iOn - Interrupção de carregamento

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Lopes
Mensagens: 8
Registado: 20 mar 2019, 12:37
Data de fabrico: 15 fev 2016
Capacidade bateria: 43,5 Ah

iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Lopes » 19 abr 2019, 21:33

Viva amigos,

Adquiri há um mês um iOn importado de 2016. Tem nesta altura 33k e 43,3Ah de bateria.

Gostaria de tirar dúvida sobre um possível "problema"...
Tal como muitos utilizadores, coloquei na instalação um programador para iniciar a carga durante a noite de forma a poder desligar o carregador manualmente de manhã quando saio e com a bateria nos 80/90%.

Acontece que já por duas vezes encontrei o carregador parado tal como se tivesse terminado a carga, mas sem ter carregado totalmente - luzes do carregador normais e sem luz de aviso acesa.

A primeira vez há umas 2 semanas: deixei o carro com 15/20% de bateria, parou de carregar entre os 40/50%.

Segunda vez aconteceu esta semana: deixei o carro com meia carga e de manhã encontrei-o igual... acho que nem deve ter carregado nada.

Das duas vezes tirei a pistola e voltei a meter e o carregamento inicio normalmente.

Já aconteceu a alguém?
Problema no carro? Mau contacto na pistola? Problema na instalação eléctrica? Alguma ideia?

Desde já obrigado pela ajuda.
Abraço e boa Páscoa
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por RJSC » 20 abr 2019, 12:41

Os iOn/C-Zero/iMiev fazem uma pausa a meio do carregamento para balancear as células.
Inclusivamente isso fazia ou ainda faz alguns postos públicos desligar por assumirem que se não está a puxar corrente o carro já terminou de carregar.
Não sei se há alguma atualização de software que se possa fazer na marca que mude esse comportamento, terás que esperar que algum proprietário de um desses carros passe aqui.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por VETL » 20 abr 2019, 13:15

RJSC Escreveu:
20 abr 2019, 12:41
Os iOn/C-Zero/iMiev fazem uma pausa a meio do carregamento para balancear as células.
Inclusivamente isso fazia ou ainda faz alguns postos públicos desligar por assumirem que se não está a puxar corrente o carro já terminou de carregar.
Não sei se há alguma atualização de software que se possa fazer na marca que mude esse comportamento, terás que esperar que algum proprietário de um desses carros passe aqui.
O Outlander também faz isso.
Mas essa feature parece não ter a ver com o problema do Lopes porque depois de cerca de 4 ou 5 minutos, o carregamento continua.
Qual é o EVSE usado, Lopes?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Apr » 21 abr 2019, 10:21

Pode ser interruptor do botão da ficha J1772 que esteja intermitente. No Leaf é fácil de ver, o carro começa a apitar e os 3 leds de carregamento
começam a piscar quando a ficha está inserida e o botão está "pressisonado".

Já agora tenta apenas para despiste, ligar primeiro a J1772 ao carro e depois o EVSE à tomada e ver se o carro inicia a carga.

Lopes
Mensagens: 8
Registado: 20 mar 2019, 12:37
Data de fabrico: 15 fev 2016
Capacidade bateria: 43,5 Ah

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Lopes » 21 abr 2019, 12:13

VETL Escreveu:
20 abr 2019, 13:15
RJSC Escreveu:
20 abr 2019, 12:41
Os iOn/C-Zero/iMiev fazem uma pausa a meio do carregamento para balancear as células.
Inclusivamente isso fazia ou ainda faz alguns postos públicos desligar por assumirem que se não está a puxar corrente o carro já terminou de carregar.
Não sei se há alguma atualização de software que se possa fazer na marca que mude esse comportamento, terás que esperar que algum proprietário de um desses carros passe aqui.
O Outlander também faz isso.
Mas essa feature parece não ter a ver com o problema do Lopes porque depois de cerca de 4 ou 5 minutos, o carregamento continua.
Qual é o EVSE usado, Lopes?
Viva, também já constatei essa pausa durante o carregamento, não é a isso que me refiro. Nestas duas situações que aconteceram, a carga pára mesmo.
O meu EVES é este:
Imagem
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn

Lopes
Mensagens: 8
Registado: 20 mar 2019, 12:37
Data de fabrico: 15 fev 2016
Capacidade bateria: 43,5 Ah

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Lopes » 21 abr 2019, 12:24

Apr Escreveu:
21 abr 2019, 10:21
Já agora tenta apenas para despiste, ligar primeiro a J1772 ao carro e depois o EVSE à tomada e ver se o carro inicia a carga.
Isso é o que faço normalmente todas as noites.
À noite chego a casa ligo a ficha ao carro. Durante a noite o temporiazador liga o EVSE à hora programada.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por VETL » 21 abr 2019, 18:37

Se estiver tudo bem com esse SONOFF e se fosse eu, iria despistar o botão da ficha J1772.

Já agora, o SONOFF está a alimentar o carro diretamente ou a ativar um contactor?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Lopes
Mensagens: 8
Registado: 20 mar 2019, 12:37
Data de fabrico: 15 fev 2016
Capacidade bateria: 43,5 Ah

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Lopes » 21 abr 2019, 20:32

VETL Escreveu:
21 abr 2019, 18:37
Se estiver tudo bem com esse SONOFF e se fosse eu, iria despistar o botão da ficha J1772.

Já agora, o SONOFF está a alimentar o carro diretamente ou a ativar um contactor?
Irei estar atento ao botão da ficha J1772, embora me pareça que quando é actuado para tirar a pistola faz apagar a luz de carregamento no EVSE. Dessas duas vezes a luz de carga estava intermitente.

O SONOFF está a alimentar directamente o carregador. Parece-me ter alguma folga para a carga de 8A que uso em condições normais.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por mafgod » 21 abr 2019, 21:37

Será problema de terra?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Apr » 21 abr 2019, 22:24

Lopes Escreveu:
21 abr 2019, 20:32
...Dessas duas vezes a luz de carga estava intermitente.

O SONOFF está a alimentar directamente o carregador.

consegues explicar melhor essa da luz de carga intermitente? ouves algum som de reles a atracar/desatracar nesse periodo?

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”