Página 1 de 1
Apresentação - PSI20
Enviado: 11 nov 2013, 19:16
por psi20
Ora viva amigos, o meu nome é João sou da Guarda.
O que me leva a registar-me neste forum são as muitas questões que tenho sobre o Leaf.
Actualmente tenho um Prius 3G e estou bastante contente com ele, mas fiscalmente terei o carro amortizado daqui a dois anos dai ter começado a "planear".
Questões:
1º Qual a real autonomia do Leaf 2013 (pelo menos o valor mais consensual)
2º Na versão 2013 continua a não existir arrefecimento forçado para as baterias?
3º Usando uma ficha eléctrica normal qual o tempo necessário para carregar completamente o Leaf e já agora usando o Mobi-e
4º Nos meus percursos diários faço pelo menos 80km com possibilidade de carregar no intermédio, ou seja o carro teria uma vida agitada... actualmente o Prius anda nos 30.000km ano.
5º A regeneração é efectiva/eficaz? resido numa zona com algum declive pelo que estou habituado a explorar o terreno.
6º Qual o custo de uma carga total do carro no período Fora do Vazio e no Vazio
Re: Apresentação - PSI20
Enviado: 11 nov 2013, 19:36
por mjr
Bem vindo psi20! Seguem em baixo as respostas. Espero que em breve possa fazer parte da família
1º Qual a real autonomia do Leaf 2013 (pelo menos o valor mais consensual)
Eu diria que 120-140km em estrada, 140-160 cidade e 100-120 em AE (velocidade moderada, 110-120km/h)
2º Na versão 2013 continua a não existir arrefecimento forçado para as baterias?
O arrefecimento é igual ao anterior, ou seja não existe.
3º Usando uma ficha eléctrica normal qual o tempo necessário para carregar completamente o Leaf e já agora usando o Mobi-e
Com o EVSE de 10A demora cerca de 10-12 horas. Na rede Mobi.e 6-7 horas.
4º Nos meus percursos diários faço pelo menos 80km com possibilidade de carregar no intermédio, ou seja o carro teria uma vida agitada... actualmente o Prius anda nos 30.000km ano.
Sem problema. Se carregar a meio irá poupar a bateria a ciclos mais profundos e ter margem extra para o fim do dia. No entanto 80km é perfeitamente confortável para o Leaf. Há quem faça bem mais que 30000km/ano no Leaf.
5º A regeneração é efectiva/eficaz? resido numa zona com algum declive pelo que estou habituado a explorar o terreno.
A regeneração é bastante eficiente, significativamente mais forte que a do Prius. Só com estados de carga elevados, acima de 80%, é que a regeneração é menor.
6º Qual o custo de uma carga total do carro no período Fora do Vazio e no Vazio
Considerando 25kW.h como uma carga total, dá 2,5€ em vazio e 5€ fora de vazio, sensivelmente.
Re: Apresentação - PSI20
Enviado: 11 nov 2013, 19:52
por ruimegas
Bem vindo....subscrevo as respostas do mjr.
Re: Apresentação - PSI20
Enviado: 12 nov 2013, 00:14
por Malm
120-140 em estrada quando é novo. Ao fim de três anos, acho que ninguém sabe. Se fosse igual ao de 2011, no que se refere às características das baterias, ao fim desses três anos já só fará 100-120. Em auto-estrada, ao fim de 3 anos, faz menos de 100 km (a 120 km/h). É fundamental ter consciência disto antes de comprar.
Re: Apresentação - PSI20
Enviado: 12 nov 2013, 00:23
por Nltl
Malm Escreveu:120-140 em estrada quando é novo. Ao fim de três anos, acho que ninguém sabe. Se fosse igual ao de 2011, no que se refere às características das baterias, ao fim desses três anos já só fará 100-120. Em auto-estrada, ao fim de 3 anos, faz menos de 100 km (a 120 km/h). É fundamental ter consciência disto antes de comprar.
Concordo com o Malm.
Contudo, se é para utilizar numa zona com declives estes números carecem de ser revistos.
Re: Apresentação - PSI20
Enviado: 12 nov 2013, 00:29
por pafi
Bem-vindo João.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.
Re: Apresentação - PSI20
Enviado: 12 nov 2013, 00:39
por Malm
pafi Escreveu:Bem-vindo João.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.
Com essa da "velocidade média razoável" é que me atrapalhas as contas.
Re: Apresentação - PSI20
Enviado: 12 nov 2013, 11:39
por psi20
pafi Escreveu:Bem-vindo João.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.
temos que combinar um Café

Re: Apresentação - PSI20
Enviado: 12 nov 2013, 14:10
por Malm
Por vezes aparecem oportunidade de carros elétricos muito interessantes no mercado de usados. Um Leaf de 2011 com poucos km pode custar apenas 20.000€.
Re: Apresentação - PSI20
Enviado: 12 nov 2013, 18:29
por prgc
Bem vindo!
