VE ou não?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: VE ou não?

Mensagem por rjspedition » 29 nov 2023, 09:06

Se o carro fizer uma média de 16kWh com 13.83€ faz 200km. Ao preço que estão os combustiveis fosseis com este valor não faz nem 100km.
Apenas regressar a este ponto, já que ontem tive de parar por um PCR e fiquei como sempre a fazer contas aos preços:

Carreguei com a Miio (podia arranjar melhor, eu sei, mas não estou para esperar 2 meses pela fatura, e tenho necessidade disto uma vez a cada 3 meses) no PCR mais barato de Loures ao inicio da noite e mesmo assim ficou por 0,61€ kWh.

Multiplicando pela média do carro no spritmonitor dá uns fantásticos 9,41€ / 100km.

Tenho andado bastante mais ultimamente a combustão, sem talões nem poupa mais ou afins é simples abastecer a 1,62€ o litro, resultando em 8,69 € / 100km.

Cada caso é um caso, e sem garagem eu dificilmente faria a aquisição de um VE, pelo menos como o Leaf para andar apenas nas voltas casa emprego, mas nunca deixo de ficar espantado de cada vez que necessito de um PCR.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2972
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: VE ou não?

Mensagem por Nonnus » 29 nov 2023, 15:37

rjspedition Escreveu:
29 nov 2023, 09:06
Se o carro fizer uma média de 16kWh com 13.83€ faz 200km. Ao preço que estão os combustiveis fosseis com este valor não faz nem 100km.
Apenas regressar a este ponto, já que ontem tive de parar por um PCR e fiquei como sempre a fazer contas aos preços:

Carreguei com a Miio (podia arranjar melhor, eu sei, mas não estou para esperar 2 meses pela fatura, e tenho necessidade disto uma vez a cada 3 meses) no PCR mais barato de Loures ao inicio da noite e mesmo assim ficou por 0,61€ kWh.

Multiplicando pela média do carro no spritmonitor dá uns fantásticos 9,41€ / 100km.

Tenho andado bastante mais ultimamente a combustão, sem talões nem poupa mais ou afins é simples abastecer a 1,62€ o litro, resultando em 8,69 € / 100km.

Cada caso é um caso, e sem garagem eu dificilmente faria a aquisição de um VE, pelo menos como o Leaf para andar apenas nas voltas casa emprego, mas nunca deixo de ficar espantado de cada vez que necessito de um PCR.
Para sermos precisos nas contas e devido ao nosso modelo tens perceber quanto tempo estas a carregar e a que potência. Dificilmente o teu Leaf por esta altura tira proveito de um PCR, e como tens a componente OPC ao minuto é claro que isso vai fazer o preço disparar. Não podemos comparar um carro como Leaf de 2017 com uma degradação brutal com um carro recente que consegue tirar proveito da potência máxima da maioria dos PCR em Portugal.

Depois tu mesmo dizes que sabes que há mais barato mas por conveniência não estas para usar esse mais barato... Isto é um bocado como aqueles que usam o carregador mais caro de Portugal e a saberem disso mesmo assim usam.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: VE ou não?

Mensagem por rjspedition » 30 nov 2023, 02:05

Dificilmente o teu Leaf por esta altura tira proveito de um PCR, e como tens a componente OPC ao minuto é claro que isso vai fazer o preço disparar. Não podemos comparar um carro como Leaf de 2017 com uma degradação brutal com um carro recente que consegue tirar proveito da potência máxima da maioria dos PCR em Portugal.
Claro que tenho noção disso, daí dizer que cada caso é um caso. ;) Assim como os 13,83€ para nem 100km em combustão, as variáveis também são tantas que ainda no mês passado completei o depósito do ICE a 1,229€/lt de gasóleo após promoções.

Mas posso ir mais atrás e ver o penúltimo (já em Julho !) carregamento de rua do Leaf, isto em PCN dos primitivos durante boa parte da tarde de trabalho: 0,46€ kWh, ou seja uns 7,10€ / 100Km.

Também não foi propriamente simpático.

Depois tu mesmo dizes que sabes que há mais barato mas por conveniência não estas para usar esse mais barato... Isto é um bocado como aqueles que usam o carregador mais caro de Portugal e a saberem disso mesmo assim usam.
E ontem até podia ter saído mais caro, não fosse o primeiro PCR ter sempre abortado o carregamento que desejava fazer enquanto fazia as compras, obrigado a procurar outro PCR a a aguardar dentro do carro a perder ainda mais tempo para chegar a casa.

Nesta fase com o Leaf com uma degradação brutal, carregamentos na rua são muito raros e são com o menor transtorno possível: não vão ter influencia significativa na média global.


Baterias em fim de vida à parte, e se face aos preços que se conseguem a carregar em casa, se eu seria capaz de ter um VE apenas a carregar em postos públicos ... provavelmente não, as contas eram muito mais complicadas, mesmo com viaturas mais recentes sem degradação notória. :think:

Dependeria sempre de muitas variáveis, tais como os km diários percorridos.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2972
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: VE ou não?

Mensagem por Nonnus » 30 nov 2023, 09:53

rjspedition Escreveu:
30 nov 2023, 02:05
Baterias em fim de vida à parte, e se face aos preços que se conseguem a carregar em casa, se eu seria capaz de ter um VE apenas a carregar em postos públicos ... provavelmente não, as contas eram muito mais complicadas, mesmo com viaturas mais recentes sem degradação notória. :think:

Dependeria sempre de muitas variáveis, tais como os km diários percorridos.
Sim, estamos de acordo que o carregamento em casa além de sair mais barato (muito mais), é de um comodidade que não tem comparação. O não ter que sair de casa a hora x ou y para ir fazer um carregamento, o irmos dormir e deixar o carro a carregar, acordar, "dar a chave" e fazer a nossa vida não tem qualquer comparação. Ainda assim, e olhando para a nossa realidade neste momento e com uma média de 20km diários acho que se consegue viver mais ou menos bem com isso, carregando por exemplo quando se vai as compras. Afinal todos temos de ir a esses locais e passar lá alguns minutos.

Cada caso é um caso, a que fazer bem as contas e perceber se podemos viver bem com a situação. Como tudo é uma questão de habito e acabamos por aprender a lidar com algumas limitações.

Tenho um amigo que tinha dois carros a combustão e necessitou de comprar um carro, como tem uma empresa a escolha foi para um VE. Nas nossas conversas anteriores a compra ele sempre foi um reticente aos VE devido a tal questão da autonomia, aquela velha questão que na maioria das vezes não tem razão de existir, porque rara são as vezes que fazemos mais que o carro permite com apenas uma carga.

As últimas vezes que nos temos encontrado o carro utilizado para as deslocações tem sido sempre o e-2008 ficando o ICE 5008 em casa. Isto tudo para dizer que é tudo uma questão de habito e com o tempo acabamos por saber lidar com esses "problemas".

Na última vez que tivemos juntos confrontei-o com as tais reticências que haviam em relação ao VE, mas que agora as deslocações eram sempre feitas no VE, a resposta foi um simples encolher de ombros.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”