CUIDADO com o OBD - Konnwei KW-902 - tem defeito!
Enviado: 24 mai 2017, 17:20
ATENÇÃO
SE TEM O OBD Konnwei KW-902 NÃO O LIGUE AO LEAF ANTE DE LER ISTO! Dei com esta discussão no mynissan:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=44&t=23776
Resumindo, quem comprou o OBD, Konnwei KW-902 NÃO O LIGUE ao Leaf!!!
Há relatos de quem o comprou no Amazon / Aliexpress / eBay (http://www.ebay.com/itm/141978657396) e o ligaram ao Leaf que obtiveram erros estranhos no carro!
Há maneira de contornar o defeito, basta remover uma resistência SMD.
DEFEITO:
- vem com uma resistência de 20 ohm entre o pino 6 e 14 em vez de uma de 120 ohm (valor standarizado)
- o que está, 20 ohm, é praticamente um curto circuito entre estes dois pinos
- o CAN BUS não é usado apenas para monitorização, é também usado para o controlar, usar este OBD pode fazer com que o Leaf tenha comportamentos estranhos dando erros ou deixar mesmo de funcionar!
CORREÇÃO:
- pelos vistos, basta remover a resistência SMD de 20 ohm entre essses dois pinos no OBD, segundo parece, até o OBD que é usado no Consult 3+ não tem esta resistência
- ver discussão no mynissan com fotos e descrição dos passos
SE TEM O OBD Konnwei KW-902 NÃO O LIGUE AO LEAF ANTE DE LER ISTO! Dei com esta discussão no mynissan:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=44&t=23776
Resumindo, quem comprou o OBD, Konnwei KW-902 NÃO O LIGUE ao Leaf!!!
Há relatos de quem o comprou no Amazon / Aliexpress / eBay (http://www.ebay.com/itm/141978657396) e o ligaram ao Leaf que obtiveram erros estranhos no carro!
Há maneira de contornar o defeito, basta remover uma resistência SMD.
DEFEITO:
- vem com uma resistência de 20 ohm entre o pino 6 e 14 em vez de uma de 120 ohm (valor standarizado)
- o que está, 20 ohm, é praticamente um curto circuito entre estes dois pinos
- o CAN BUS não é usado apenas para monitorização, é também usado para o controlar, usar este OBD pode fazer com que o Leaf tenha comportamentos estranhos dando erros ou deixar mesmo de funcionar!
CORREÇÃO:
- pelos vistos, basta remover a resistência SMD de 20 ohm entre essses dois pinos no OBD, segundo parece, até o OBD que é usado no Consult 3+ não tem esta resistência
- ver discussão no mynissan com fotos e descrição dos passos