Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Mensagem por t3lmo » 21 mai 2020, 00:23

Essa resposta não é valida pois baseia-e em informação do registo na MOBI.E que por várias vezes já se verificou errada.
Tudo dependerá da configuração aplicada ao Alfen que com uma entrada de 22 kW faz a repartição para 11 por saída no caso de 2 cargas simultâneas.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Mensagem por ogadiv » 23 mai 2020, 08:44

Pena os abusadores que deixam os carros acampados toda a noite até meio da manhã no PCN ainda gratuito não mudem de pouso, esta vai ser um dos pontos positivos, os abusadores que não mostram nenhum respeito pelos outros utilizadores e fazem garagem o local do posto, vão deixa lo de o fazer.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Mensagem por frankesousa » 24 jun 2020, 15:38

BrunoAlves Escreveu:
20 mai 2020, 11:41
Mas inteligente mesmo é usar PCN com partilha de potência. Estes pcn têm 22kW cada um porque têm 2 tomadas a 11kW. Se tivessem os efimob (como o de Anadia ou de Óbidos), permitem que 2 VE monofásicos usem os 32A e só quando há um VE trifásico numa das tomadas é que só dá 16A por fase.
Com 99% de certeza que com 2 carros monofásicos o posto não "dá" 32A para cada carro porque o posto não sabe se o carro vai gastar 1, 2 ou 3 fases, portanto o melhor que pode fazer é mesmo "avisar" que tem 32A com 1 carro e baixar para metade quando tem 2.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Mensagem por BrunoAlves » 24 jun 2020, 17:42

Dá, os efimob fazem isso e se pensares é bem simples :)

Basta trocar a primeira fase entre as 2 tomadas. Todos os VE monofásicos usam o mesmo pino da type2, o L1. Se dentro do posto tiveres as fases L1 e L2 trocadas entre si, cada um pode usar os 32A.

Naturalmente que tens razão, quando o segundo liga, posto não sabe se é monofásico ou trifásico. Durante uns instantes baixa ambas as tomadas para 16A, depois verifica se tem consumo trifásico ou não. Se tiver mantém os 16A, senão volta a subir para 32A.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Mensagem por frankesousa » 24 jun 2020, 20:19

BrunoAlves Escreveu:
24 jun 2020, 17:42
Dá, os efimob fazem isso e se pensares é bem simples :)

Basta trocar a primeira fase entre as 2 tomadas. Todos os VE monofásicos usam o mesmo pino da type2, o L1. Se dentro do posto tiveres as fases L1 e L2 trocadas entre si, cada um pode usar os 32A.

Naturalmente que tens razão, quando o segundo liga, posto não sabe se é monofásico ou trifásico. Durante uns instantes baixa ambas as tomadas para 16A, depois verifica se tem consumo trifásico ou não. Se tiver mantém os 16A, senão volta a subir para 32A.
E o que é que faz com um e-golf por exemplo que gasta 2x 16A (apenas 2 fases). tinha de andar a medir todas as fases.

Eu sei que tecnicamente era possível, mas não acredito que nenhum faça isso!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Mensagem por jfr2006 » 24 jun 2020, 21:03

Acredita, que fazem ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Mensagem por BrunoAlves » 24 jun 2020, 22:22

De certeza que o e-Golf é bifasico? Tanto quanto sei é monofásico até 30A :think: Aliás, não conheço nenhum VE com OBC bifasico

Seja como for, é só software e medidores de corrente por fase.
Na eventual eventualidade de teres uma situação dessas, não há qualquer espiga. Nenhuma proteção dispara em fracções de segundo, por isso seria só adaptar o débito de corrente à disponibilidade programada. Ex
- carro monofásico a carregar, toma 32A
- segundo carro inicia carga, deixa "apalpar" o que aí vem, baixa tudo para 16A
- o segundo carro não é trifásico, por isso toma 32A para cada um
- UPS!!!! Excesso de consumo na L1, 16A para toda a gente até ao fim de uma das sessões

Oh @Apr, ajuda aí :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Mensagem por FullElectric » 24 jun 2020, 23:03

Sim há vários carros bifásicos. Alguns modelos alemães, grupo VW e Mercedes

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada

Mensagem por migle » 25 jun 2020, 19:52

Assim à partida parece uma escolha estranha. Imaginando que a intenção seria tirar o máximo proveito do que está disponível, e que na Europa trifásico está geralmente disponível...

Qual será a razão?
Terá alguma coisa a ver com o split phase americano?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Postos carregamento Norte”