
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Infelizmente o carro é coerente e para aos 0% de SOC, não mostrando os SOC negativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- Malm
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Re: Diário de bordo - Malm

Variação do SoC entre os 0 e os 100%. Aos 18%, mais ou menos, tirou a pausa do costume, e aos 78% percebeu que afinal tinha mais carga do que pensava e num ápice, dá um salto de uns 13% de SoC

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
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Re: Diário de bordo - Malm
Eu também tenho os meus truques...Malm Escreveu:Sim VETL, estiveste muito bem. Noutro DB qualquer tu nunca terias essa palpite...


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- Filipe
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Re: Diário de bordo - Malm
Cuidado com essas INVERSÕES DE POLARIDADE, não contagiem o PROPRIETÁRIO.Malm Escreveu:Sim VETL, estiveste muito bem. Noutro DB qualquer tu nunca terias essa palpite. Mas este é o DB do Malm, e no DB do Malm tudo é possível. Por isso a resposta só podia ser uma e era 0.0. O mjr também esteve muito bem, mas foi cauteloso, disse apenas que estaria muito próximo do 0.0%. Eu nunca fico pelo quase. Mas estou de acordo com ele, na realidade tem entre 10 e 15%, mas mais para os 10 de que para os 15.
Obrigado a todos os participantes, foi bem acima das minhas expectativas.
Magia malmonástica, é por isso que tenho fama galáctica. Alguns, por esse mundo fora, estão a coçar a cabeça e a pensar que eu tenho degradação -10%, porque o 0,0% deles fica muita aquém das minhas voltagens
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, ou então que eu sou é um grande aldrabão
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. Enfim vão dizer mil e uma coisas, algumas até hilariantes, como aquele que me disse que assim, a levá-lo a este SoC, o meu pack podia pegar fogo (as células estariam muito próximas de inverter a polaridade).

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Re: Diário de bordo - Malm
Sim senhor mrider, fora de brincadeiras. Vamos lá então falar a sério: está quase com 70.000 km. O pack não está novo, obviamente. Tem células mais fortes e mais fracas, o que para um pack com mais de 3 anos, em Portugal, é normal. O problema aqui não é do pack. o pack tem uma degradação normal para quem ignorante como eu era andou os dois verões passados a fazer viagens de 200, 300 ou até 600 km, sempre a andar e a carregar, onde de certeza andei com temperaturas entre os 40º C e os 50º C.
O problema está numa avaliação incorreta da capacidade. Mas isso será, penso eu, um problema comum a todos os i-MIEV, e que devido à forma que o utilizo (mantenho-o muito fresco, ando a velocidades muito baixas) acaba por sobressair muito mais no meu do que nos outros.
Resumindo, para mim não tem problema nenhum. Pelo contrário, está muito bom para 3 anos e tal em Portugal e em breve vai fazer inveja aos i-MiEV australianos com menos 1 ano. Está é com segurança a mais, utiliza uma janela de SoC apertada em relação à amplitude de SoC que realamente tem. Noutros tempos eu dizia que tinha um cobertor curto para a cama. Agora está sempre certinho. Cobre sempre dos 0 aos 100.
Espero ter-me feito entender. Mas, claro está, isto é a minha opinião pessoal.
O problema está numa avaliação incorreta da capacidade. Mas isso será, penso eu, um problema comum a todos os i-MIEV, e que devido à forma que o utilizo (mantenho-o muito fresco, ando a velocidades muito baixas) acaba por sobressair muito mais no meu do que nos outros.
Resumindo, para mim não tem problema nenhum. Pelo contrário, está muito bom para 3 anos e tal em Portugal e em breve vai fazer inveja aos i-MiEV australianos com menos 1 ano. Está é com segurança a mais, utiliza uma janela de SoC apertada em relação à amplitude de SoC que realamente tem. Noutros tempos eu dizia que tinha um cobertor curto para a cama. Agora está sempre certinho. Cobre sempre dos 0 aos 100.
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Re: Diário de bordo - Malm
MrRider, essa é a questão de um milhão de dolares. Estou agora muito mais otimista do que estava há 1 ano atrás, porque acredito que agora, com o controlo das temperaturas (que é mesmo muito eficaz, acredito que não existe mais nenhum elétrico em Portugal que o faça da forma mais eficiente que eu), a taxa de degradação é muito baixa e estaremos então a falar de valores a rondar 2% (no máximo). O que te posso dizer é que em maio conseguia colocar no caro 15,8 kWh da rede, exatamente o mesmo que colocava em setembro - 9 meses sem degradação mensurável. E como agora os verões já não fazem diferença quase nenhuma, deve ser para continuar.MRider Escreveu:E na tua opinião com o teu uso quantos km fazes com esse Pack antes de ser preciso trocar o Pack ?
Até desconfio que vou ter de trocar, não porque já não tem capacidade, mas por outros problemas que entretanto possam surgir. Este não é um pack selado (os i-MiEV geralmente não têm o pack selado), e pode ser que fatores como a corrosão venham a ser mais significativos para a longevidade do pack. Mas isto no meu caso, claro.
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Re: Diário de bordo - Malm
Hoje fiz um carregamento dos 14,5% aos 99,5%. Parece-me, pelas voltagens, que desta vez os 14,5% estavam muito bem calculados. Já os 99,5%, dado as células estarem a 4,09 V(antes de março, era sempre certinho nos 4,11 V), me parece excessivo. Ainda tentei oferecer-lhe a sobremesa, mas nada feito. Normalmente, quando as células ficam no final do carregamento a 4,08V, ele até aceita mais 0,5 kWh, mas a 4,09V já não vai nada. Carregou 13,39 kWh. Isso para "100%" seria 15,75 kWh. Supondo que ainda poderia vir a carregar mais 0,25 kWh para ficar com as células no limite superior permitido (4,11V), chegaria aos 16 kWh.
Em setembro passado, eu calculava que ele carregava 15,7 ou 15,8 kWh. Desde essa altura que os valores obtidos rondam sempre esses números. Até aparentam uma ligeiríssima subida na capacidade, o que a mim não me espanta. Digo isto porque acho que tenho agora um pack mais equilibrado do que em setembro. Fez-lhe muito bem este procedimento de trocar a posição das células.
Sabem como é, sou um sonhador, um mágico, um experimentador, um contador de fábulas. Comigo, num fórum destes não há marasmo. Eu acredito.
Em setembro passado, eu calculava que ele carregava 15,7 ou 15,8 kWh. Desde essa altura que os valores obtidos rondam sempre esses números. Até aparentam uma ligeiríssima subida na capacidade, o que a mim não me espanta. Digo isto porque acho que tenho agora um pack mais equilibrado do que em setembro. Fez-lhe muito bem este procedimento de trocar a posição das células.
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Re: Diário de bordo - Malm
Não é trocou, é trocaste as células do packMRider Escreveu:Trocou as células no Pack ?

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Re: Diário de bordo - Malm
Fisicamente estão no mesmo sítio. Nós sabemos que as baterias padecem de uma doença degenerativa. Muitos de nós estamos a dar-lhe medicação para atrasar a evolução da doença. O meu está a tomar uma medicação diferente, mais eficaz, mas como qualquer medicação inovadora pode vir a resultar em efeitos secundários indejesados. Ou seja, pode não morrer da doença, mas pode morrer devido ao processo de cura. Por isso, à que ter calma e esperar. Para já não manifesta qualquer sintomologia adversa.
Para mim neste momento é claro, se mantiver o meu pack a 20 °C a degradação é menor que 2% ao ano. Se o deixar ir aos 40 °C e assim andar dias, é um desastre (4% em 2 ou 3 meses).
Para mim neste momento é claro, se mantiver o meu pack a 20 °C a degradação é menor que 2% ao ano. Se o deixar ir aos 40 °C e assim andar dias, é um desastre (4% em 2 ou 3 meses).
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Re: Diário de bordo - Malm
Uma visita a Évora para a semana? Avizinham-se valores de 34 graus por uma semana pelo menos e com mínimas também altas!Malm Escreveu:Fisicamente estão no mesmo sítio. Nós sabemos que as baterias padecem de uma doença degenerativa. Muitos de nós estamos a dar-lhe medicação para atrasar a evolução da doença. O meu está a tomar uma medicação diferente, mais eficaz, mas como qualquer medicação inovadora pode vir a resultar em efeitos secundários indejesados. Ou seja, pode não morrer da doença, mas pode morrer devido ao processo de cura. Por isso, à que ter calma e esperar. Para já não manifesta qualquer sintomologia adversa.
Para mim neste momento é claro, se mantiver o meu pack a 20 °C a degradação é menor que 2% ao ano. Se o deixar ir aos 40 °C e assim andar dias, é um desastre (4% em 2 ou 3 meses).
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.