Postos de carregamento - Coimbra

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por mjr » 18 dez 2019, 09:43

Portanto a Universidade/politécnico instala um posto para uso dentro do seu parque privado e queriam que o parque não fosse privado? Não estou a perceber a lógica.

Sendo pago com dinheiros públicos não significa que tenha de estar acessível a todos. Neste caso é para uso dos funcionários e alunos, tal como o estacionamento, a iluminação do espaço, etc.

A sério, não estou a ver qual é o problema...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por Erbium » 18 dez 2019, 09:43

frankesousa Escreveu:
18 dez 2019, 00:11
O que está menos bem aqui foi esses postos todos das universidades e institutos terem sido pagos por nós e serem de acesso privado á vontade de quem instalou o mesmo.
Ou seja, se quiserem são postos privados pagos pelo dinheiro público. Isso é o menos bem aqui
Será que foram?

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por frankesousa » 18 dez 2019, 09:57

mjr Escreveu:
18 dez 2019, 09:43
Portanto a Universidade/politécnico instala um posto para uso dentro do seu parque privado e queriam que o parque não fosse privado? Não estou a perceber a lógica.

Sendo pago com dinheiros públicos não significa que tenha de estar acessível a todos. Neste caso é para uso dos funcionários e alunos, tal como o estacionamento, a iluminação do espaço, etc.

A sério, não estou a ver qual é o problema...
O problema é poucos recursos, recursos mal aproveitados e pior de tudo FALTA DE INFORMAÇÃO.
Onde está escrito essa característica privada desses postos?
Por no mapa só para fazer número postos que são privados é mais do que estúpido. É quase falta de respeito
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por frankesousa » 18 dez 2019, 10:05

Erbium Escreveu:
18 dez 2019, 09:43
frankesousa Escreveu:
18 dez 2019, 00:11
O que está menos bem aqui foi esses postos todos das universidades e institutos terem sido pagos por nós e serem de acesso privado á vontade de quem instalou o mesmo.
Ou seja, se quiserem são postos privados pagos pelo dinheiro público. Isso é o menos bem aqui
Será que foram?
Não consigo encontrar a lista de postos pagos pelo fundo ambiental (não sei se é pública), mas a verdade é que foram pagos não para serem públicos mas para incentivar o uso de ve pelas pessoas de lá (professores e alunos) de forma que realmente temos de aceitar o seu uso "restrito". :oops:

Fica só mesmo a faltar a informação de quais são para uso restrito/privado
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por mjr » 18 dez 2019, 10:21

Sem dúvida que a não indicação de que é um posto de acesso privado é uma falha grande.

Sugiro que coloquem um comentário na App miio com essa informação, lá continua a aparecer acesso público.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por cfvp » 19 dez 2019, 01:18

jfr2006 Escreveu:
17 dez 2019, 09:54
Esse do Alma shopping vai ficar às moscas.

A KLC actualizou o preço dos deles no IPC e passou a cobrar por kWh. 0,07€/kWh :D
É provável que fique às moscas. É que inicialmente pode parecer mais lucrativo assim, mas depois se ninguém lá for não ganham nada com isso. Além disso, não temos assim tantos Zoes e Teslas que faça valer a pena. Mesmo os Teslas acho que só carregam a 11kW, não é? De qualquer forma, ainda vejo muitos Leafs por aqui.

Já não me lembro quanto estava antes, acho que era €0,015/min? Agora está melhor, mais justo, mas tem o problema dos abusos. Não daria para pôr que após o carregamento se pagaria ao minuto? Com este modelo atual já não deve dar, não sei.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por Erbium » 19 dez 2019, 09:46

cfvp Escreveu:
19 dez 2019, 01:18
Mesmo os Teslas acho que só carregam a 11kW, não é?
Há Teslas a carregar em AC a 11, 16,5 e 22kW.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por jfr2006 » 19 dez 2019, 10:24

cfvp Escreveu:
19 dez 2019, 01:18

Já não me lembro quanto estava antes, acho que era €0,015/min? Agora está melhor, mais justo, mas tem o problema dos abusos. Não daria para pôr que após o carregamento se pagaria ao minuto? Com este modelo atual já não deve dar, não sei.
Sim, estava a 0,015€/min ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por BrunoAlves » 19 dez 2019, 11:41

Idle fees. Ainda ontem discutia isso com um amigo.
Para mim é uma medida indispensável, para ele já não.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carregamento - Coimbra

Mensagem por rimsilva » 20 dez 2019, 14:57

frankesousa Escreveu:
18 dez 2019, 00:11
mjr Escreveu:
17 dez 2019, 22:34
Sim, só isso está mal. De resto não há problema nenhum estar na rede pública em local de acesso privado. Aliás essa é uma das possibilidades nos condomínios (embora a figura do DPC seja a meu ver a mais adequada neste caso).
O que está menos bem aqui foi esses postos todos das universidades e institutos terem sido pagos por nós e serem de acesso privado á vontade de quem instalou o mesmo.
Ou seja, se quiserem são postos privados pagos pelo dinheiro público. Isso é o menos bem aqui
Por muito que nos custe e de precisarmos de carregadores como de pão para a boca :) Acho que se os organismos públicos estão a comprar VE's, também têm de garantir condições para o seu carregamento, dessa forma também estão a "libertar" os que estão na via publica, devem é estar assinalados como tal para que ninguém seja surpreendido quando está a precisar de uma carga urgente.

Acho que há situações e situações, que como interessados na evolução da ME não nos pode deixar indiferentes, neste caso não vejo mal neste instituto ter 1 ou 2 postos para uso interno.

O mesmo já não se passa com situações que revelam uma falta de sentido de responsabilidade e porque não de solidariedade com outros utilizadores de VE's, que no Porto não têm postos de carregamento e depois a CMP instala dezenas de postos que ficam às moscas, em vez de até serem fonte de uma pequena receita, ou o despesismos de instalar um PCR para uso privado no FEUP, em vez de 3 ou 4 PCNs, que ficaria mais barato e serviria mais carros durante o dia, ainda estou para perceber que tipo de urgências os professores, funcionários e alunos têm para justificar a instalação de um PCR.

Responder

Voltar para “Postos carregamento Centro”