Página 1 de 2

Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 27 abr 2013, 12:55
por mjr
Ontem conduzi um pouco um iMiEV (ou equivalente, não prestei atenção), e reparei que o tempo de resposta entre carregar a fundo no acelerador e sentir a aceleração é considerável e semelhante ao de um carro de combustão. Também tinha sentido algo semelhante quando conduzi um Ampera.

Não consigo vislumbrar nenhuma razão técnica para tal atraso, que é completamente inexistente no Leaf.

Re: Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 27 abr 2013, 16:19
por lmlr
No iOn não noto grande delay, e tenho deixado muitos CI's para trás nos semáforos.

Re: Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 27 abr 2013, 17:52
por mjr
A questão é que no Leaf o delay é abaixo do tempo de reação humano, e por isso impercetível. Não percebo porque não é assim nos restantes elétricos que conduzi.

Re: Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 27 abr 2013, 19:31
por RJSC
Provavelmente foi de propósito, como o creep para experiência ser semelhante a um carro de combustão.

Re: Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 27 abr 2013, 19:48
por mjr
Felizmente não colocaram relações de caixa falsas nem vibrações. 8-)

Re: Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 27 abr 2013, 23:47
por RJSC
mjr Escreveu:Felizmente não colocaram relações de caixa falsas nem vibrações. 8-)
Não digas nada que se lhes chega aos ouvidos ainda fazem mesmo...
A Lotus já fez: http://www.greencarreports.com/news/108 ... f-the-year )
:lol:
As you may know, electric cars dispense with the gear-shifting process that matches a combustion engine's peaky and narrow torque curve to the increasing road speed of the vehicle.
Once they try an electric car, most drivers fall in love with the seamless delivery of power, uninterrupted by rising and falling engine noises.
But Lotus apparently thinks that driving experience will be so strange, so odd, so foreign--so disturbing--to drivers of regular performance cars that it needs to remedy this alien driving experience.
According to a person close to Lotus Engineering, the company is experimenting with control software on its Lotus Evora 414E plug-in hybrid development car, which began testing last summer.
The new software will mimic the behavior of a multi-speed transmission. That is, under steady acceleration, every so often the system will actually cut power momentarily as if a transmission were shifting, before resuming the previous throttle setting.
Lotus also develops synthesized sounds, so perhaps the slight whine of the electric motor will be masked by the simulated roaring noise of a combustion engine?
Depois disto, dos cabeças de pistão que dirigem os fabricantes instalados já nada me espanta.

Re: Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 28 abr 2013, 17:54
por Malm
No MiEV existe delay, mas a resposta é mais ráoida do que na maioria dos carros pequenos. De resto, deixem os carros elétricos terem a sua própria personalidade. Era bom que os peões interiorizassem que os elétricos parados, lá por não fazerem barulho, não quer dizer que estejam desligados. Por isso aceito que lhe ponham um barulho, mas que não seja a emitar os de combustão.

Re: Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 28 abr 2013, 18:56
por Filipe
O ideal seria imitarem o som dos OVNIS em TRANSLOCAÇÃO NO HIPERESPAÇO ( é claro que para serem
escutados devidamente pelos peões, as juntas de freguesia teriam de distribuir gratuitamente os respectivos captadores audio-visuais ( a não ser que o Mike tenha uma ideia melhor e mais barata. ) :mrgreen:

Re: Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 29 abr 2013, 21:20
por mikexilva
Filipe Escreveu:O ideal seria imitarem o som dos OVNIS em TRANSLOCAÇÃO NO HIPERESPAÇO ( é claro que para serem
escutados devidamente pelos peões, as juntas de freguesia teriam de distribuir gratuitamente os respectivos captadores audio-visuais ( a não ser que o Mike tenha uma ideia melhor e mais barata. ) :mrgreen:
Sim, basta criar uma lesgislação anti pluição sonora a obrigar os motores de combustão a trabalharem dentro de uma ampola de vácuo de forma a não transmitirem qualquer barulho para o exterior (e o tubo de escape para dentro do habitáculo sempre abafa mais um bocadinho o ruído) :P - e assim já não era preciso alterar nada nos electricos ;)

Re: Resposta do acelerador iMiEV

Enviado: 30 abr 2013, 17:47
por Malm
Vocês brincam mas o que é certo é que muitas vezes estou para arrancar e os peões não me saem da frente. Sem barulho de motor o carro não está ligado e portanto enquanto ele não se ouvir não à necessidade de se desviarem, pensam eles. Mais, indicam-me que estou ali parado com as luzes acesas :shock: . Lá tenho eu de explicar que o carro está ligado e em menos de 10 s já estou longe da vista e se o carro está ligado aquelas luzes estão obrigatoriamente acesas.
Já conduzo há muito tempo como se 99,9% da população mundial fosse surda. Caso contrário, poderia já ter morto alguém, por atropelamento ou por buzinadela a escassos centímetros de distância e consequente ataque cardíaco. Daí ser da opinião que fazer um qualquer barulho quando ligado ou a baixa velocidade não ser descabido.