
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Muito bom!
Tens aí brinquedo para mais uns dias!!!
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Re: Diário de bordo - Malm
Hoje aprendi, após leitura de um "post" colocado no myimiev.com, que a condução no modo B permite uma poupança no consumo em relação à condução no modo D. Numa reta no plano, indo a 80 km/h, mantendo a pressão no pedal do acelerador e a velocidade constantes, quando se muda para o modo B o consumo é reduzido em 7 amperes. Voltando ao modo D volta a consumir o que estava antes de mudar para B. Quando se faz esta mudança não se verifica qualquer alteração de velocidade. Já testei no meu i-MiEV e confirmei-o. Acompanhei com o CaniOn e apresento-vos a seguir dois gráficos ilustrativos do facto.




Última edição por Malm em 17 out 2013, 23:45, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Mas porquê o menor consumo?
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Re: Diário de bordo - Malm
Outra coisa lá no forum dos i-miev já alguem alterou cabo de 10a para 16a?
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Re: Diário de bordo - Malm
Convém acrescentar que, ao contrário do aumento artificial do RR e do SoC (truque malmonástico), todos os dados apontam para esta poupança ser mesmo real.
Para além de ter verificado estas alterações com a caniOn, também no mostrador do carro o ponteiro se desloca claramente para a esquerda, quando faço a mudança de D para B. Eu ainda não fiz um teste mais longo para ver se verifico um aumento na autonomia, mas já há quem diga que experimentou e que conseguiu reduzir o consumo em cerca de 15%.
Para além de ter verificado estas alterações com a caniOn, também no mostrador do carro o ponteiro se desloca claramente para a esquerda, quando faço a mudança de D para B. Eu ainda não fiz um teste mais longo para ver se verifico um aumento na autonomia, mas já há quem diga que experimentou e que conseguiu reduzir o consumo em cerca de 15%.
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Re: Diário de bordo - Malm
O meu cabo é e sempre foi de 16A. É possível que sim, não tenho a certeza, mas sei que essas soluções estão disponíveis no mercado norte-americano.Orlando Escreveu:Outra coisa lá no forum dos i-miev já alguem alterou cabo de 10a para 16a?
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Re: Diário de bordo - Malm
Pois vi isso num forum francês e afirmam que tb dá para o Leaf.
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Re: Diário de bordo - Malm
Parece que o fenómeno da poupança de energia no modo B começa a ser decifrado. Tudo indica que o modo B esteja otimizado para situações não tão exigentes do ponto de vista energético. Pelo contrário, em situações mais exigentes, como em subidas a maiores velocidades, o modo B passa a consumir mais energia que os outros. São informações de última hora obtidas no myimiev.com. Quem anda a descobrir estas coisas (um indivíduo norueguês), estava com dificuldade em convencer o pessoal do que estava a verificar, dado que não tem o CaniOn instalado e nos i-MiEV americanos à diferenças relativamente aos modos de condução. Desta forma, até agora sou o único que está a verificar o que ele diz. Já lá coloquei os meus gráficos para demonstrar que o escandinavo está correto.
É o que digo, todos os dias a aprender... Olha se eu soubesse disto há uns meses, que em vez de ter gasto 13 barras para fazer 201,4 tinha gasto apenas 12 e acabava a viagem com 30% de SoC. Mais uma vez se prova que estender a autonomia não passa só por andar devagar.
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Re: Diário de bordo - Malm
A verdade é que todos os dias aprendemos, mas partilhar o conhecimento é muito melhor 

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Re: Diário de bordo - Malm
Pelo que percebi o modo B é apenas um remapeamento da resposta do pedal do acelerador como o modo ECO no Leaf. Para a mesma posição do pedal, a potência gerada é menor. Claro que isto significa que a velocidade irá naturalmente baixar ao longo do tempo. Não vejo nenhum mecanismo de baixar o consumo para a mesma potência gerada (desligar grupos de drivers de IGBTs para potências baixas, etc) que não pudesse estar a ser implementado sempre com mudança automática pelo sistema.
Malm Escreveu:Hoje aprendi, após leitura de um "post" colocado no myimiev.com, que a condução no modo B permite uma poupança no consumo em relação à condução no modo D. Numa reta no plano, indo a 80 km/h, mantendo a pressão no pedal do acelerador e a velocidade constantes, quando se muda para o modo B o consumo é reduzido em 7 amperes. Voltando ao modo D volta a consumir o que estava antes de mudar para B. Quando se faz esta mudança não se verifica qualquer alteração de velocidade. Já testei no meu i-MiEV e confirmei-o. Acompanhei com o CaniOn e apresento-vos a seguir dois gráficos ilustrativos do facto.
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