Disparo de Disjuntor

victormcpinto
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Disparo de Disjuntor

Mensagem por victormcpinto » 25 jun 2012, 20:04

No passado sábado fiquei com o cabo preso num posto Mobi.e, após o disjuntor ter disparado.
Após telefonema para o 800 916 624, tive que aguardar pouco tempo para que me dessem a solução.
Esticão enérgico do cabo, no sentido vertical. O cabo saiu e não danificou a porta.
O piquete da Edp chegou a ir ao local mas...não possuía chaves de acesso ao posto.
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Re: Disparo de Disjuntor

Mensagem por RJSC » 25 jun 2012, 21:37

Essa nas fichas CEE, eu já sabia que dava, até para roubo de EVSE's, mas com as Mennekes já não vai dar...
Ou a mobi-e coloca disjuntores auto-rearmáveis nos postos de carregamento ou então estamos mal! Cada vez que cai um disjuntor por qualquer coisa tem que vir alguém com chaves ligá-lo? O mínimo que se exige se não trocarem para disjuntores auto-rearmáveis é que eles estejam debaixo de uma porta acessível ao utilizador.

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Re: Disparo de Disjuntor

Mensagem por sergiomms » 27 jun 2012, 19:07

Uma boa ideia seria que o disjuntor apenas se auto-rearmasse quando o mesmo cartão que iniciou o processo de carga estivesse presente, assim, apenas o utilizador poderia retirar o cabo e sem chamar a "assistência".
Mas falo sem experiência própria, uma vez que apenas utilizo CEE (por enquanto).
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Re: Disparo de Disjuntor

Mensagem por mjr » 27 jun 2012, 20:49

Deveriam utilizar disjuntores armáveis remotamente. A plataforma de comunicações já existe, bastava ter uma bateria que permitisse alguma autonomia a parte de comando de modo a poder armar remotamente os disjuntores. Um pequeno custo extra que seria em muito compensado com a poupança em deslocações dos técnicos.
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Re: Disparo de Disjuntor

Mensagem por victormcpinto » 14 jul 2012, 22:06

Encontrei hoje a funcionar, em Guimarães, um posto que sempre encontrava fora de serviço. Acontece que, passados 70 minutos, disparou o disjuntor e lá ficou o "posto indiponível". Comuniquei a avaria.
Não acredito que ponham este serviço a pagar. Estas e outras situações são a regra e não a excepção. A minha experiência passa por Vila Nova de Gaia, Porto, Vila Real, Guimarães. Apenas a quantidade de postos instalados satisfaz.
Felizmente que carrego em casa em 95% das situações, tranquilamente e sem disparos.
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Re: Disparo de Disjuntor

Mensagem por Malm » 14 jul 2012, 22:32

Eu já utilizei dezenas de vezes os postos de carregamento e nunca me aconteceu o disjuntor disparar no decorrer do carregamento. Estou a falar de postos em Coimbra, Leiria, Guarda, Viseu, Aveiro e Lisboa. Já utilizei no total (excluindo os Magnum Cup) 10 postos diferentes, alguns dezenas de vezes, e nunca tive esse problema. Não me parece que seja só sorte, talvez tenha a ver com a forma como o MiEV carrega.
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Re: Disparo de Disjuntor

Mensagem por mjr » 14 jul 2012, 23:35

Quantos Amperes é que o EVSE do iMiEV permite que o carro puxe?
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Re: Disparo de Disjuntor

Mensagem por Malm » 15 jul 2012, 10:01

O aparelho de medição que tenho costuma dar 13.4, 13.5 A. No entanto parece que já foi ao máximo de 13.947 A. Uma vez, no parque de campismo de Valhelhas, quando pedi que me deixassem carregar nas caixas para fornecer eletricidade ao pessoal, nas duas que experimentei ao fim de uns quantos minutos disparava e desisti. Agora nos postos Mobi-e isso nunca me acontece.
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Re: Disparo de Disjuntor

Mensagem por victormcpinto » 15 jul 2012, 12:46

Malm Escreveu:Eu já utilizei dezenas de vezes os postos de carregamento e nunca me aconteceu o disjuntor disparar no decorrer do carregamento. Estou a falar de postos em Coimbra, Leiria, Guarda, Viseu, Aveiro e Lisboa. Já utilizei no total (excluindo os Magnum Cup) 10 postos diferentes, alguns dezenas de vezes, e nunca tive esse problema. Não me parece que seja só sorte, talvez tenha a ver com a forma como o MiEV carrega.
Os disparos aconteceram-me neste último mês, por 2 vezes. Mas existem outras situações com que me deparo, sistematicamente.
Quantas vezes encontrou os postos fora de serviço ou ocupados por CI sem possibilidade de encontrar solução alternativa? (subir o passeio, por exemplo). Vila Nova de Gaia tem, perto da Câmara, 4 postos. Estão permanentemente ocupados e não deixa outra alternativa que não seja chamar a PM. Como esta demora, vamos para o próximo e... a mesma coisa. Porto - Casa da Música, sorte, dá para subir o passeio mas já o encontrei fora de serviço. Vila Real tem muitos postos. Em plena avenida principal, Av. Carvalho Araújo, sempre ocupados por CI (passei o cartão para testar e funcionavam). Encontrei outros avariados (Pioledo, por exemplo).
Guimarães, posto nº1 junto aos armazéns da Câmara, parei lá ontem pela 4ª vez e, finalmente, estava operacional. Só pude carregar 70 minutos...
Estas são as situações que repetidamente encontrei ao longo destes meses, descontando os primeiros 6 meses que foram de formação. Tomara eu poder vender o produto Mobi.e mas penso que existe muita poesia neste projecto. Já reparou na fragilidade daquela porta para poder sobreviver em pleno espaço público? Numa pequena volta pelo País há uns meses atrás, encontrei portas partidas em Viseu, Portalegre, Castelo Branco. Como cidadão e contribuinte, magoa muito.
Felizmente que o recurso aos postos, no meu caso, servem apenas para melhorar as velocidades médias. Não sendo possível, não há problema.
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Re: Disparo de Disjuntor

Mensagem por mjr » 15 jul 2012, 22:15

A mim nunca aconteceu um disparo, mas no caso do Malm provavelmente será porque a corrente é mais baixa que a dos Leafs.

Os disparos que vitormcpinto indicou foram com o EVSE portátil de 16A ou com o cabo Mennekes -> J1772? Ainda não tive oportunidade de confirmar se o EVSE integrado nos postos de nível 3 é de 16A ou de menor corrente.

O resto descrito pelo vitormcpinto é o habitual. No caso do posto junto à casa da música, já tive oportunidade de constatar que os lugares estão normalmente utilizados por funcionários da loja Optimus que fica em frente. As meninas de lá já me disseram que sempre que precise de carregar que vá lá pedir para retirarem o carro...

A portinhola dos postos Efacec é uma anedota. Ao menos nos postos da Magnum Cap e em todas as tomadas de nível 3 não há esse problema.
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