Eu já fui com ele muitas vezes até à Guarda. Uma das vezes até teve direito a notícia na imprensa local. Basta procurar no DB, no período AC (antes de Canion).
Em Portugal não existe essa coisa de frio extremo, mesmo na Guarda. Os Leaf na Noruega devem experimentar temperaturas abaixo dos -20º C com frequência e de certeza, vão ser aqueles que vão conseguir 80% da capacidade ao fim de 10 anos. O meu i-MiEV vem equipado com um sistema de aquecimento das baterias, caso elas estejam demasiado frias para funcionar - é óbvio que nunca o vi funcionar

. O facto de eu (e não só) o colocarmos à noite na rua é porque sabemos que quanto mais baixa a temperatura a que estão as baterias menor é a sua taxa de degradação. Se
não conseguirmos manter as baterias frescas (menos de 20º C), elas vão degradar ao ritmo de 8/9% ano nos primeiros anos. Para conservar a capacidade da bateria só é preciso uma coisa, tudo o resto não interessa, mantê-las abaixo dos 20º C (e não se fiem nos sensores de temperatura do Leaf, porque na minha opinião, quando os sensores indicam uma temperatura de 20º C, as baterias do Leaf estão a 25º C). Na realidade, nesta altura do ano, a diferença é pouco, na garagem estão 17º C, e entre 17º C e 10º C a diferença na taxa de degradação é muito pequena. Se a diferença fosse entre 23º C e 30º C este procedimento já faria muito mais sentido, e mais ainda entre 15º C e 30º C. Mas eu estou empenhado em ter um dos VE de quatro rodas com menor degradação comprado em 2011, tal como me empenhei em ser o recordista da maior distância percorrida com uma carga do fórum, e para isso eu estou capaz de fazer muito mais que a maioria.
Que eu saiba o motor não precisa de ser aquecido para funcionar, tratando-se de um motor elétrico (penso eu

). As baterias é que precisam de ser aquecidas para terem rentabilidade, mas é preciso que estejam vários graus abaixo de 0 (penso eu

). Aguardemos por opiniões de verdadeiros conhecedores, que eu percebo é de potenciais de membrana.
Num carregamento lento, ligar o ar condicionado para os pés só dava em mais aquecimento, porque o carregamento iria durar mais umas horas e esse ar fresco pouco ou nada influenciava, dado que o pack dos Leaf é estanque. E é preciso que o Leaf deixe ligar o AC quando está a fazer um carregamento lento (o meu i-MiEV não deixa).
Essas temperaturas abaixo de 0º C na Guarda vão de certeza ajudar à saúde das baterias. Disso não tenho a mínima dúvida. Mas para mim as temperaturas de Tábua são suficientes, vou ficar-me mesmo por aqui. A mudar, era para o Alasca.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.