Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo - Malm
Eu raramente chego a um PCR com o pack com temperaturas inferiores a 16/17º C. Noutros países de inverno será comum, em Portugal os carregamentos fazem-se praticamente sempre em 18 minutos. Nesta altura, no Canadá, no norte dos EUA, no Japão, na Escandinávia, aí sim, os PCR devem constantemente limitar a corrente a 25A. Já observei via Canion mais de 10 carregamentos rápidos, desde que partindo de SOC baixos, vi-os sempre a carregar inicialmente, por 1 ou 2 minutos, a 120 A. Já aqui coloquei um ou dois gráficos que mostram isso mesmo.
Última edição por Malm em 26 fev 2014, 13:22, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
No caso do Leaf, mesmo com os sensores a 10-11 graus a carga é iniciada com 125A desde que o SOC esteja suficientemente baixo. A diferença para temperaturas mais elevadas é que o tempo em que está nos 125A é muito reduzido, menos de 1 minuto. Em pouco tempo desce até aos 70-80A e a partir daí desce mais lentamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Penso ter lido algures que o Pnunes da Efacec disse que funcionou mas não cumpre completamente com as normas Chademo. Não sei se será por isso.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Lá está a tal GUERRA ECONÒMICA pelos que já cá estão 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Um dia destes fui até à Figueira, o Foz Plaza é local obirgatório de paragem e:
https://www.dropbox.com/s/ash04nquln5x16d/IMG_5986.JPG
Apanhado em flagrante delito
.
Hoje fui a um dos supermercados da terra. É domingo e junta-se lá muita gente do concelho. E no parque de estacionamento uma família cigana com os miúdos a pedir e a vender cestas de vime, tudo na mesma. Abeira-se-me um pequeno de 6 anos, e eu faço a minha treinada cara de Poker Face e tenho já uns quantos nãos preparados para sair da minha boca (afinal aquilo que o ciganito vai passar é o mesmo que passei no PCR do Fonseca & Morais em Coimbra). As primeiras palavras que ele me dirige eram as de sempre - dê-me uma moedinha. Eu respondi não. Mas o miúdo a seguir surpreendeu-me, esquece-se de repente do que ali estava a fazer, porque afinal os elétricos tem um qualquer poder hipnótico especial sobre algumas pessoas e em vez de insistir no dê-me uma moedinha saísse com esta - o seu carro é dos... novos.
. E ali ficou a olhar para ele, não resistindo a dar uma espreitadela curiosa e demorada para o interior. O canion tinha ficado ligado e sempre o entreteu mais um pouco. O meu carro é dos novos, é isso mesmo, inaugura uma nova era, depois da idade da pedra, do ferro, do petróleo, entrámos na idade do lítio. Da próxima vai ter direito à moeda.
https://www.dropbox.com/s/ash04nquln5x16d/IMG_5986.JPG
Apanhado em flagrante delito

Hoje fui a um dos supermercados da terra. É domingo e junta-se lá muita gente do concelho. E no parque de estacionamento uma família cigana com os miúdos a pedir e a vender cestas de vime, tudo na mesma. Abeira-se-me um pequeno de 6 anos, e eu faço a minha treinada cara de Poker Face e tenho já uns quantos nãos preparados para sair da minha boca (afinal aquilo que o ciganito vai passar é o mesmo que passei no PCR do Fonseca & Morais em Coimbra). As primeiras palavras que ele me dirige eram as de sempre - dê-me uma moedinha. Eu respondi não. Mas o miúdo a seguir surpreendeu-me, esquece-se de repente do que ali estava a fazer, porque afinal os elétricos tem um qualquer poder hipnótico especial sobre algumas pessoas e em vez de insistir no dê-me uma moedinha saísse com esta - o seu carro é dos... novos.

Última edição por Malm em 02 mar 2014, 13:40, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
Era eu 

-
- Proprietário Leaf
A mim sempre foi fiel, e não fosse o mau tempo, tinha ido lá hoje outra vez.
Ontem foram 130km sem abastecimentos.
Ontem foram 130km sem abastecimentos.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Existem duas "linhas quentes" nos pack dos i-MiEV. Cheguei a essa conclusão observando os valores de temperatura obtidos pelos sensores durante um carregamento lento. O que estará a provocar isto? I have found two "hotlines" in the i-MiEV battery, watching sensor temperatures in a slow charge. Anyone know why this happens?
https://www.dropbox.com/s/lcb6eqquotf6zfj/hotlines.jpg
O meu palpite é que passa ali qualquer coisa na transversal em ambos os quadrados de 40 células. Qualquer coisa que aquece com facilidade quando percorrida por corrente e que inflaciona a temperatura do pack. Se antes pensava que os sensores que apresentavam as temperaturas mais altas é que me mostravam a realidade da temperatura das células, hoje já não penso assim. Penso agora que esses valores estão inflacionados, o que leva também a uma subida exagerada do valor médio. Assim se consegue perceber melhor as diferenças que temos registado em relação aos Leaf.
https://www.dropbox.com/s/lcb6eqquotf6zfj/hotlines.jpg
O meu palpite é que passa ali qualquer coisa na transversal em ambos os quadrados de 40 células. Qualquer coisa que aquece com facilidade quando percorrida por corrente e que inflaciona a temperatura do pack. Se antes pensava que os sensores que apresentavam as temperaturas mais altas é que me mostravam a realidade da temperatura das células, hoje já não penso assim. Penso agora que esses valores estão inflacionados, o que leva também a uma subida exagerada do valor médio. Assim se consegue perceber melhor as diferenças que temos registado em relação aos Leaf.
Última edição por Malm em 04 mar 2014, 16:02, editado 3 vezes no total.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Pois, é muito estranho esse comportamento. A corrente de carga lenta não é suficiente para fazer subir a temperatura ao nível reportado! Haverá como no Leaf algum tubo de fluído quente a passar nessa zona?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- Malm
- Proprietário i-MiEV
A existir são dois, um em cada quadrado. Mas sou eu o primeiro (para não variar) que chega a esta conclusão. Não encontrei nada até agora que explique isto. Pode ser que os americanos que já tiveram acesso ao pack e o desmontaram façam agora alguma associação. Quando eu fiz a primeira proposta de distribuição das células eles corrigiram-na de imediato e resolveu-se rapidamente o puzzle. Mas foi preciso eu avançar com aquela proposta, para pôr o pessoal a pensar e a trabalhar em conjunto para encontrar a solução. Eu não tenho grandes conhecimentos de engenharia (muito poucos mesmo), mas dado que o aquecimento acontece de forma rápida, não estou muito inclinado a que sejam tubos com fluídosmjr Escreveu:Pois, é muito estranho esse comportamento. A corrente de carga lenta não é suficiente para fazer subir a temperatura ao nível reportado! Haverá como no Leaf algum tubo de fluído quente a passar nessa zona?

Última edição por Malm em 04 mar 2014, 15:55, editado 1 vez no total.