, obviamente, um eléctrico.

Quem viaja comigo ainda conduz ICE e ainda apresenta uma resistência à compra de um ICE, quer por receios de autonomias quer depois pela complexidade nos carregamentos.
Se para o segundo ponto nada a fazer, porque depois por cá terá de se adaptar sempre ao nosso modelo, queria aproveitar para o colocar mais à vontade em relação à autonomia.

No entanto, necessito de uma experiência de carregamento o mais simples e intuitivo possível para carregar depois em França, Suiça e possivelmente Itália.

O que me recomendam? Algo o mais universal possível de modo a simplificar o processo. Ou já é simples o pagamento no local com cartão e qr code ?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França / Suiça

Mensagem por BrunoAlves » 19 out 2023, 12:58

Em França há imensos carregadores e o normal é terem um QR code para introduzir os dados do CC numa pagina web e carregar. Fui lá o ano passado e relatei aqui a experiência
viewtopic.php?f=29&t=7273&start=30#p150832
Para saber onde estão os postos o ideal é ter a app Chargemap. Se pedires o cartão deles pode servir como "plano B" apesar de não ser o mais barato. Eu usei a chargemap para saber onde estavam os postos e depois usava o operador do posto directamente, fica sempre mais barato.
Sugeria ter também registo na Ionity e Tesla (com morada fora de PT). A rede Tesla é gigante e maioritariamente aberta a outras marcas em França e os preços são interessantes (melhor que Ionity sem dúvida).

Na Suíça nunca andei de VE. A Chargemap também lista a maioria dos postos, há muitos postos já com pagamento por cartão bancário, mas honestamente não tenho experiência. Quando lá vou (tenho lá família) ando sempre a espreitar os postos na app mas nunca carreguei.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em França / Suiça

Mensagem por rjspedition » 19 out 2023, 17:08

Boa! Vou varrer o tópico de ponta a ponta.

Ups, pesquisei por França mas encontrei na maioria tópicos de importação ou de carros de França.

Se a moderação quiser fundir tópicos para não ficar demasiado dividido. ;)

Responder

Voltar para “Carregamento”